Graviola

Graviola Emagrece Mesmo? E o Chá de Graviola?

Composta por fibras, potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6 e vitamina C, a graviola é dona de um sabor agridoce e originária das Antilhas. A fruta também é fonte de antioxidante, o que a coloca como um alimento que contribui com o combate do envelhecimento precoce.

A Graviola emagrece?

Cada 100 g da fruta possui 62 calorias, conforme informações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). O valor não é alto e se supormos que a fruta entre no lugar de lanchinos mais calóricos como um bolo de chocolate – que traz 411 calorias a cada 100 g – ou salgadinho Fandangos de queijo – que vem com 456 calorias a cada 100 g -, teremos uma bela redução na taxa de consuma calórico, o que poderá ajudar bastante na redução do peso.

Mas não é só isso: dizem que a graviola emagrece também porque é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade no organismo humano. E uma vez que a pessoa se encontra com o corpo satisfeito, fica bem mais fácil controlar o apetite e reduzir o tamanho das porções das refeições e a quantia de calorias consumidas, fatores importantes para o emagrecimento.

Além disso, as fibras contribuem com a regulação do intestino, o que ajuda o corpo a se livrar do indesejado aspecto do inchaço abdominal.

Obviamente, simplesmente integrar a graviola à alimentação não resultará magicamente na redução do peso. A fruta somente ajuda no processo, entretanto, o que irá garantir o emagrecimento é a mudança geral da dieta, que deve ser composta por refeições equilibradas e saudáveis, aliado à prática regular de exercícios físicos para aumentar o gasto calórico.

Chá de graviola

O chá feito com folhas de graviola costuma ser utilizado por pessoas que fazem uso da fruta com o intuito de ter uma forcinha na hora de emagrecer.

Você pode preparar o chá com cinco a 10 folhas de graviola, higienizando-as, e reservando-as em um refratário. Após, coloque a água para ferver, apague o fogo e insira as folhas. Tampe o conteúdo e deixe-o assim por 10 a 15 minutos.

A porção pode ser consumida quente ou fria, durante todo o dia, mas caso prefira preparar as porções de acordo com o consumo, pode-se fazer porções menores.

Entretanto, vale ressaltar que a indicação é comer a fruta em sua forma natural, pois assim as suas fibras são preservadas, o que garante uma promoção mais eficaz da saciedade. A orientação é consumir ½ unidade média de graviola diariamente.

Outras formas de consumo

A graviola também pode ser encontrada em forma de cápsulas ou ser transformada em sucos. Tanto para saber a quantidade de ingestão recomendada do chá quanto das cápsulas é ideal pedir a orientação de um médico.

Confira no vídeo a seguir como preparar um suco de graviola com cenoura:

Outros benefícios da graviola

Além de colaborar com a perda de peso com o combate ao envelhecimento precoce, a graviola ainda traz outros benefícios, como você confere na lista a seguir:

– Hipotensora:

Ela é capaz de diminuir a pressão, o que é bom para pessoas que sofrem de pressão arterial alta. É que a fruta é fonte de potássio, nutriente que ajuda na regulação da circulação sanguínea, diminuindo assim, a pressão arterial elevada.

– Sedativa:

Graças à sua propriedade sedativa, a graviola ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco. A taquicardia, como também é chamado o ritmo cardíaco acelerado, é uma condição em que o coração não é capaz de bombear adequadamente o sangue rico em oxigênio ao corpo, de acordo com o Medtronic Brasil.

– Anti-inflamatória:

O alimento também age como um anti-inflamatório e pode auxiliar no tratamento de artrite, inchaço e dor nas articulações.

– Câncer:

Pesquisas mostraram que a graviola fornece um efeito de proteção às células do organismo humano e é eficaz contra células cancerígenas multirresistentes. Acredita-se que esses efeitos ocorram graças à presença de antioxidantes como a acetogenina na composição da fruta.

– Diabetes:

Por ser fonte de fibras, o alimento ainda pode auxiliar as pessoas que possuem diabetes. É que as fibras contribuem com a absorção mais devagar do açúcar por parte do organismo, o que auxilia a controlar os níveis de glicose no sangue. Entretanto, antes de adicionar a fruta à dieta, o diabético precisa verificar qual a quantidade e os horários de consumo adequados. Alguns estudos buscam confirmar que outras propriedades da Graviola também são responsáveis pelo controle do açúcar no sangue. Ao ajudar a evitar picos de insulina, faria sentido afirmar que a Graviola emagrece.

– Pele:

A fruta fornece vitamina C, um nutriente que colabora com a eliminação de toxinas do corpo e, portanto, ajuda na promoção de uma pele mais macia e suave. Além disso, é possível tratar eczemas com a aplicação de folhas de graviola nas áreas danificadas.

– Febre:

A graviola também possui propriedades antipiréticas. Isso significa que ela também pode ser uma aliada no combate à febre.

– Ossos:

Por ser fonte de cálcio e fósforo, a graviola é considerada uma fruta que ajuda no fortalecimento dos ossos do corpo humano.

– Nutritiva:

O nosso corpo precisa de uma boa diversidade de nutrientes em quantidades adequadas para funcionar direitinho. Como vimos no começo deste artigo, a fruta é fonte de fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Logo, consumi-la ajuda a fornecer nutrientes importantes ao organismo.

Contraindicações

Apesar de trazer tantos benefícios, a graviola não pode ser consumida por todas as pessoas. Quem sofre com baixa pressão arterial, mulheres grávidas, mulheres que estejam em período de amamentação de seus bebês, pessoas com caxumba e indivíduos com inflamação, afta ou ferida na boca devem manter-se longe do alimento.

Você já sabia que o consumo da fruta e do chá de graviola emagrece? Já experimentou esta fruta, e o que achou de seu gosto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. ESTAVA MUITO MAU, TAVA FRACA, MINHAS PERNAS DOIA MUITO PARECIA QUE EU ESTAVA NO FIM ATE QUE UM BELO DIA COMPREI A FRUTA ELA FEZ MEU CORPO TER FORCAS E ANIMO PARA CONTINUAR,SE VOU AO MERCADOO PROCURO A FRUTA OU FEIRAS EM HORTFRUT EU COMPRO,MESMO VERDE, QUANDO MADURECE EU TIRO CASCA E CAROCO E COLOCO AS POE EM SAQUINHOS PARA UM SUCO ,MEUS TIGRICERES ESTAVA A 500 A GRECEMIA 120, PRESSAO ALTA DE 16 POR 13,FRAQUEZA E OUTRAS COISAS HOJE NAO TENHO MAIS NADA DISSO TUDO ABAIXOU O MEDICO FICOU ASSUSTADO PORQUE FOI SO COM A FRUTA E ATE HOJE TUDO EM MIM TA NORMAL E SE TOMAR UM COPO DE SUCO DA FRUTA EMAGRECE MESMO

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*