A utilização de plantas para o tratamento das doenças é uma prática bastante antiga e parte da cultura de diferentes povos. Conhecer as propriedades de cada uma destas plantas e também qual a melhor forma de utilização no dia a dia é importante para que se consiga obter todos os benefícios de cada uma delas.
Muitas pesquisas são realizadas todos os anos para que se possam encontrar novas plantas com uso medicinal e que possam ser usadas no tratamento de outras doenças, como é o caso da Griffonia Simplicifolia.
Vamos conhecer melhor o que é e como a Griffonia Simplicifolia funciona, saber para que serve, como tomar e quais os possíveis efeitos colaterais desta planta.
O que é a Griffonia Simplicifolia?
A Griffonia Simplicifolia é uma planta nativa da África Central e da África Ocidental (incluindo Gana, Costa de Marfim e Togo) que atinge aproximadamente 3 m de altura. Esta planta possui flores esverdeadas e casca preta, sendo tradicionalmente muito usada na medicina africana no tratamento da diarreia, constipação, vômito, dor de estômago, e também como afrodisíaco e antibiótico. As folhas desta planta também são muito usadas para o tratamento de feridas e de doenças da bexiga e do rim.
Alguns estudos recentes mostraram que a Griffonia Simplicifolia funciona também para o tratamento de problemas como a ansiedade, a depressão, as dores de cabeça, enxaqueca, ajudando também na regulação do apetite, auxiliando, assim, nos programas de controle de peso e no tratamento da obesidade. O uso tradicional desta planta está bastante relacionado às ações conhecidas do 5-HTP.
As sementes da Griffonia Simplicifolia são bastante usadas como suplemento, pois contêm altas quantidades de 5-hidroxitriptofano (5-HTP), que é um precursor do neurotransmissor serotonina. O aminoácido triptofano é convertido em 5-HTP que irá dar origem à serotonina. O triptofano é um nutriente muito importante para o organismo, sendo também encontrado em alimentos ricos em proteínas, como a carne, o peixe, o peru e os laticínios.
A serotonina está presente no organismo e tem diversas funções, auxiliando no controle do sono e do apetite, participando da regulação do ritmo circadiano (que é o ciclo do sono e do despertar do indivíduo quando esta é convertida em melatonina) e promovendo a liberação de alguns hormônios no organismo. Além disso, a serotonina também produz um efeito inibitório que acalma e promove a sensação de bem-estar e satisfação.
Quando existe uma deficiência de serotonina no organismo, isto pode gerar sintomas de irritabilidade, desordem obsessiva e compulsiva, descontrole do apetite, quadros de depressão e ansiedade, fobia social, sintomas de síndrome pré-menstrual, entre muitos outros. A deficiência de serotonina também está relacionada a doenças como o autismo, a ansiedade crônica, a síndrome do pânico, a bulimia, a esquizofrenia, a enxaqueca e quadros de violência extrema.
Para que serve a Griffonia Simplicifolia?
O consumo de Griffonia Simplicifolia funciona para o controle dos níveis de serotonina no cérebro, fazendo com que este suplemento ficasse conhecido como a “pílula da felicidade”. O suplemento desta planta é indicado para o tratamento de vários transtornos e, principalmente, para os casos de depressão, insônia e diversos distúrbios alimentares que acontecem devido à baixa quantidade de serotonina.
Estudos mostram que a suplementação diária de 5-HTP tem grande aplicação no tratamento de desordens do sistema nervoso central, auxiliando nos problemas relacionados ao sono, à memória, à regulação da temperatura corporal, ao controle do humor e ao aprendizado. Esta substância também tem fundamental importância no auxílio do controle do comportamento sexual, das contrações musculares, no tratamento da depressão, além de ter ampla participação nas funções cardiovasculares e na regulação endócrina.
Quando a Griggonia Simplicifolia é usada de forma terapêutica, ela também pode auxiliar no tratamento da fibromialgia e das dores de cabeça crônicas. Além disso, a planta também pode ser usada em desordens como o alcoolismo, a menopausa, a tensão pré-menstrual, o Alzheimer e também para o tratamento do déficit de atenção.
Veja, a seguir como a Griffonia Simplicifolia funciona no organismo e quais as principais aplicações no uso do suplemento desta planta:
– Tratamento da ansiedade
Estudos mostram que o uso de suplementos de 5-HTP pode promover uma redução significativa dos quadros de ansiedade em grupos de controle, observada em três diferentes escalas de ansiedade. Portanto, a Griffonia Simplicifolia funciona bastante para o tratamento dos transtornos de ansiedade de forma significativa e natural.
– Tratamento para a obesidade
A Griffonia Simplicifolia pode ajudar bastante no aumento da saciedade, pois a serotonina é um dos responsáveis pelo controle do apetite.
Um estudo realizado com pacientes obesos que foram tratados com suplementos de 5-HTP mostrou que estes obtiveram uma redução considerável da quantidade de alimentos com carboidratos ingeridos, mostrando maior saciedade e também uma perda de peso significativa.
Muitos pesquisadores afirmam que a Griffonia Simplicifolia emagrece e pode ser usada com segurança como coadjuvante no tratamento da obesidade, ajudando a promover uma alimentação mais saudável e mais equilibrada.
– Redução dos sintomas de enxaqueca
Um estudo com pacientes que possuíam quadros de enxaqueca mostrou que a suplementação com 5-HTP foi mais eficaz na redução da intensidade e da duração do que na frequência dos eventos de enxaqueca, com apenas alguns efeitos colaterais. Neste grupo, 71% dos pacientes obtiveram resultados positivos e tiveram alguma melhora na redução dos sintomas. Pesquisadores afirmam que o a Griffonia Simplicifolia funciona no tratamento e no controle da enxaqueca de forma segura.
– Distúrbios do sono
A Griffonia Simplicifolia funciona também para auxiliar o tratamento dos distúrbios do sono. Muitas pesquisas também mostram que o 5-HTP é um estimulante da produção de melatonina e, ao ser usado em pacientes que sofriam um tipo de insônia mais leve, houve uma melhora significativa na redução dos sintomas da insônia com o uso de 100 mg de 5-HTP antes de dormir.
Como tomar a Griffonia Simplicifolia e quais os efeitos colaterais do seu uso?
O suplemento de Griffonia Simplicifolia é encontrado somente nas farmácias de manipulação, em forma de comprimidos. É sempre importante saber que o uso deste suplemento somente deve ser feito com a indicação e orientação de um médico ou nutricionista, pois esta planta atua nos neurotransmissores do cérebro, podendo causar alguns efeitos adversos quando utilizada de forma inadequada.
Os efeitos colaterais relatados com o uso desta planta são raros, mas em alguns casos podem acontecer sintomas como náuseas, prisão de ventre, redução do desejo sexual, sonolência, gases, cólicas, entre outros, quando são ingeridas doses acima de 70 mg.
O uso desta planta é contraindicado para pessoas que já façam uso de medicamentos antidepressivos, pois estes também aumentam os níveis de serotonina, podendo causar uma produção excessiva da mesma.
Caso o paciente tenha algum problema de saúde e já faça uso de algum medicamento, deve sempre buscar a ajudar de um médico para que seja avaliada a utilização da Griffonia Simplicifolia. Gestantes e mulheres em períodos de amamentação também não devem fazer uso deste suplemento sem orientação.
Conclusão
A Griffonia Simplicifolia é uma planta nativa da África Central e da África Ocidental e que é tradicionalmente muito usada na medicina africana no tratamento da diarreia, constipação e vômito, além de também utilizada como afrodisíaco.
A Griffonia Simplicifolia funciona no tratamento de muitos distúrbios e suas sementes são bastante utilizadas como suplemento por conter altas quantidades de 5-hidroxitriptofano (5-HTP), que é um precursor do neurotransmissor serotonina. Por isso, é muito usada no tratamento da depressão, da ansiedade, da síndrome do pânico, da obesidade e da enxaqueca.
Fontes e Referências Adicionais:
- https://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-794-5-htp.aspx?activeingredientid=794
- Anxiolytic-like effect of Griffonia simplicifolia Baill. seed extract in rats.
- 5-hydroxy-l-tryptophan, 5-hydroxytryptamine and l-tryptophan-5-hydroxylase in griffonia simplicifolia.
- An HPLC method for the direct assay of the serotonin precursor, 5-hydroxytrophan, in seeds of Griffonia simplicifolia.
- Isolectins I-A and I-B of Griffonia (Bandeiraea) simplicifolia. Crystal structure of metal-free GS I-B(4) and molecular basis for metal binding and monosaccharide specificity.
- Binding of Griffonia simplicifolia 1 isolectin B4 (GS1 B4) to alpha-galactose antigens.
- An insecticidal N-acetylglucosamine-specific lectin gene from Griffonia simplicifolia (Leguminosae).
- Identification of N-acetylglucosamine binding residues in Griffonia simplicifolia lectin II.
- Carbohydrate binding and resistance to proteolysis control insecticidal activity of Griffonia simplicifolia lectin II.
- Functional mechanics of the plant defensive Griffonia simplicifolia lectin II: resistance to proteolysis is independent of glycoconjugate binding in the insect gut.
- Griffonia simplicifolia lectins bind specifically to endothelial cells and some epithelial cells in mouse tissues.
- Relationship between the absorption of 5-hydroxytryptophan from an integrated diet, by means of Griffonia simplicifolia extract, and the effect on satiety in overweight females after oral spray administration.
- Satiety and amino-acid profile in overweight women after a new treatment using a natural plant extract sublingual spray formulation.
- Griffonia simplicifolia negatively affects sexual behavior in female rats.
Eu gostaria de tomar pos tenho leve depressão e não durmo bem.
Gostaria de tomar.p dormir