Guaraná em Pó Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

A fruta tipicamente brasileira advinda da Amazônia faz sucesso não só no Brasil, mas no mundo todo. O guaraná pode ser ingerido em diferentes formatos, seja no refrigerante, no xarope e em pó. As duas primeiras versões não são tão recomendadas quando o objetivo é emagrecer, pois possuem conservantes, açúcar, sódio e outros compostos que tornam a bebida calórica, porém, o guaraná em pó emagrece e é ideal para quem está de dieta, pois não contém açúcar, nem aditivos químicos.

Além disso, é o extrato puro da fruta, sendo o mais próximo possível que você poderá chegar do consumo da fruta guaraná. Sabe-se que o pó de guaraná, antes mesmo de ser utilizado como fonte de emagrecimento, era usado para fornecer uma dose extra de energia. Entenda melhor por que o guaraná em pó emagrece e outros benefícios.

Benefícios do guaraná em pó

O guaraná em pó é rico em cafeína e alguns fitoquímicos como xantina, catequinas e taninos. Esses fitoquímicos são os mesmos presentes em alguns vegetais e que possuem efeitos benéficos na cura ou tratamento de algumas enfermidades. Pela cafeína presente em sua composição e também a teobromina, o guaraná em pó tem um poderoso efeito estimulante.

Há algum tempo o guaraná em pó é utilizado por praticantes de atividades físicas como atletas, esportistas ou frequentadores de academia para dar mais energia e melhorar a performance e também para outras pessoas que desejam espantar o sono, uma vez que funcionam como um energético natural. Além disso, o guaraná em pó melhora na concentração, sendo bastante indicado seu consumo no início da manhã antes de encarar o dia.

O pó de guaraná, como mencionado, também pode ser importante na prevenção de doenças pela ação antioxidante, antiviral e bactericida que apresenta. Consumindo a quantidade de uma colher de chá por dia você combate alguns radicais livres associados a doenças graves como tumores e aqueles que causam o envelhecimento precoce das células. Assim, o pó de guaraná pode prevenir o câncer e fortalecer a defesa do seu organismo, impedindo o aparecimento de outras doenças. Além disso, é também um regularizador intestinal, afrodisíaco natural – aumentando assim a libido – e combate dores de cabeça e enxaquecas.

Guaraná em pó emagrece mesmo?

Por ser um termogênico, o guaraná em pó emagrece. Alimentos e bebidas termogênicas costumam acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo tenha mais energia para gastar, contribuindo assim para o emagrecimento.

Claro que o pó em si não é milagroso e apenas seu consumo sem atividades físicas não surte nenhum resultado evidente. O ideal é consumir o guaraná com frequência e aliado à prática de atividades físicas. Além disso, deve-se manter uma dieta equilibrada sem consumo exagerado de gordura, açúcar e outros alimentos calóricos, pois o guaraná em pó não consegue combatê-los diretamente, pois apenas atua como energizante e acelerador do metabolismo.

O guaraná ainda dificulta a entrada de glicose nas células, o que é o primeiro passo para o combate a obesidade e perda de peso. O melhor horário para consumo é no início da manhã ao acordar ou antes do treino na academia, caminhada ou prática de algum esporte. Nunca consuma à noite ou antes de dormir, pois o mesmo pode causar insônia.

Contraindicações do guaraná em pó

Mesmo que guaraná em pó emagrece, isso não significa que ele deva ser consumido por qualquer pessoa, em qualquer horário e quantas vezes quiser. Ele deve ser evitado por pessoas hipertensas, por causa do efeito estimulante que a cafeína proporciona no sistema nervoso central, sistema respiratório e músculos cardíacos.

Pessoas que sofrem de problemas gástricos, como a úlcera ou gastrite, também devem evitá-lo por aumentar a secreção de ácido gástrico no organismo. Grávidas e mulheres em período de lactação também devem evitar consumir.

Pessoas saudáveis que não possuem nenhuma dessas contraindicações podem consumir uma colher ou duas de pó de guaraná ao dia, sendo que o excesso do consumo pode acarretar em alguns sintomas advindos do excesso de cafeína, que é quatro vezes maior do que o café. Os problemas mais recorrentes são: ansiedade, irritabilidade, hiperatividade, tremores, perda de apetite, palpitações no coração e tensão na musculatura.

Sugestões de consumo

O guaraná em pó pode ser consumido misturado com água ou suco, se for da sua preferência. Um suco de maçã ou abacaxi com o pó costuma ficar bem saboroso e fornecer outras vitaminas e nutrientes, sendo uma bebida completa e eficiente. A mistura com iogurte também é uma opção, bem como em vitaminas e salada de frutas.

Em alguns casos ela pode vir em cápsulas no formato de suplementação. A versão em cápsulas é encontrada em qualquer loja de suplementação e as indicações para consumo vêm na descrição da embalagem. Para comprar a versão em pó você pode encontrar em supermercados, lojas de produtos naturais, academias e em lojas pelas internet (e-commerce).

Você já conhecia esses benefícios do guaraná em pó para quem deseja emagrecer e reunir energia? Já o utilizou alguma vez com esse intuito? Como foram seus resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (57 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Guaraná em Pó Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. eu fiz uso do cha de guarana durante 3 meses com dieta e quase nada de exercicio e eliminei 10 kg, n parece muito, mas para mim foi uma surpresa. agora estou treinando e tomando de novo, intercalando entre o cha tableta e po ( o po tem gosto horrivel ) 🙂

  2. Eu tomo guaraná com leite e às vezes com suco de frutas, é excelente fonte de energia, espanta o cansaço, a sonolência, tomo ao acordar quando terei uma rotina de treino ou de estudo, recomendo.

  3. Eu já tomei até 20g de pó de guaraná antes do treino junto com Marapuama tribullus maca peruana e mais alguns ingredientes que eu acrescento da uma energia fora do comum isso que eu trabalho a noite sai do serviço 6:30 e vou treinar direto energia força surpreendente última refeição sólida que faço antes desse meu pré treino fora antes de ir trabalhar tomo também e agora eu diminuí a dose por causa de alguns artigos que eu andei lendo por aí que o excesso de guaraná em pó pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes por a dose recomendada que eu li por aí e de até 2g ou até duas colheres de sopa para um adulto não sei se procede essa informação e que meu objetivo principal e a hipertrofia e pela dieta que faço 7 dias da semana e treino não to alcançando muito meus objetivos vou no endócrino cada dois meses faço uso de durateston e Deposteron também faço exames periódicos a cada 6 meses e ta tudo ok parte de insulina e glicemia que foi um problema que tive devido a resistência insulínica que hoje ta tudo ok resolvi com treino e alimentação