A Importância da Atividade Física Para Emagrecer

A importância da atividade física para emagrecer e ter uma boa saúde baseia-se no fato de que o exercício estimula a liberação de hormônios no cérebro, chamados endorfinas, que te fazem se sentir melhor, mais calmo e com a mente mais clara.

A chave para emagrecer é incorporar exercícios na sua rotina diária. Então escolha uma atividade que você gosta. Além disso, adicionar uma variedade de exercícios é um aspecto importante para emagrecer e manter-se motivado.

De acordo com um artigo da “Time Magazine” , um estudo publicado sobre a importância da atividade física na perda de peso implica uma significância maior da dieta que de exercícios para emagrecer.

Porém, a perda de peso é sustentada por mais tempo quando é acompanhada de exercícios. A pesquisa foi conduzida ao comparar dois grupos de indivíduos – o primeiro em dietas de déficit de calorias, e o segundo que incluíram exercícios moderados a intensos com a restrição calórica.

O resultado do estudo mostrou que a perda de peso total dos dois grupos foi quase a mesma. Entretanto, uma recaída foi evitada ao incluir o exercício com o controle alimentar. Vários estudos sugeriram que aqueles que combinam uma atividade física maior com uma dieta adequada têm mais sucesso em sustentar sua perda de peso. Atividade física, em conjunto com uma dieta balanceada, ajuda a conservar a massa muscular magra do seu corpo durante a perda de peso de forma muito melhor, em comparação com perda de peso apenas com a dieta.

Houve apreensão sobre um aumento na ingestão de alimentos após os exercícios. Mas alguns estudos mostram que pessoas que se exercitam, mesmo que por pouco tempo ou com menos intensidade, têm uma menor ingestão de alimentos. A questão é multifacetada e não é compreendida claramente. Sabe-se que exercícios estimulam uma alteração em hormônios, que são responsáveis por regular ingestão de alimentos e podem ajudar a limitar o ganho de peso.

Pode haver um aumento evidente na alimentação, logo após os exercícios, nos estágios iniciais do processo. Entretanto, se manter suficientemente hidratado antes e durante o exercício pode ajudar a diminuir a ingestão de alimentos.

Atualmente, devido à tecnologia, a maioria dos equipamentos de exercícios vem com monitores que medem seu gasto de energia e te mostra a quantidade de calorias que você queimou. Consequentemente, comer aquela sobremesa pode te fazer se sentir culpado, considerando a quantidade de esforço que você fez durante seu exercício.

Seguir uma dieta ocasiona em algum tipo de restrição e limitação, o que pode te ajudar a alcançar seu peso desejado, mas pode afetar a composição do seu corpo de forma adversa. Dietas rápidas e dietas da moda também não são boas para perder os quilos a mais, porque tudo o que você acaba perdendo é peso de água e nutrientes importantes, assim como diminuem sua taxa metabólica, que tem um grande papel na perda de peso.

Para ter uma boa forma é preciso uma integração de uma dieta saudável com exercícios.

É importante ter metas de curto prazo alcançáveis, que podem ser alcançadas em pouco tempo para te manter inspirado e motivado. Isso pode te ajudar a sustentar seu regime de dieta e atividades físicas a longo prazo, já que eles são fundamentais para um plano apropriado.

Siga passos simples como incluir grandes quantidades de alimentos ricos em nutrientes como vegetais, frutas e grãos integrais. Tenha moderação com alimentos como laticínios, castanhas, sementes e carnes magras. Finalmente, controle suas porções de alimentos ricos em calorias, açúcar, gordura, álcool e evite gorduras trans, óleos refinados, farinhas e açúcares.

É importante entender o conceito básico de alterar seu estilo de vida para melhor ao comer de forma saudável, exercitar-se, assegurando positividade e mantendo o estresse longe.

A Importância da Atividade Física Para Perder Peso e Para a Saúde

A atividade física regular pode produzir benefícios a longo prazo. Pessoas de todas as idades, formas e habilidades podem se beneficiar de serem fisicamente ativas. Quanto mais atividades físicas você faz, maiores os benefícios.

Ser fisicamente ativo pode te ajudar a:

  • Aumentar suas chances de viver mais tempo
  • Sentir-se melhor consigo mesmo
  • Diminuir suas chances de ficar deprimido
  • Dormir bem à noite
  • Mover-se mais facilmente
  • Ter músculos e ossos mais fortes
  • Ficar ou chegar a um peso saudável
  • Estar com os amigos ou conhecer novas pessoas
  • Divertir-se

Quando você não é fisicamente ativo, você tem mais probabilidade de:

  • Ter doença cardíaca
  • Ter diabetes tipo 2
  • Ter hipertensão
  • Ter colesterol alto
  • Ter um AVC

Atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. A importância da atividade física deve-se ao aumento da quantidade de calorias queimadas. Conforme as pessoas envelhecem, seu metabolismo desacelera, então manter um equilíbrio de energia requer se mover mais e comer menos.

Alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficos:

  • Atividades aeróbicas te fazem respirar mais e seu coração bater mais rápido. Atividades aeróbicas podem ser moderadas ou intensas. Atividades intensas precisam de mais esforço que as moderadas. Para atividades moderadas, você pode falar enquanto as faz, mas não pode cantar. Para atividades intensas, você pode dizer apenas algumas palavras antes de parar para recuperar o fôlego.
  • Atividades que fortalecem os músculos tornam seus músculos mais fortes. Elas incluem atividades como abdominais e musculação. É importante trabalhar todas as partes do corpo – suas pernas, quadril, costas, peito, estômago, ombros e braços.
  • Atividades que fortalecem os ossos tornam seus ossos mais fortes. Atividades que fortalecem os ossos, como pular, são especialmente importantes para crianças e adolescentes. Essas atividades produzem uma força nos ossos que promovem crescimento e fortalecimento ósseo.
  • Atividades de equilíbrio e alongamento melhoram a estabilidade e flexibilidade física, o que reduz o risco de ferimentos. Exemplos são alongamentos, dança, ioga, artes marciais e tai chi.

Para você, a importância da atividade física é maior que a da dieta para emagrecer? Com qual frequência e como você se exercita? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...

Deixe um comentário