Gymnema Sylvestre emagrece? Para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 22/11/2021

Perder peso muitas vezes se torna uma tarefa complicada, principalmente se você convive com uma rotina atribulada e uma alimentação irregular. Há diversos estudos e pesquisas que buscam comprovar a eficiência de diversos nutrientes para otimizar o processo de emagrecimento, dentre eles, podemos destacar a Gymnema Sylvestre (ou Gymnema Silvestre). Mas será que ela de fato emagrece?

A Gymnema Sylvestre é uma planta medicinal de origem indiana, também conhecida por Gurmar, muito utilizada para controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, aumentando a produção de insulina, possibilitando assim, um maior metabolismo do açúcar.  

  Continua Depois da Publicidade  

Essa erva também pode ser usada para auxiliar no tratamento do sobrepeso e da obesidade, pois inibe o gosto doce da glicose na boca, promovendo a manutenção da glicemia e ao mesmo tempo contribuindo para o emagrecimento, pois diminui a vontade de comer doces.

Existem diversos estudos em andamento sobre os efeitos terapêuticos dessa erva indiana em nossos organismos, porém pesquisas apontam a sua eficácia no tratamento contra a malária e na redução da frequência da tosse, além de possuir efeitos laxativos e diuréticos.

Gymnema Sylvestre emagrece?

gymnema inodorum folhas e flores
Gymnema Sylvestre flor e folhas

A Gymnema Sylvestre é capaz de diminuir a ansiedade, fator que agrava diversos casos de obesidade. Inúmeras pesquisas já demonstraram que as folhas dessa planta são capazes de reduzir significativamente a ansiedade por alimentos doces.

Essa planta possui ainda um grande poder termogênico, favorecendo uma maior produção de calor, interferindo de forma direta no balanceamento das calorias e na queima de gordura corporal.

O consumo regular de Gymnema Sylvestre também é capaz de influenciar na perda de peso, pois favorece a regulação dos níveis de triglicerídeos no sangue, reduzindo ainda a possibilidade de ocorrência de doenças cardiovasculares, derrames e ataques cardíacos.

  Continua Depois da Publicidade  

Tratamento de diabetes

A Gymnema Sylvestre pode reduzir os impactos da síndrome metabólica, um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica.

Estudos afirmam que a utilização do extrato de uma folha de Gymnema Sylvestre por dia, é capaz de contribuir para o equilíbrio dos níveis de açúcar e na regulação dos níveis de insulina na corrente sanguínea dos diabéticos.

O uso dessa erva é muito indicado para reduzir os efeitos da diabetes tipo II.

Como tomar?

suplemento gymnema sylvestre
Existem diversas marcas de suplementos de Gymnema Sylvestre

Ainda não há informações concretas acerca da dosagem ideal desta planta. A faixa etária, o condicionamento físico e diversas características biológicas devem ser analisadas. É fundamental ler os rótulos e consultar um profissional da área médica para consumir a Gymnema Sylvestre de forma mais segura.

Se você toma remédios para controlar diabetes, como a insulina, deve atentar para as dosagens da erva. Não acredite que o consumo excessivo de Gymnema Sylvestre emagrece, muito pelo contrário, pode oferecer riscos de alta gravidade à sua saúde. No caso de suplementos, recomenda-se o consumo de 1 cápsula em torno de 30 minutos antes das duas principais refeições, almoço e jantar, ou conforme orientações do rótulo.

Efeitos colaterais

Como já dito anteriormente, a Gymnema Sylvestre reduz os níveis de açúcar no sangue, e é sobre essa reação que você deve atentar, pois pode ocorrer hipoglicemia como consequência da queda das taxas de açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

O uso indevido de Gymnema Sylvestre pode acarretar tonturas, desmaios, vertigens, náuseas e inclusive, em casos extremos, induzir ao coma.

Contra indicações

O consumo de Gymnema Sylvestre é contra indicado antes e após cirurgias. Recomenda-se interromper o consumo da erva pelo menos 2 semanas antes do procedimento cirúrgico.

Afirma-se que o uso seguro das folhas é no máximo de 20 meses e com dosagens equilibradas. Gestantes e mulheres em fase de amamentação também não devem consumir a Gymnema Sylvestre.

Dieta

Emagrecer não se limita apenas a adotar a Gymnema Sylvestre em suas refeições. Perder peso requer uma alimentação balanceada, aliada a prática regular de exercícios físicos.

Preço e onde comprar

Você pode encontrar suplementos contendo a Gymnema Sylvestre por valores de R$ 30,00 até R$ 120,00. A Gymnema Sylvestre pode ser comprada em lojas que vendem produtos naturais, lojas on line e em farmácias de manipulação.

Você conhece alguém que tenha tomado e recomendado a Gymnema Sylvestre? Quais foram os resultados dessa pessoa? Você já começou a tomar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (309 votos, média 3,76)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

22 comentários em “Gymnema Sylvestre emagrece? Para que serve e efeitos colaterais”

  1. Tem uns 15 dias que comecei a tomar a gimena Silvestre, e já tô percebendo que a gordura da minha barriga já diminuiu foi muito.acho que é porque tira um pouco do apetite da gente ? tô amando vou continuar tomando as cápsulas até conseguir meu peso ideal!!! Faço exercícios 3 vezes por semana

    Responder
  2. Tomo o Gymnema Silvestre a 2 anos , me faz muito bem não engordei mais !
    O mesmo peso, minha glicemia voltou para 90 mais completo com um pouco de dieta e exercícios diários . Também me deixou enjoada de doces !!

    Responder
  3. Olá, estou muito satisfeita com em consumir gymena silvestre pois anos atrás minha médica havia me recomendado ,mas não dei bola agora sei que é verdade além de ajudar no metabolismo reduz a diabetes,parei de sentir vontade de comer doce já estou consumindo a 2 mês .

    Responder
  4. Comecei a tomar por receita do endocrinologista pois preciso eliminar 16 kg. Está associado a Topiramato, Lorcaserina, Faseolamina, Bupropiona e Ácido fólico. Bom antes dele receitar tudo isso fiz vários exames de sangue, hormonais, urina, fezes e tirei o mapa do meu IMC. Alguns desses compostos fiquei até assustada, mas vou tentar. Abraços a todos.

    Responder
  5. Comecei a usar gymena Silvestre agora e tudo que eu como depois que eu usei o spray fica com gosto ruim Espero que agora eu consiga emagrecer vou fazer antes da Alimentação

    Responder
  6. Bom dia!
    Tive câncer de mama em outubro-16, era receptor de hormônios , então estou fazendo uso de citrato de tamoxifeno .
    Há alguma restrição qto ao uso de Gymnema Sylvestre ?
    Minha nutricionista receitou GYMNEMA SYLVESTRE 75 MG +GRIFFONIA SIMPLIPHOLIA 50MG, pois preciso perder 15 kg.
    Obrigada!

    Responder
  7. Tomei 30 capsulas, o efeito foi muito bom. Precisei fazer uma cirurgia e a médica pediu p só retornar ao uso da gymnema silvestre após 2 meses. Hoje ja fazem 2 meses, a médica esta de ferias. Posso retomar ao uso do remédio?

    Responder
  8. Tive um avc a dois anos e tomo plaq, aradois de 50 mg e storerom de 24. Sera que posso tomar gymnema pois preciso emagrecer 15 kls. Segundo os medicos nao posso engordar. Obrigada

    Responder
  9. Tenho hipotireoidismo,estou usando em spray sblingual,2 borrifadas 4 vezes ao dia,será que é muito? Foi indicaçao de minha nutricionista,percebi que não estou mais ansiosa como antes,preciso eliminar 15 quilos,pois estou com desgaste nos joelhos,estou tomando um medicamento para repor a cartilagem,será que tem algum problema ?Desde ja agradeço.

    Responder
      • Sou diabética, tomo insulina e também forxiga e januís. Minha glicose máxima é 230, o que raramente ocorre. Não faço duetas. Como doces e carboidratos. Não sou obesa, mas estou fora do peso. Me recomendaram colocar 2 colheres cheias da erva em um litro de água e tomar na temperatura ambiente. Posso fazer uso desse chá e como foi recomendado?

        Responder
    • A princípio, o hipertireoidismo não está listado nas contraindicações da Gymnema Sylvestre, mas é bom você procurar assistência médica em relação a isso.

      Responder