6 formas caseiras de aliviar a dor nos pés 

Especialista da área:
atualizado em 20/06/2022

Dor nos pés pode ser algo muito comum e frequente, já que eles sustentam o peso do nosso corpo e suportam os impactos da caminhada. Calçados apertados, de salto alto ou bico fino também podem resultar em dor ao final do dia. Sendo assim, não há nada melhor do que conhecer algumas formas caseiras de aliviar as dores nos pés, ao final de um dia exaustivo. 

Veja 6 formas caseiras de aliviar a dor nos pés.

  Continua Depois da Publicidade  

Compressão, resfriamento e elevação

Compressão
Caso não tenha uma meia de compressão, pressionar pontos dos pés com os polegares pode ajudar

Se a causa da sua dor nos pés for o inchaço das extremidades, a melhor forma de aliviá-la é seguir três etapas básicas: compressão, resfriamento e elevação das pernas. 

Para a primeira etapa, você pode usar meias de compressão, mais conhecidas como “meias para varizes“, se você tiver em sua casa. Elas melhoram a circulação sanguínea nas pernas e nos pés, promovendo o retorno do sangue ao coração. 

Se você não tiver essas meias em casa, você pode pressionar vários pontos nos seus pés com os polegares das mãos, durante alguns minutos. Nesta etapa, você já sentirá um relaxamento nos pés. 

Depois disso, coloque água fria e gelo em uma bacia, e mergulhe seus pés até os tornozelos. Nos primeiros segundos, você sentirá um leve incômodo, mas tente manter os pés submersos por, pelo menos, 15 segundos. 

Após o resfriamento, deite-se na cama ou no sofá e coloque 2 ou 3 travesseiros embaixo das suas pernas, de modo que elas fiquem bem elevadas. Fazendo isso, as suas pernas e pés terão uma boa redução do inchaço e, consequentemente, a dor nos pés será aliviada. 

  Continua Depois da Publicidade  

Escalda-pés

O escalda-pés é uma técnica de origem milenar, que proporciona alívio para as dores e desconforto nos pés. 

O método promove um relaxamento nos pés, aliviando dores tensionais, que são comuns ao final de um dia agitado, em que você tenha caminhado muito ou ficado muito tempo em pé. 

O escalda-pés também é uma excelente opção para dores causadas por um calçado apertado ou desconfortável. Veja como os seus sapatos podem acabar com os seus pés.

A técnica também melhora as calosidades dos pés, que podem ser uma das causas da dor na região. Veja como tratar os calos nos pés e nas mãos.

Para fazer o escalda-pés, você precisará encher uma bacia com água suficiente para cobrir os pés até a altura dos tornozelos, e ela precisa estar com uma temperatura entre 36ºC e 46ºC, de acordo com a sua sensibilidade. 

Você pode adicionar óleos essenciais de ervas, como o óleo de lavanda, e sais de banho, para que as fragrâncias aumentem ainda mais a sensação de relaxamento e bem estar. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além dos óleos e dos sais, você pode colocar alguns materiais na bacia, por exemplo, bolinhas de gude, pedras lisas e achatadas, pedra-pomes ou buchas vegetais, que vão servir como massageadores e esfoliantes para os seus pés. 

Quando a água estiver esfriando, retire os pés da água e aproveite ainda a sensação de relaxamento colocando os pés sobre uma toalha felpuda. Finalize o seu tratamento com um creme hidratante para os pés. 

Massagem nos pés

Massagem nos pés
Uma massagem feita por um profissional pode ser ótima para alívio das dores

O principal efeito da massagem nos pés é a sensação de relaxamento, mas ela também pode promover o alívio das dores causadas por inflamações nos músculos e tecidos dos pés, em uma sessão de apenas 10 minutos. 

Quando esta prática é associada aos óleos essenciais, seu efeito é potencializado, pois essas substâncias possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. 

Os óleos também exalam aromas agradáveis, que promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento. Veja como usar os óleos essenciais corretamente

Escolha um óleo essencial de sua preferência para fazer a massagem. Se não tiver nenhum, você pode usar um creme hidratante, para facilitar o deslizamento das mãos: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Sente-se numa posição confortável e coloque um pé sobre sua perna, para que você possa massageá-lo. 
  • Passe o óleo essencial ou o creme hidratante nas mãos.
  • Esfregue, gentilmente, o seu pé, sempre na direção de cima para baixo. Use os seus polegares, para fazer esse movimento na sola do seu pé, aplicando uma leve pressão.
  • Continue com esse movimento na sola do pé, avançando até a região do tendão de aquiles (no tornozelo), onde você deve aplicar uma leve pressão. 
  • Massageie o tornozelo, fazendo movimentos circulares, sempre aplicando uma leve pressão. 
  • Faça movimentos circulares também na sola dos pés, começando de cima para baixo. 
  • Deslize seus dedos na parte de cima do pé até os dedos. 
  • Faça uma leve pressão em cada dedo do pé. 
  • Agora, você pode fazer os mesmos movimentos no outro pé.

Os óleos essenciais recomendados para esta massagem nos pés são o de alecrim, sálvia, eucalipto e hortelã

Banho de contraste

O banho de contraste é uma técnica da fisioterapia, cuja ideia é alternar entre dilatação e contração dos vasos sanguíneos, usando banho quente e frio, respectivamente. 

A técnica é bastante útil para tratar dores nos pés e nos tornozelos decorrentes de lesões nas articulações, que tenham causado um edema (inchaço).

O calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, promovendo a reabsorção do sangue que se acumulou na região da lesão. A sensação de dor diminui, por causa da melhora no fluxo sanguíneo local e do relaxamento muscular causados pela água quente. 

A alternância com a água fria é a melhor forma de diminuir o inchaço de um processo inflamatório pós-trauma. 

Para fazer o banho de contraste, você vai precisar de duas bacias, uma com água quente e outra com água fria:

  • Mergulhe os seus pés em água quente por 3 minutos. 
  • Em seguida, mergulhe os pés em água fria por 1 minuto.
  • Repita o processo nessa mesma ordem, mais duas vezes, totalizando 3 banhos de contraste. 

Se você estiver com muita dor e inchaço nos pés, você pode fazer os banhos quentes por 5 minutos e, os frios, por 3 minutos. Essa técnica pode ser realizada até 4 vezes ao dia. 

Bolinha embaixo dos pés

Uma das causas comuns de dor nos pés é a fascite plantar, que é a inflamação da fáscia plantar, um tecido em forma de faixa que liga o osso do calcanhar aos dedos dos pés. 

O método caseiro mais utilizado para tratar esse tipo de dor é a massagem com bola de tênis ou outro tipo de bola mais firme. 

Essa massagem é muito simples, basta rolar a bola embaixo dos pés. Mas, quando sentir um ponto mais dolorido, alivie a pressão, pois a compressão exagerada desse ponto pode piorar a inflamação, aumentando a dor. 

A massagem deve ser feita de tal forma que você sinta uma leve pressão, visando o relaxamento do tecido na sola do pé, mas você não pode sentir uma piora da dor. Confira outros exercícios para fascite plantar

Alongamento dos pés

Alongamento dos pés
Alongamentos simples podem ajudar a aliviar as dores

O alongamento dos pés contribui para o alívio das dores, mas também funciona como um tratamento preventivo de lesões e inflamações no local. 

São alongamentos simples, que você pode fazer em qualquer lugar e vão te ajudar a relaxar a musculatura e melhorar a circulação sanguínea:

  • Em pé, estenda os pés, deixando-os em linha reta com as pernas e mantenha essa flexão plantar por 30 segundos. Para fazer esse alongamento, você pode se apoiar na parede ou em uma cadeira. Para entender melhor o movimento, é como se você tivesse que olhar por cima do muro e, para isso, tivesse que se apoiar na ponta dos pés. 
  • Gire os pés nos sentidos horário e anti-horário por 1 minuto. 
  • Sente-se no chão e puxe seus pés em direção à perna, fazendo uma flexão dorsal. Você pode usar as mãos para puxar os pés ou usar uma toalha/elástico, se não conseguir alcançá-los. Mantenha essa flexão por 30 segundos e, depois, repita o alongamento mais duas vezes.
  • Por fim, faça movimentos de abertura e fechamento dos dedos dos pés, durante 3 minutos. 
Fontes e referências adicionais

Você sente dores nos pés com frequência? O que você acha que pode ser a causa de suas dores nos pés? Quais formas de aliviar a dor nos pés você pretende aplicar em sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário