A escolha do melhor horário para fazer exercícios físicos vai além das preferências pessoais ou da conveniência na agenda. Essa é uma decisão que precisa levar em conta os objetivos que se deseja alcançar.
De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas suecos, o horário em que nos exercitamos tem influência no metabolismo e na perda de gordura. Veja também: 12 formas comprovadas cientificamente de desacelerar o metabolismo.
Resultados da pesquisa
O estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences em fevereiro deste ano, apontou que fazer exercícios após acordar pode ajudar a queimar a gordura armazenada no corpo de maneira mais eficiente. A pesquisa foi realizada com ratos, que foram submetidos a exercícios em diferentes horários do dia.
Especificamente, as três horas seguintes ao despertar são consideradas o momento ideal para realizar exercícios.
Segundo os médicos que conduziram o estudo, isso tem a ver com um hormônio chamado glucocorticoide, que controla o acúmulo de gordura e o apetite pela manhã.
- Confira também: 13 atividades físicas que mais queimam calorias.
- Veja: A importância da atividade física para emagrecer.
Esse hormônio é descarregado no corpo por volta das 8h, logo depois de atingir os seus níveis mais baixos às 3h, durante o sono.
Para aqueles que desejam ganhar massa muscular de forma saudável, é necessário seguir uma rotina com exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável, com quantidades suficientes de proteína.
Além disso, é importante ter paciência para alcançar os resultados desejados e treinar sempre sob a orientação adequada.
Exercícios noturnos
Por outro lado, os benefícios de se exercitar à noite também foram observados na pesquisa. Além do período logo após o despertar, o início da noite mostrou-se eficiente para a prática de exercícios, mas por um motivo diferente.
Os exercícios no anoitecer são realizados após as principais refeições do dia, o que resulta em um equilíbrio na quantidade de açúcar no sangue.
Isso sugere que o horário pode ser mais eficiente para pessoas com diabetes tipo 2, que precisam monitorar os seus níveis de insulina. Veja também: Diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2.