Depois de uma ótima noite de sono, o celular desperta e você acorda cheio de ânimo para começar o dia. Até que se levanta da cama, coloca os pés no chão e sente uma dor para lá de chata.
Segundo a podiatra Dina Stock, a dor no pé ou no calcanhar pela manhã pode ser causada por uma série de condições, devido à falta de suporte ou à utilização excessiva de tendões e ligamentos.
Fascite plantar
Ela pode atingir pessoas que ficam de pé por muito tempo ou que praticam corrida, por exemplo. Trata-se de uma inflamação do tecido denso na sola do pé.
Os pés têm ligamentos que recebem o nome de fáscia plantar. Eles se estendem do calcanhar até a base dos dedos e dão suporte ao arco do pé, além de absorver a pressão conforme uma pessoa caminha ou corre.
Quando esses ligamentos ficam inflamados e a fascite plantar é desenvolvida, a pessoa sente uma dor na sola do pé, que pode atingir o calcanhar de modo intenso ao pisar no chão depois de acordar ou após ficar sentado por muito tempo.
Essa dor parece uma pontada e geralmente passa por conta própria, conforme a pessoa anda e “acorda” esses ligamentos. Porém, em alguns casos, a dor pode permanecer durante todo o dia.
A fascite plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar pela manhã. Para ajudar a aliviar essa dor, a podiatra Dina Stock sugere fazer alongamentos na cama ao acordar, antes de colocar os pés no chão.
É possível fazer isso ao enrolar uma toalha ou faixa elástica em volta do antepé (parte anterior do pé) e puxar o pé delicadamente em direção a você. O próximo passo é segurar a posição por 20 segundos, relaxar e repetir o alongamento por cinco a 10 minutos antes de sair da cama.
Tendinite de Aquiles
É a inflamação ou irritação do tendão de Aquiles, um tendão que ajuda a caminhar, correr e saltar. Quando esse tendão é sobrecarregado ou usado excessivamente, ele pode ficar rígido e sensível, além de inchar.
O tendão fica dolorido ao ser tocado e a pessoa pode sentir dor no calcanhar logo pela manhã, mas também durante e após se exercitar, ao subir escadas ou ao se movimentar ao longo do dia.
Quando o processo inflamatório é intenso, pode haver dor mesmo em repouso. Se a condição não for tratada, a pessoa pode sentir que está com dificuldade para caminhar.
Para ajudar a aliviar a dor, recomenda-se descansar e aplicar gelo no tendão por até 20 minutos por vez, ao longo do dia. Outra dica é elevar a perna para reduzir o inchaço. Se a dor persistir, o médico pode indicar um anti-inflamatório ou até uma imobilização.
Há ainda a opção de procedimentos cirúrgicos que o médico pode indicar ao paciente, caso a dor persista e não responda ao tratamento conservador. Confira mais detalhes sobre a tendinite no tendão de Aquiles.
Pé chato
Naturalmente, o pé apresenta um arco que apoia o peso do corpo ao andar ou correr. A ausência ou diminuição deste arco plantar é o que se chama de pé chato ou pé plano.
Na maior parte dos casos, o pé chato é assintomático, mas há quem possa sentir dor ou desconforto, fadiga devido ao esforço e hiperfrouxidão ligamentar.
Segundo a podiatra Dina Stock, é importante acomodar o pé para não fazer com que as outras estruturas trabalhem demais. Ela explicou que a instabilidade no pé pode causar diversos problemas nos tendões, ligamentos e articulações e que suportar os arcos é o mais importante a ser feito para quem tem pé chato.
O pé chato pode agravar outras condições como fascite plantar e tendinite de Aquiles. Recomenda-se calçar bons tênis de corrida ou utilizar palmilhas nos sapatos. Por outro lado, quem tem pé chato não deve calçar sandálias ou andar descalço.
O tratamento da condição ainda pode incluir o uso de sapatos ortopédicos, sessões de fisioterapia e exercícios que ajudem na formação da cavidade do pé, por exemplo. Em casos de pé chato rígido, uma cirurgia pode ser indicada.
Artrite
Sentir uma dor ao longo da parte superior do pé ou nos tornozelos pela manhã pode ter relação com a artrite. A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações do corpo, definidas como as juntas entre dois ossos.
A osteoartrite ou artrose é o tipo mais comum de artrite. Ela acontece quando há um desgaste da cartilagem, o que causa o aumento de fricção entre os ossos, levando à inflamação local, dor e incapacidade funcional. Saiba mais sobre os tipos de artrite e como tratar.
O que fazer?
Além das dicas passadas ao longo do artigo, é fundamental que você procure ajuda médica para identificar o tipo e a causa da dor no seu pé ao levantar pela manhã. Feito isso, o médico poderá prescrever o tratamento ideal para o seu caso em particular.
Siga todas as orientações do médico e, caso não melhore, retorne ao consultório para verificar se não precisa de um tratamento diferente ou mais amplo.
As informações são da Cleveland Clinic, da Veja Saúde, do Hospital Israelita Albert Einstein, do Guilherme Honda Saito Ortopedia do Pé e Tornozelo, da Rede D’or São Luiz e do MD Saúde.
Fontes e referências adicionais
- Why Your Feet Hurt When You Wake Up in the Morning, Cleveland Clinic.
Fontes e referências adicionais
- Why Your Feet Hurt When You Wake Up in the Morning, Cleveland Clinic.