No final de 2021, a influenciadora digital Kayla Simpson, que mora em Nova Jersey (EUA), passou por uma situação assustadora.
Ela foi levada às pressas para um serviço de emergência médica devido a intensas dores abdominais. A mãe de Kayla achou que eram cólicas menstruais, mas o caso se revelou como algo totalmente diferente. A jovem de 20 anos estava prestes a dar à luz, sem sequer ter consciência de sua gravidez. Veja também: Cólicas menstruais muito fortes, causas e o que fazer.
Kayla compartilhou em sua conta no TikTok que o seu caso se tratou de uma “gravidez enigmática”, termo médico utilizado para descrever uma gestação que passa despercebida pela mulher.
O que é gravidez enigmática?
Ao contrário dos sintomas típicos de uma gestação, como inchaço nos seios, náuseas matinais, vômitos e aumento da barriga, a gravidez enigmática não apresenta nenhum indício visível. Surpreendentemente, Kayla afirmou que continuava menstruando normalmente durante todo o período.
- Confira também: Primeiros sintomas de gravidez e quando aparecem.
- Aqui temos: Como não engordar demais na gravidez.
A revelação de Kayla despertou um novo medo em outras mulheres ao redor do mundo que assistiram ao seu vídeo.
A gravidez enigmática é considerada rara, pois uma gestação afeta drasticamente o corpo da mulher. É difícil que essas alterações passem despercebidas, mas diversos fatores podem contribuir para isso, como ciclos menstruais irregulares, flutuações hormonais e falta de atenção ao próprio corpo.
- Confira também: Causas de ciclo menstrual irregular.
A ausência de acompanhamento pré-natal é um dos riscos decorrentes dessa situação incomum, ressaltou o obstetra Ângelo Pereira, coordenador de Obstetrícia da Maternidade do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, ao Metrópoles.
Durante a sua estadia no hospital, Kayla passou por um exame de ultrassom, no qual o médico mostrou os pés de sua filha. Surpreendentemente, ela contou que durante a gravidez, perdeu 30 quilos e estava mais magra do que nunca.
- Veja também: 8 exames ginecológicos de rotina e para que servem.
Kayla contou que a sua filha, chamada Madi, nasceu saudável e sem nenhum problema de saúde. Além da jovem, outras mulheres também compartilharam as suas experiências com a gravidez enigmática nos comentários do perfil da influenciadora.
Sangramentos durante a gravidez
O obstetra Ângelo Pereira esclareceu que perder peso durante a gravidez e continuar menstruando não é comum, na verdade, são raros os casos.
Ele apontou que o sangramento relatado por Kayla pode ter sido causado por uma alteração na placenta, que foi confundida com menstruação.
No entanto, ainda que seja possível que mulheres grávidas experimentem sangramentos ocasionais, é impossível que elas tenham períodos menstruais.
Além disso, embora algumas gestantes possam perder peso devido a náuseas ou ter uma barriga menor por conta do tamanho do bebê ou de músculos abdominais rígidos, uma perda de peso superior a 13 quilos não é considerada um padrão típico no funcionamento do corpo humano. As informações são do Metrópoles.