Hipertireoidismo Engorda ou Emagrece?

atualizado em

10% das mulheres acima de 40 anos e 20% das mulheres com mais de 60 anos de idade manifestam algum tipo de problema na tireoide. A informação é da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). E segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% da população é atingida por complicações na tireoide.

O hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição causada pela liberação de hormônios em excesso por parte da tireoide e a doença é mais comum em mulheres. Além disso, o excesso da ingestão de alimentos ricos em iodo como ostras, moluscos, mariscos, peixes de água salgada e algas pode desenvolver a doença em pessoas com predisposição ao hipertireoidismo.

De acordo com informações da SBEM, o hipertireoidismo apresenta sintomas como dificuldades para dormir, aceleração dos batimentos cardíacos, intestino solto, agitação, muita energia, queda de cabelos, calor e suor exagerado e menstruação irregular em mulheres.

Outros sinais apresentados pela condição são tremores nas mãos, intolerância ao calor, aumento do tamanho da tireoide, fadiga, fraqueza muscular, contração dos músculos, acne, oleosidade na pele, ansiedade, dificuldade de concentração, inquietude e irritabilidade.

O hipertireoidismo engorda?

Ao pensar se o hipertireoidismo engorda ou não, é importante não confundir a doença com outra condição associada ao mau funcionamento da tireoide, o hipotireoidismo, caracterizado pela liberação de quantidades insuficientes de hormônios por parte da tireoide, e que é mais comum que o hipertireoidismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque, de acordo com a SBEM, o ganho de peso é um dos sintomas do hipotireoidismo e não do hipertireoidismo. O hipotireoidismo ainda vem acompanhado do cansaço excessivo e de dores musculares, dois fatores que podem reduzir a frequência e regularidade de execução de atividades físicas e, assim, diminuir a quantidade de calorias queimadas ao longo do dia, contribuindo indiretamente para o aumento de peso.

É importante tomar cuidado para não fazer tal confusão porque os sintomas do hipertireoidismo em relação ao peso costumam vir justamente no sentido contrário do hipotireoidismo. Ou seja, por este sentido é um equívoco pensar que o hipertireoidismo engorda, já que ele tem como alguns de seus sinais, além dos que foram mencionados no tópico acima, a perda de peso acentuada sem intenção, a diminuição da taxa de massa muscular, mesmo que a doença também venha acompanhada de um aumento no apetite.

Isso quer dizer então que o hipertireoidismo emagrece, além de que outro sintoma da condição é a aceleração do metabolismo. Quando o metabolismo funciona de maneira rápida, o processo de queima de gorduras e calorias torna-se mais eficiente. Assim é possível que aqueles que sofrem com a doença eliminem peso mesmo que não façam dieta ou exercícios e comam mais que o normal, motivados pelo crescimento de seus apetites.

Por outro lado

No entanto, por mais que não seja comum, não é impossível que o hipertireoidismo também apresente o ganho de peso como um de seus sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda precisamos considerar que sinais como fadiga e dificuldade para dormir podem tornar bastante difícil que a pessoa diagnosticada com hipertireoidismo seja ativa e pratique exercícios físicos com frequência, gastando um número menor de calorias, o que pode trazer um efeito indireto em relação ao aumento de peso.

Por outro lado, a condição também pode causar um crescimento na energia do indivíduo, o que pode trazer um efeito contrário no que se refere ao nível de prática de atividades.

Assim, em relação aos sintomas da doença, podemos afirmar que o aumento de peso é pouco provável, porém, não impossível. Portanto, podemos entender que são muito raros casos em que o hipertireoidismo engorda.

O diagnóstico do hipertireoidismo 

Os sintomas podem indicar a presença da doença, porém, para ter certeza do diagnóstico e dar início ao tratamento é fundamental consultar-se com um médico de confiança, que investigará o histórico do paciente e solicitará a realização de exames.

Tratamento para hipertireoidismo 

O médico responsável pelo tratamento poderá indicar o uso de remédios para diminuir a quantidade de hormônios produzidos pela glândula tireoide. Eles controlam o hipertireoidismo, entretanto, não trazem a cura para a condição.

  Continua Depois da Publicidade  

Também pode ser indicado o uso de drogas betabloqueadoras, que não diminuem os níveis dos hormônios da tireoide, no entanto, controlam sintomas graves da doença como frequência cardíaca acelerada, tremores e ansiedade.

Outra possibilidade é a terapia com iodo radioativo, que cura o problema, porém, destrói a tireoide e exige o uso de medicamentos pelo resto da vida para manter os níveis hormonais do organismo normalizados. Além disso, mulheres grávidas não podem submeter-se a esse tipo de tratamento.

Existe ainda a possibilidade de cirurgia para remoção da tireoide, que pode ser recomendada pelo médico quando a prescrição de medicamentos ou a terapia com iodo radioativo não são apropriados. Entretanto, o procedimento não é o preferido por trazer riscos de danos às glândulas para tireoides que controlam os níveis de cálcio no organismo e de prejuízos aos nervos da laringe.

O tratamento do hipertireoidismo engorda?

De acordo com a médica Susan Braithwaite, que também é professora da Universidade de Illinois em Chicago, nos Estados Unidos, é possível que o aumento de peso seja experimentado depois do início do tratamento do hipertireoidismo.

O tratamento pode desacelerar o metabolismo, diminuindo a quantidade de gorduras e calorias queimadas pelo corpo. Segundo a professora Braithwaite, a quantia de peso que será ganha depende de quantos quilos foram perdidos antes de começar o tratamento e se o paciente possui ou não uma tendência para engordar.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme o que ela explicou, algumas pessoas não somente recuperam o peso que foi perdido em decorrência da doença, como engordam ainda mais. Entretanto, a informação não pode servir de estímulo para não tratar a condição, já que não buscar lidar com o problema pode trazer sintomas graves à saúde.

Para quem não deseja engordar ao se tratar contra o hipertireoidismo, a melhor saída é conversar com o médico, pedindo orientações para que o aumento de peso não seja alto, seguir uma dieta saudável, controlada e equilibrada e inserir a prática de atividades físicas na rotina, como maneira de promover o gasto calórico. Obviamente, sempre com o acompanhamento do profissional de saúde.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que é difícil afirma que o hipertireoidismo engorda, certo? Conhece alguém com a doença que teve este sintoma? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

68 comentários em “Hipertireoidismo Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu tenho 16 anos e estou pesando 38 kl não consigo engordar não passo dos 39 a muito tempo já está perto do meu aniversário vou fazer 17 anos com corpo de meninas de 8 , 9 anos e fui ao médico um tempo atrás e ele disse que era tireoide e depois nunca mais voltei ao médico mais tenho certeza que é!

    Responder
    • Eu tenho 20 anos com uma filha é sou bem magra , vou fazer o exame dá tiroide, para começa logo o tratamento para ser eu pego um pouco de peso, me acho muito magra

      Responder
      • Eu tenho hipotireoidismo , tomo puran de 125 mg, do nada comecei a me sentir mal ,a pressão descontrolo, e coração acelerado deu bradicardia,fiz exame o remédio fez a tiróide i 0,08 , .

        Responder
  2. Tbm tenho hipertireoidismo , só que estou gorda pesando 98 kilos , só que a médica com quem faço acompanhamento médico diz que não tenho problemas na tireóide , e que só preciso emagrecer tenho 1,52 de altura

    Responder
  3. Tenho hipertireoidismo e tambem tenho ganhado muito peso, desde que iniciei o tratamento. A minha endocrinologista fica intigrada, porque nao consigo emagrecer e manter o peso.

    Responder
  4. Eu tenho hiper já tem uns 7 anos ,tomo tapazol 10engordei pouco ,acho q pq sempre fui muito magrinha e tinha dificuldade pra engordar ,tenho 1,67 pesava 56 e hj peso de 74 a 70 fico entre esse peso gostaria muito de ser curada dessa doença nossa tem dias quero matar algum e tem dias q só choro e às vezes as pessoas em minha volta não entendem é muito difícil só quem passa por isso sabe .

    Responder
    • Maria Lucia eu tb choro do nada,nao sinto vontade de fazer nada baixo astral.Fui diagnosticada com Hiper á 4 meses, no ínicio antes do tratamento eu emagreci bastante em poquissímos dias, mas quando iniciei o tratamento com o tapazol eu engordei 5kg em 2meses sendo que eu pesava 60kg.Me sinto horrível,estou na deprê.??????

      Responder
  5. Eu faço tratamento faz uns 5 anos para hipertiroidismo e engordei de lá pra cá 14 kilos.
    Estou desesperada porque caminhada não me ajuda a emagrecer e mesmo fazendo dieta não consigo emagrecer mais.
    Gostaria de voltar a fazer natação para conseguir perder metade do peso que adquiri e conseguir manter a forma. Me sinto completamente sedentária e muito mais estressada sem poder fazer nenhuma atividade.

    Responder
  6. Comecei o tratamento em 1 mês e ja me sinto engordando,antes da descoberta da doença emagreçi 50kilos e ja vejo que o remédio está me inchando e engordando

    Responder
  7. Fui diagnosticada com Hipertireoidismo e ao invés de emagrecer só tenho engordado. Em um ano engordei 10 kg. Estou 20 kg acima do peso. Ainda não comecei o tratamento e estou com medo de engordar mais ainda.

    Responder
    • Vanessa,
      Estou investigando, mas o primeiro diagnóstico é de que estou com Hipertireodismo e também engordei muito no último ano. Estou com muito medo de fazer o tratamento e engordar mais. Foi bom saber que há outras pessoas com hiper que engordam também.

      Responder
      • MEU TSH estava bem baixinho, mas sou diagnosticada com hipotireoidismo há mais de 20 anos. Vários endócrinos viram emu TSH bem baixo e disseram que estava normal. O problema é que aumentei 5kg de peso, sentia-me super inchada, achavam até que era problema renal. Mesmo sem comer meu peso subia, e oscilava muito de um dia pro outro, bem característico de inchaço. Enfim, busquei uma homeopata e ela reduziu gradualmente a levotiroxina sódica que tomo (usava 100mcg – cheguei a usar até mais, agora estou com dose de 50mcg 5x na semana e 62,5mcg 2x na semana). Meu TSH está perto de 2,0, já desinchei os 5kgs anteriores e meu peso até baixou além disso. A médica está observando e se mantiver o TSH em 2,0 ela vai reduzir mais o hormônio. Eu também tinha sintomas típicos de pânico (insônia, palpitaçao – fui até para o SOS cardio de pijama, achei que iria infartar!, dor no peito e tudo o mais). A dose certa do hormônio é muito importante, e pelo que entendi de repente pode mudar, pois usei 75 a 100mcg por muitos anos e só ano passado que desregulou tudo (acham que foi stress). EStranho que o T3 e T4 livres nunca dão valores compatíveis no meu caso, um dá valor de hipo e outro de hiper, então a médica segue o TSH. SInto-me bem melhor, mais equilibrada também…

        Responder
  8. Thay, acredito que sua medicação para o Hipotireoidismo tem que ser ajustada, um(a) Endocrinologista deveria saber disso pelos seus sintomas e exames. Eu tenho Hipertireoidismo e no início emagreci, depois com o tratamento com Tapazol e propranolol engordei, inchei, também já fiquei com Hipo medicamentosa por causa da dosagem alta do Tapazol, meu TSH saiu do 0,01 e foi p/ 46,00, minha tireóide parou de funcionar, mas com o ajuste da medicação os hormônios estão normais. Infelizmente não podemos deixar de tratar tanto o hiper ou o hipo.

    Responder
    • Oi, Ely! Então, a médica está baixando a levotiroxina, usava 100mcg, estou em 75mcg no momento, mas o TSH melhora um pouco e despenca de novo, só que o T4 e T3 livres também caem. Li que o hiper eles deveriam subir. Tenho receio que seja hipotireoidismo secundário, da hipófise, pq tenho sintomas de hipo também, muita retenção de liquido. Fiz ressonancia da hipofise nao deu nada, queria fazer o exame de estímulo mas minha médica não concorda que possa ser hipófise, ela acha que o caminho é baixar a levotiroxina, só que não está melhorando meus sintomas: não tenho mais paladar, parece que arrendondei toda, oscilo entre depressao e ansiedade, tenho época de calor e suor noturno, cabelo cai, está mto difícil. A médica diz que tudo isso pode ser stress, já nem sei em quem acreditar.

      Responder
      • Oi Thay, acredito que a médica está certa em diminuir, ajustar sua dose de levotiroxina, caso contrário você poderá ficar com hipertireoidismo medicamentoso, os sintomas que você falou antes parecia ser isso. Já eu fiquei com hipotireoidismo medicamentoso tomando uma dosagem alta de Tapazol (tiamazol), agora tomo 5mg apenas antes tomei 40mg por dia, meu TSH era 0,01 e aumentou p/ 44… 46…
        Sobre o hipotireoidismo secundário ainda não li ou pesquisei. Meus sintomas eram taquicardia, suor, tremor depois senti indisposição, cansaço, queda de cabelo, engordei…
        Realmente é difícil, uma mistura de sintomas, acredito que seja os hormônios se ajustando conforme a medicação.
        Melhoras e Força!!!

        Responder
        • Pois é, o estranho é que está baixando a levotiroxina, mas passa 1 mês e o TSH despenca de novo. Não sabia que hipo dava calor e taquicardia (tenho os dois sintomas) também, achei que eram sintomas de hiper. Eu tenho sintomas dos dois, muito estranho tdo isso, e estou mto inchada, me sinto péssima. MAs, temos que persistir!!!

          Responder
  9. Olá. Estou engordando casa dia mais, tomo tapazol 10, faço academia e mas não consigo controlar a minha alimentação, muita ansiedade. Tenho vivido um pesadelo.

    Responder
    • Eu tenho hipo Há uns 20 anos, agora de repente faz 1 ano que comecei a inchar pernas, depois foi inchando todo o copro, cabelo mto oleoso e queda, acne, fadiga, insonia, calorao (ate trataram como menopausa precoce mas nao resolveu). AGora meu TSH está baixissimo, ja aumentei 4kg de edema e cada vez tenho menos apetite, está complicado comer. Passei por varios medicos, fiz exame de rim, coraçao, figado, veias, nada explica o edema. Sempre achei que hiper emagrecia e não inchava. Como pode isso? Ultimamente tenho ido pra emergencia com taquicardia, acharam q era panico, mas não , o sintoma e fisico memso, falta ar, estou com labirinto alterado e tdo. Alguém passou por isso? Fiz um exame recente com constraste de iodo e agora piorou ainda mais o sintoma de arritmia.

      Responder
      • Thay, acredito que a dosagem da sua medicação para Hipotireoidismo tem que ser ajustada, deve estar alta, por isso o TSH está baixo, talvez você esteja com hipertireoidismo medicamentoso, o(a) endocrinologista deveria saber disso.
        Tenho hiper e emagreci, depois do tratamento com Tapazol e Propranolol engordei muito, o TSH subiu, o T4 livre baixou, agora os hormônios estão normais… Fico impressionada com os comentários, infelizmente não podemos deixar de tratar.

        Responder
  10. TAMBÉM TOMO TOPAZOL 10 ML TENHO 1.52 PESANDO 94 K JÁ ESTAVA ACIMA DO PESO AGORA ESTOU PIOR … TENHO ESSA HIPERTIREÓIDE… NÃO ENTENDO PORQUE TDAS AS PESSOAS QUE CONHEÇO E TEM ESSA MESMA EMAGRECEM HORRORES O CONTRÁRIO DE MIM.. QUE NAO PÁRO DE ENGORDAR…NÃO SEI MAIS O QUE FAZER ..

    Responder
  11. Estou tomando topázol 20 ml a exatamente dois anos , quando fui diaguinosticada com a doença!! Engordei exatamente 20 kg e tenho certeza que é a medicação que faz o efeito rebote dos sintomas , já conversei com o médico , nada adiantou estou a procura de um médico que trate a tireoide e não que queira controlar , porque para controlar tenho que engordar , e eu não quero , ja li e busco informação diariamente sobre o hipertiroidismo , já sei até olhar os exames de sangue para saber se está sobre controle, o pior é já tentei parar algumas vezes o medicamento mas os sintomas voltaram mais forte, e com isso continuo a engordar !! Preciso urgente de um especialista de hipertiroidismo .

    Responder
  12. Eu engordei horrores com a hiper. Muito.inchaço pelo.corpo todo. Começei.com tapazol to.começando.a.desinchar

    Responder
    • Oi tudo bem??
      Me add no whats por favor !? Preciso tirar algumas dúvidas contigo.73991047397

      Responder
  13. comecei tratamento com tapazol 10 e estou engordando preciso fazer algo para emagrecer a noite nao janto faço uma caminhada todos os dias pela manha de 1 km mesmo assim nao emagreço ganhei 4 kilos preciso perder peso

    Responder
  14. A mais de dois anos tomo remédio para a hiper, no começo quando não tomava ainda remédios, eu emagreci sem esforço algum, sem dietas, exercícios e depois que comecei a tomar o remédio eu estou engordando, não sei o que eu faço, me ajudem! Obrigada desde já.

    Responder
  15. EU TAMBEM TENHO HIPERTIROIDISMO , COMOCEI A TOMAR TAPAZOL 10 , E NAO CONSIGO EMAGRECER , ESTOU ENGORDANDO , E SOU MUITO BAIXINHA

    Responder
  16. Eu engordei em pouco tempo uns 9 kg, fiz uns exames de sangue e descobri que estou com hipertireoidismo, como assim? Se só engordo? Estou tomando o atenolol, mas ainda não comecei com o tapazol com medo de engordar mais ainda. Tbm estou sofrendo com os sintomas da menopausa, tenho 50 anos de idade. E não quero engordar mais. Alguma sugestão?

    Responder
    • Estou tomando tapazol, agora que vc disse que engorda fiquei preocupada sou muito baixinha para engordar. Mas faz um mês nem perdi nem ganhei peso.

      Responder
      • Eu tomo o tapazol e um pro coração para ajudar nos batimentos.. mais eu não sei oq engorda pq os médicos dos EUA e uma merda. Não sabem nunca te responder já engordei 20 kg desde de dezembro tô mt trate eu pesava 54 kg

        Responder
    • Depois que descobri que tenho hipertireoidismo perdi 15 kg. Como fazer pra recuperar o peso perdido? Fico muito triste com isso.

      Responder
  17. Eu fui diagnosticada com hipertireoidismo,na época eu tinha perdido peso, mais 7 meses depois tomando remédio eu comecei a engordar….fiz outros exames e ainda tenho hipertireoidismo.

    Responder
    • Mesmo caso q o meu, perdi peso eu pesava 54kg dps de quase um ano de tratamento para hiper eu engordei 20 kg estou mt nervosa. Agora em agosto vou operar retirar a glândula, espero q me ajuda a emagrecer.

      Responder