Ciência Mostra a Tendência Fitness que Não Ajuda a Emagrecer de Verdade

Há uma abundância de tendências por aí que estão tentando nos ajudar a combater o ganho de peso. Há uma abundância de dietas comerciais que são caras, mas que pelo menos funcionam.

No entanto, uma tendência importante no momento que os pesquisadores da University of Pittsburgh School of Education’s Department of Health and Physical Activity apontaram como particularmente ineficaz são os rastreadores de atividade física.

O ESTUDO:

Os pesquisadores de Pittsburgh fizeram um estudo durante 24 mesess com dois grupos:

  1. um usando rastreadores de atividade física juntamente a um programa comportamental de perda de peso;
  2. o outro grupo só aderiu ao programa comportamental de perda de peso.

Todos os participantes foram submetidos a dietas de baixas calorias, tiveram o aumento de atividade física prescrito e participaram de sessões de terapia em grupo sobre saúde e nutrição.

Após os primeiros seis meses, os participantes foram novamente divididos em dois subgrupos: um que continuou as sessões de terapia em grupo mensalmente e outro que recebeu um dispositivo para monitorar sua dieta e atividade física.

O que foi descoberto foi que os participantes sem rastreadores de atividade física mostraram quase duas vezes os benefícios da perda de peso (6kg) no final do período do que aqueles que fizeram. E isso é uma grande quantidade!

CONCLUSÃO:

Os pesquisadores concluíram que os dispositivos que fornecem o feedback sobre o seu progresso na perda de peso oferecem menos benefícios do que outros métodos mais convencionais. Eles podem não abranger a adesão aos princípios de um estilo de vida saudável, que é o aspecto mais importante de qualquer programa de perda de peso.

“Embora o uso de dispositivos portáteis seja atualmente um método popular para controlar a atividade física – medidas tomadas por dia ou calorias queimadas durante um treino – os nossos resultados mostram que adicioná-los a uma terapia comportamental sobre perda de peso que inclui atividade física e ingestão de calorias reduzidas não melhora a perda de peso ou engajamento atividade física. Portanto, dentro deste contexto, estes dispositivos não devem ser consideradas ferramentas para a gestão de peso que substituam os grupos de terapia comportamental eficazes para a atividade física e dieta “, disse John Jakicic, pesquisador principal do estudo e presidente do Pitt’s Department of Health and Physical Activity.

Você acredita que estes rastreadores de atividade física te ajudam a perder peso? Já experimentou participar de uma terapia em grupo para perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário