Graviola

Graviola Emagrece Mesmo? E o Chá de Graviola?

Composta por fibras, potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6 e vitamina C, a graviola é dona de um sabor agridoce e originária das Antilhas. A fruta também é fonte de antioxidante, o que a coloca como um alimento que contribui com o combate do envelhecimento precoce.

A Graviola emagrece?

Cada 100 g da fruta possui 62 calorias, conforme informações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). O valor não é alto e se supormos que a fruta entre no lugar de lanchinos mais calóricos como um bolo de chocolate – que traz 411 calorias a cada 100 g – ou salgadinho Fandangos de queijo – que vem com 456 calorias a cada 100 g -, teremos uma bela redução na taxa de consuma calórico, o que poderá ajudar bastante na redução do peso.

Mas não é só isso: dizem que a graviola emagrece também porque é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade no organismo humano. E uma vez que a pessoa se encontra com o corpo satisfeito, fica bem mais fácil controlar o apetite e reduzir o tamanho das porções das refeições e a quantia de calorias consumidas, fatores importantes para o emagrecimento.

Além disso, as fibras contribuem com a regulação do intestino, o que ajuda o corpo a se livrar do indesejado aspecto do inchaço abdominal.

Obviamente, simplesmente integrar a graviola à alimentação não resultará magicamente na redução do peso. A fruta somente ajuda no processo, entretanto, o que irá garantir o emagrecimento é a mudança geral da dieta, que deve ser composta por refeições equilibradas e saudáveis, aliado à prática regular de exercícios físicos para aumentar o gasto calórico.

Chá de graviola

O chá feito com folhas de graviola costuma ser utilizado por pessoas que fazem uso da fruta com o intuito de ter uma forcinha na hora de emagrecer.

Você pode preparar o chá com cinco a 10 folhas de graviola, higienizando-as, e reservando-as em um refratário. Após, coloque a água para ferver, apague o fogo e insira as folhas. Tampe o conteúdo e deixe-o assim por 10 a 15 minutos.

A porção pode ser consumida quente ou fria, durante todo o dia, mas caso prefira preparar as porções de acordo com o consumo, pode-se fazer porções menores.

Entretanto, vale ressaltar que a indicação é comer a fruta em sua forma natural, pois assim as suas fibras são preservadas, o que garante uma promoção mais eficaz da saciedade. A orientação é consumir ½ unidade média de graviola diariamente.

Outras formas de consumo

A graviola também pode ser encontrada em forma de cápsulas ou ser transformada em sucos. Tanto para saber a quantidade de ingestão recomendada do chá quanto das cápsulas é ideal pedir a orientação de um médico.

Confira no vídeo a seguir como preparar um suco de graviola com cenoura:

Outros benefícios da graviola

Além de colaborar com a perda de peso com o combate ao envelhecimento precoce, a graviola ainda traz outros benefícios, como você confere na lista a seguir:

– Hipotensora:

Ela é capaz de diminuir a pressão, o que é bom para pessoas que sofrem de pressão arterial alta. É que a fruta é fonte de potássio, nutriente que ajuda na regulação da circulação sanguínea, diminuindo assim, a pressão arterial elevada.

– Sedativa:

Graças à sua propriedade sedativa, a graviola ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco. A taquicardia, como também é chamado o ritmo cardíaco acelerado, é uma condição em que o coração não é capaz de bombear adequadamente o sangue rico em oxigênio ao corpo, de acordo com o Medtronic Brasil.

– Anti-inflamatória:

O alimento também age como um anti-inflamatório e pode auxiliar no tratamento de artrite, inchaço e dor nas articulações.

– Câncer:

Pesquisas mostraram que a graviola fornece um efeito de proteção às células do organismo humano e é eficaz contra células cancerígenas multirresistentes. Acredita-se que esses efeitos ocorram graças à presença de antioxidantes como a acetogenina na composição da fruta.

– Diabetes:

Por ser fonte de fibras, o alimento ainda pode auxiliar as pessoas que possuem diabetes. É que as fibras contribuem com a absorção mais devagar do açúcar por parte do organismo, o que auxilia a controlar os níveis de glicose no sangue. Entretanto, antes de adicionar a fruta à dieta, o diabético precisa verificar qual a quantidade e os horários de consumo adequados. Alguns estudos buscam confirmar que outras propriedades da Graviola também são responsáveis pelo controle do açúcar no sangue. Ao ajudar a evitar picos de insulina, faria sentido afirmar que a Graviola emagrece.

– Pele:

A fruta fornece vitamina C, um nutriente que colabora com a eliminação de toxinas do corpo e, portanto, ajuda na promoção de uma pele mais macia e suave. Além disso, é possível tratar eczemas com a aplicação de folhas de graviola nas áreas danificadas.

– Febre:

A graviola também possui propriedades antipiréticas. Isso significa que ela também pode ser uma aliada no combate à febre.

– Ossos:

Por ser fonte de cálcio e fósforo, a graviola é considerada uma fruta que ajuda no fortalecimento dos ossos do corpo humano.

– Nutritiva:

O nosso corpo precisa de uma boa diversidade de nutrientes em quantidades adequadas para funcionar direitinho. Como vimos no começo deste artigo, a fruta é fonte de fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Logo, consumi-la ajuda a fornecer nutrientes importantes ao organismo.

Contraindicações

Apesar de trazer tantos benefícios, a graviola não pode ser consumida por todas as pessoas. Quem sofre com baixa pressão arterial, mulheres grávidas, mulheres que estejam em período de amamentação de seus bebês, pessoas com caxumba e indivíduos com inflamação, afta ou ferida na boca devem manter-se longe do alimento.

Você já sabia que o consumo da fruta e do chá de graviola emagrece? Já experimentou esta fruta, e o que achou de seu gosto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. ESTAVA MUITO MAU, TAVA FRACA, MINHAS PERNAS DOIA MUITO PARECIA QUE EU ESTAVA NO FIM ATE QUE UM BELO DIA COMPREI A FRUTA ELA FEZ MEU CORPO TER FORCAS E ANIMO PARA CONTINUAR,SE VOU AO MERCADOO PROCURO A FRUTA OU FEIRAS EM HORTFRUT EU COMPRO,MESMO VERDE, QUANDO MADURECE EU TIRO CASCA E CAROCO E COLOCO AS POE EM SAQUINHOS PARA UM SUCO ,MEUS TIGRICERES ESTAVA A 500 A GRECEMIA 120, PRESSAO ALTA DE 16 POR 13,FRAQUEZA E OUTRAS COISAS HOJE NAO TENHO MAIS NADA DISSO TUDO ABAIXOU O MEDICO FICOU ASSUSTADO PORQUE FOI SO COM A FRUTA E ATE HOJE TUDO EM MIM TA NORMAL E SE TOMAR UM COPO DE SUCO DA FRUTA EMAGRECE MESMO

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*