Prednisona engorda?

Especialista:
atualizado em 03/11/2020

Confira se é verdade que tomar prednisona engorda ou se esse tipo de medicamento não precisa causar preocupação quando ao aumento do peso.

Ao receber a indicação do médico para utilizar determinado remédio, uma preocupação que algumas pessoas podem ter, especialmente aquelas mais dedicadas à manutenção da boa forma física, é se o medicamento traz o aumento de peso como um de seus efeitos colaterais ao não.

Essa pode ser uma dúvida também de quem precisa usar o remédio Prednisona. Por isso, no artigo de hoje, vamos conhecer melhor esse medicamento e tentar descobrir se a Prednisona engorda.

Mas antes: o que é e para que serve Prednisona?

Prednisona é um remédio classificado como um corticoide ou corticosteroide. Ele pode ser indicado para o tratamento de:

  • Doenças endócrinas (das glândulas);
  • Doenças dos ossos e músculos;
  • Distúrbios do colágeno (doenças que afetam vários órgãos e têm causa autoimune);
  • Doenças dermatológicas (doenças da pele);
  • Doenças oftálmicas (doenças dos olhos);
  • Alergias e doenças respiratórias;
  • Doenças hematológicas (doenças do sangue);
  • Tumores;
  • Outras condições que respondam ao tratamento com corticosteroides.

Sua comercialização está autorizada somente mediante a apresentação de receita médica e a substância pode ser encontrada para venda em comprimidos de 5 mg ou 20 mg. A ingestão do remédio é via oral e seu uso é adulto e pediátrico.

E então, a prednisona engorda?

Remédio

Já sabemos que a finalidade do remédio não é fazer engordar. Mas será que não poderíamos dizer que Prednisona engorda devido aos seus efeitos colaterais?

Pois bem, a bula não apresenta o ganho de peso ou aumento do apetite como uma das possíveis reações adversas do remédio, apenas informa que ele pode causar a retenção de fluidos.

A retenção de fluidos ou líquidos é uma condição que deixa o corpo mais inchado, dando a impressão de que ele se encontra mais cheinho que o normal.

Além disso, a classe à qual o medicamento pertence, dos corticoides ou corticosteroides, pode causar o ganho de peso.

No entanto, acredita-se que Prednisona engorda conforme a dosagem que orienta-se ao paciente a tomar.

Por isso, ao receber a prescrição para usar o remédio, é importante questionar ao médico se a dosagem pode estimular o ganho de peso e perguntar o que pode ser feito para evitar ou amenizar o problema.

Mais orientações

Se durante o tratamento com a Prednisona você perceber que engordou, avise o médico para confirmar se a causa foi realmente o remédio e saber então como proceder para reverter o problema.

No entanto, não interrompa o tratamento com Prednisona sem consultar o médico, pois isso poderá ser bastante perigoso para a sua saúde.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Além disso, é importante ainda conhecer a lista completa de efeitos colaterais do remédio, conhecer todas as suas contraindicações e ficar a par do que deve-se observar ao longo de todo o tratamento com o medicamento. Por isso, leia a bula de Prednisona na íntegra.

Você conhece alguém que use este medicamento e afirme que a ingestão de Prednisona engorda? Tem medo de sofrer com o ganho de peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (99 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário