Glucosamina e condroitina: para que serve, efeitos colaterais e dicas

atualizado em

A glucosamina e a condroitina são substâncias muito usadas para o tratamento de artrites e artroses, embora existam algumas controvérsias sobre para que esse suplemento serve e se ele realmente é bom para as articulações.

Entretanto, apesar dessas dúvidas, seu uso é recomendado por muitos ortopedistas como tratamento dessas condições de saúde, uma vez que seus efeitos colaterais tendem a ser raros e leves, e os resultados parecem ser animadores. 

Por isso, a seguir vamos entender melhor o que é a condroitina e a glucosamina, como elas funcionam e quais os seus efeitos colaterais.

Importante: Esse artigo tem um caráter meramente informativo, e não tem como objetivo substituir o diagnóstico e as orientações de um médico. Então, caso apresente sintomas de problemas articulares, procure atendimento médico, para que ele possa te examinar e solicitar exames para realizar um diagnóstico adequado.

Veja também: Quais são as diferenças entre artrite e artrose?

  Continua Depois da Publicidade  

O que são glucosamina e condroitina?

Senhora tomando suplemento
As substâncias são encontradas na forma de suplemento

A glucosamina e a condroitina são substâncias, vendidas na forma de suplemento, muito usadas no tratamento de osteoartrite, osteoartrose ou artrose. Esses compostos estão presentes nas cartilagens, e participam da proteção das articulações.

Assim, o uso do suplemento pode ajudar a melhorar a qualidade da cartilagem e impedir a sua degeneração, aliviando assim os sintomas de algumas doenças articulares.

Para que serve?

Como a glucosamina e a condroitina ajudam a proteger e a lubrificar as articulações, a combinação é indicada para tratar sintomas de alguns problemas que atingem as articulações, e seus efeitos ajudam a:

  • Reduzir as dores causadas por problemas articulares
  • Diminuir a degeneração e o desgaste articular
  • Estimular a regeneração das cartilagens
  • Melhorar a lubrificação das articulações
  • Diminuir a inflamação local

Por isso, muitos ortopedistas e reumatologistas prescrevem esse suplemento para casos de condições de saúde que atingem as articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale a pena tomar esse suplemento?

Consulta médica
É necessário consultar o médico antes de começar a usar o suplemento

Os estudos sobre a associação de glucosamina e condroitina possuem resultados bastante conflitantes, com alguns pesquisadores afirmando que o suplemento é benéfico para o tratamento de condições articulares, enquanto outros dizem que o seu uso não traz diferença para os pacientes.

Entretanto, a maioria dos estudos mostram que o uso da glucosamina pode reduzir a inflamação, e, quando usado em conjunto com a condroitina, seu efeito anti-inflamatório parece ser mais significativo.

Outro ponto positivo é que algumas pesquisas demonstraram também que o suplemento ajuda ainda na produção e na manutenção da cartilagem, o que seria útil no tratamento de doenças articulares.

Entretanto, existem outros tratamentos eficazes para a artrite e para a artrose, e os pacientes devem conhecê-los antes de utilizarem qualquer suplemento. 

Por isso, muitos médicos inicialmente recomendam algumas mudanças de estilo de vida, com o objetivo de reduzir o peso corporal e assim evitar a sobrecarga das articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

Tais tratamentos incluem:

  • Fisioterapia, para melhorar a mobilidade e ajudar na redução da inflamação
  • Uso de anti-inflamatórios nas crises de dor
  • Terapias alternativas, como acupuntura, que podem ajudar a melhorar os sintomas dolorosos.

Assim, é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir, ou mesmo reverter, a degeneração das articulações.

Veja também: 10 remédios caseiros para tratar dor e inflamação nas articulações

Efeitos colaterais

O uso de glucosamina e condroitina não costuma causar efeitos colaterais, quando o suplemento é utilizado da forma correta. Mas, quando eles ocorrem, incluem:

  • Náusea e vômitos
  • Diarreia ou constipação
  • Azia
  • Dor abdominal
  • Aumento dos gases intestinais
  • Dor de cabeça
  • Reações cutâneas
  • Sonolência.

Entretanto, esses efeitos normalmente desaparecem com o tempo, conforme o corpo vai se adaptando ao uso dessas substâncias.

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações

A associação de glucosamina e condroitina é contraindicada para alguns grupos de pessoas. São eles:

  • Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação
  • Crianças e adolescentes
  • Pessoas com histórico de úlcera gástrica ou intestinal.

Além disso, pessoas com diabetes mellitus devem consultar um médico antes de começar a usar o suplemento, pois existem alguns estudos menores que sugerem que a glucosamina e a condroitina podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Como usar?

O uso do suplemento de sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina é feito de acordo com a forma farmacêutica:

  • Cápsulas: Uma cápsula, três vezes ao dia
  • Pó granulado: Um envelope ao dia, diluído em 250 ml de água

A recomendação de uso pode ser diferente, dependendo do fabricante e da concentração dos princípios ativos. Portanto, observe as informações constantes no rótulo com relação às dosagens e formas de uso.

Além disso, para que os efeitos sejam sentidos, o uso deve ser feito por ao menos três semanas. Por isso, o seu uso não deve ser interrompido, mesmo que, no início, os sintomas continuem os mesmos.

Por fim, é importante ressaltar que o uso de suplementos e medicamentos deva sempre ser indicado por um profissional de saúde, após a realização de exames físicos e, quando necessário, laboratoriais e de imagem.

Preços e onde encontrar

Os suplementos de glucosamina e condroitina são facilmente encontrados na maioria das farmácias e drogarias. Além disso, existem diferentes marcas do produto, o que leva a uma grande variação do preço:

  • 30 cápsulas de glucosamina 500mg + condroitina 400mg: 60 a 130 reais
  • 30 sachês de 1500 mg de glucosamina + 1200 mg de condroitina: 110 a 190 reais.

Mas é importante lembrar que as cápsulas devem ser tomadas três vezes ao dia, enquanto o sachê é de dose única diária, o que justificaria a diferença nos preços.

Dicas e cuidados

Apesar de ser um suplemento de uso seguro, alguns cuidados devem ser tomados com relação a glucosamina e condroitina. São eles:

  • O uso do suplemento deve ser sempre orientado por um médico, uma vez que ele pode mascarar sintomas de outros problemas que podem causar dores articulares
  • O uso da glucosamina com condroitina não foi estudado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim, o uso deve ser evitado nesses casos, salvo sob a orientação e o acompanhamento de um especialista.

Além disso, o suplemento pode ainda interagir com alguns medicamentos, como:

  • Varfarina, um anticoagulante
  • Alguns quimioterápicos, usados no tratamento do câncer

Por fim, os estudos só demonstram a segurança deste suplemento por um período de 3 anos. Então, caso precise utilizá-lo por mais tempo, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do tratamento prolongado.

Fontes e referências adicionais

Você precisa tomar algum medicamento para osteoartrite? Já experimentou a glucosamina e condroitina? Sentiu algum resultado? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

110 comentários em “Glucosamina e condroitina: para que serve, efeitos colaterais e dicas”

  1. Adorei ver os comentários aqui
    Realmente é um medicamento caro mas a espera pelo resultado satisfatório ja é um alívio
    Estou com osteoartrite mas percebo que há dois dias tomando o médica e to engenho sentido dores de barriga mas creio que seja só o início

    Obrigada pelos comentários vocês ajudam a quem precisa de respostas sobre este medicamento Boa Sorte a Todos !

    Responder
  2. bom dia! Há 10 anos atras comecei com dores agudas na região do quadril,passei em varios ortopedistas,tomei varios tipos de medicções antiinflamatorios,sem resultado algum,até procedimento de litotripsia ortopedica,3 sesssões eu fiz,e ´so pioravaminha situação,até que me falaram desse suplemento a base de condroitina 1.500mg,glicosamina 1.200mg e msn 900mg,tomei por um ano ininterruptos,no Brasil nos não temos com alta dose de miligramas,então amigas foram para Europa e me trouxeram,hoje posso dizer que estou curada,graças a Deus.Ha dependendo do fabricante voce tem que tomar de 2a 3 cps por dia,não senti nenhum efeito adverso,super recomendo.

    Responder
    • Nossa que benção!!! Que ótimo que deu certo para vc Yana, feliz por vc!!!! Poderia me dizer a marca que vc tomou? ??

      Responder
  3. Bom saber as experiências de vcs com os importados,por enquanto tomo o manipulado 600mg o de vcs parece ser de maior concentraçao…,,faço natação e fisio.tem dias que doe bastante,também o meu trabalho não contribui.Por enquanto tá dando pra levar.

    Responder
  4. Tomo glucosamina e condroitina a aprox. 1 ano. Uso a que vende no walmart nos EUA, segundo informações é a melhor. Sempre que algum amigo viaja peço para me trazer um ou dois tubos, sai absurdamente mais barato. Pela dificuldade de conseguir o remedio, tomo uma capsula por dia, mesmo assim o efeito é satisfatório, tenho espondilolistese e artrose na coluna, além de alguns desvios de coluna, problema no joelho, nos ombros ….. Super recomendo, sem nenhum efeito colateral. Boa sorte a todos

    Responder
      • Olá Neusa
        A marca do remédio que tomo é SPRING VALLEY – encontra para vender somente no Wallmart dos EUA.
        Glucosamine – 1500 mg
        Chondroitin – 1200 mg

        Não engorda e não tive nenhum efeito colateral, tomo 1 capsula por dia

        Responder
    • Suely, tenho espondilolistese artrose e ernia de disco, por favor me diga a marca do glucosamina e condoitrina que vc consume.Obrigada

      Responder
      • A marca do remédio que tomo é SPRING VALLEY – encontra para vender somente no Wallmart dos EUA.
        Glucosamine – 1500 mg
        Chondroitin – 1200 mg
        Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/glucosamina-e-condroitina-para-que-serve-efeitos-colaterais-e-dicas/#CW0KOcAUcYfFmBDJ.99

        Responder
      • Vi sua mensagem e vou te dar a marca da que eu compro . Tive resultados maravilhosos. Compro nos USA Osteo Bi-Flex + vitamina D
        Veja no site da Amazon.com Tem sem vitamina D .contem glucosamine+ chondroitin
        Foi o ortopedista de Boston que me indicou .

        Responder
    • Realmente é muito bom!! Tomo há 2 anos esse suplemento, compro nos USA . Tinha dores horríveis nas pernas , dificuldade de andar inclusive .
      Comecei a tomar e graças a Deus nunca mais tive dores. Inclusive nas minhas mãos apareceu nos dedos polegar uma artrose degenerativa , começando a formar uns caroços e dificuldade de pegar nos objetos . Depois de algum tempo tomando esse suplemento o caroço da mão esquerda diminuiu, quase sumindo e o da mão direita não chegou a crescer . Lendo as outras mensagens vi que tenho que parar alguns meses , mas nunca parei com medo de voltar às dores. Fica a dica , espero que vocês tenham a mesma resposta com esse suplemento! Boa sorte !! O nome do que tomo é: Osteo Bi-flex + vitamina D . Vejam na Amazon.com

      Responder
    • Ola. Alguém poderia me informar se servem pra bico de papagaio. Tenho 3 na serviçal e 4 na lombar. O da cervical dói terrivelmente. P favor. Alguém sabe informar? Obrigada

      Responder
  5. comecei a tomar tem duas semanas, e tenho sentido leves tonturas constantes, pode ser efeito do início do medicamento até meu organismo se adaptar; alguem mais sentiu tontura no início?

    Responder
  6. Gostaria de saber a dosagem pois médicos dizem para tomar 1 capsula de 1500 + 1200 + MSM, mas os rótulos mandam tomar 2 cápsulas ao dia.
    Aonde está a verdade, por favor aqueles que já experimentaram indiquem a dosagem que tomaram.
    Atenciosamente,
    Ivar

    Responder
  7. Uso glucosamina e condroitina há mais de sete anos manipulados e me sinto muito bem. Tenho artrose fase iv. Me foi recomendado por um medico reumatologista bem sério do meu estado.

    Responder
  8. Tomo o suplemento glucosamina 1500mg + condroitina 1200mg, todos de procedência estrangeira, há uns 7 anos.
    As terríveis dores no joelho, desapareceram por completo (diagnóstico médico – Condropatia Patelar).
    Não tive qualquer efeito colateral.
    Só fica a dúvida : em todos os rótulos desses suplementos (normalmente compro nos USA), principalmente o Kirkland, não figura o endereço do laboratório do produtor…
    Quer dizer : pode ser fabricado em algum fundo de quintal na China…e não ter nada nas drágeas…

    Responder
    • Mas se os sintomas desapareceram.É porque está fazendo efeito.Entao contém o que está na caixa.Mas uma pergunta vc continua tomando ou parou e não sente mais nada.

      Responder
    • Roberto ,aqui no Brasil manipula esses remédios nas farmacias;estou tomando a um ano e faço na Verde Flora e já manipulem na princípio e em outras farmácias, agora uma médica passou eles dois remédios para meu esposo e não são manipulados o nome é (artrolive) o mesmo glucosamina e condroitina ,só que comprado pronto na farmácia. CUSTA 105,OO REIAS SE CADASTRANDO NO PROGRAMA (NA FARMÁCIA GALANTE)MANIPULADO JÁ PAGUEI ATÉ 300,00 .A médica que passou para meu esposo disse que não gosta do manipulado.O remédio é ótimo para o joelho e ombro .

      Responder
      • Remédios manipulados é uma faca de dois gumes, poder dar certo como pode não fazer efeitos ou não atingir o pico máximo de efeito, já tive que voltar na farmácia de manipulação para fazer a formula pela segunda vez, hoje eu compro suplemento importado americano, a diferença é grande, o importado tem um cheiro forte do medicamento enquanto os manipulado não tem cheiro de nada,o importado tem gosto forte de remédio enquanto o manipulado quase não tem gosto de nada, podem fazer este teste para ver.

        Responder
  9. Comecei tomar clucosamina e condroitina e me apareceu tremores nos membros superiores, apenas um mes de uso Será que é da medicação?

    Responder
    • Tenho alguns tremores nos músculos, a princípio parece ser algo normal. Vê com o seu médico o que pode ser

      Responder
  10. Comecei à tomar glucosamina e condroitina de 15 e 1,2 à 21 dias e comecei a sentir à orelha cossar e inchar o que pode ser , as dores nos joelhos melhoraram

    Responder
  11. Estou tomando a glucosamina pura de 750 mg pura , feito em farmácia de manipulação. Senti um desconforto abdominal. é comum?

    Responder
  12. Estou tomando esses dois remédios desde outubro de 2015 por ter tido fratura do punho,também quebré importante um dente e foi preciso colocar uma faceta ,esse dente ficou muito Amarelo ,está horrível, fui falar com o dentista que disse que foram esses remédios que causaram a cor no meu entrou. Será? ??

    Responder
  13. Operei o joelho com problemas De cartilagem mas senti que algum tempo tomando glucosamine as dores aliviaram 90 % gostaria De saber onde comprar aqui no ES

    Responder
  14. Comecei tomar ha alguns dias, por orientação medica, espero obter resultados positivos, pois também tive que parar com determinados exercicios devido a fortes dores no joelho. Estou fazendo acunpultura também para auxiliar o tratamento. Agora irei voltar pra academia, mas agora terei que fazer musculação, pois o medico proibiu exercicios que causem impacto no joelho.

    Responder
    • Preciso de ajuda , preciso tomar esse medicamento mas tenho muito medo. O que fazer sai da academia por dor . Gostaria de saber se esse remédio é o mesmo.
      Move free total joint health
      Fico muito grata.

      Responder
      • Eu fui ao reumatologista e indicou esse tratamento só no meu caso foi só condroitina estou quase com seis meses de tratamento esperando terminar o prazo pra voltar e conversar sobre a glucosamina.Acho melhor feito por manipulação pois a matéria prima é mais pura.E sobre melhoras melhores bastante perto do que eu tava.Pude voltar a trabalhar claro que respeitando o meu problema pois tenho osteopenia redução na cervical e atrose e trabalho montando móveis.E faço natação e também voltei a fazer Ciclismo numa linha mais tranquila sem competir.Dores eu sinto nas é menos que antes da condroitina quando comecei o tratamento percebi logo no segundo dia uma melhora.Espero ter ajudado fique à vontade de alguma duvida

        Responder
      • Isso não é um remédio!
        É suplemento!
        Então não precisa ter medo a não ser que você tenha alergia há mais frutos do mar!

        Responder
  15. Por recomendação médica, comecei a tomar em novembro de 2015. Em janeiro de 2016 optei por parar de tomar pois, comecei a perder o apetite e emagreci muito. Estou aguardando retorno medico para informa-lo e ver posicionamento. Quanto a dores, nao as sinto desde de que optei por exercícios fisicos, nas sinto mais dores desde entao. Bicicleta pelo ao menos meia hora por dia.

    Responder
  16. Tomo gliclosamina e condroitina à três anos e não tive nenhum efeito colateral, antes à dor encomodava ao ponto de não conseguir ir para a academia, hj estou bem e vou continuar tomando.

    Responder
  17. para mim a Glucosamina e a Condroitina foram milagrosas… Tinha dores horríveis nos ombros e joelhos, e tudo sumiu… os ortopedistas nada faziam de positivo…Uma vizinha americana é quem me deu esses remédios maravilhosos…Mas claro tem de repetir o tratamento cada 6 meses…senão as dores voltam. Tenho 77 anos de idade e faço bastante exercício físico. Sem aparentes efeitos colaterais. Aconselho.

    Responder
  18. tomei glucosamida & condroitina para dores articulares e o resultado foi o aumento da glicemia. Nao sou diabetico nem nunca tive alteraçoes da glicemia e nao tendo outro suplemento que faça isso, atribuo á glucosamina/condroitina

    Responder
  19. Tenho artrose no joelho direito a um 1 ano e 8 meses tomo glucosamina e condroitina,ao subir degraus dói um pouquinho,ainda não melhorou mas tambem não piorou e isso o medico ja havia me antecipado.

    Responder
    • Tenho fibromialgia grau 3, artrose, osteoartrite, tendinte, tenosenovite. Não conseguia fazer nada e sentia muitas dores. tomo condroitina e glucosamina a pedido do meu ortopedista e melhorei 90 por cento.
      toma há mais de 05 anos e senti melhoras logo no primeiro mes.

      Responder
      • Boa tarde. Você para de tomar por algum período? A informação que tenho é que devemos tomar por 6 meses e parar por dois, devido aos problemas com figado. Voce sente alguma coisa?

        Responder
        • Sim. Eu fiz exatamente isso. Tomei por 6 meses (era quanto eu tinha conseguido de um amigo nos EEUU) e estou ha 2 meses sem o medicamento… Notei que meu joelho voltou a estalar. Isso ja havia ocorrido antes quando parei uns anos atrás. Dificil pra mim afirmar que não houve diferença… Apesar de nunca ter sentido dor, percebo que o desgaste da cartilagem do joelho me leva a sentir estalos ao levantar ou sentar quando não estou tomando. Sinto tambem dores nos antebraços que não sinto durante o tratamento.

          Responder
      • Tenho todos os problemas que você, principalmente a fibromialgia. Tenho feito uso deste medicamento mas tenho notado aumento de peso e sensações de fadiga como meu marido que sofre com diabetes. Tenho receio de aumento da glicose, daí a dificuldade de perder peso, ou pior, o ganho de peso.
        você ganhou peso?

        Responder
    • Estou tomando um importado e fazendo Pilates. A combinação dos dois está dando super certo p mim. Adoro usar salto alto. Antes ao descer escadas com salto alto sentia dor nos joelhos, agora parou. E tbm ao dobrar os joelhos sentia ranger e isso tbm não sinto mais. Estou adorando e até o momento sem efeitos colaterais.

      Responder