Inhame Engorda ou Emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 18/02/2020

O inhame é um vegetal que é similar à batata doce. Ele vem da África, América do Sul e Mediterrâneo. Ele tende a ser mais doce do que a batata doce e oferece vários componentes nutricionais. São considerados um “super alimento” por causa de seus muitos nutrientes. Há centenas de variedades de inhames e muitas formas de prepará-los. Esse artigo foca na tentativa de definir se o inhame engorda ou emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Calorias, Gordura e Proteína

Uma xícara de inhame em cubos cozido contém 158 calorias. Com 2 gramas de proteína e nenhuma gordura ou colesterol, ele é uma boa escolha para pessoas que estão tentando perder peso e manter seus corações saudáveis. Ele oferece 5,3 gramas de fibras, o equivalente à fibra em uma tigela de cereais, fazendo dele um alimento saciante que pode te ajudar a ficar satisfeito entre refeições. Também é um alimento pouco glicêmico. A Faculdade de Saúde Pública de Harvard lista o inhame com um índice glicêmico de 37, fazendo com que seja improvável que ele cause um pico nos seus níveis de açúcar no sangue.

Fibra

A fibra alimentar no inhame é aproximadamente seis gramas por inhame de tamanho médio. A fibra no inhame pode evitar que colesterol se acumule nas suas artérias. Assim, a fibra do inhame melhora a saúde cardiovascular e reduz seu risco de doença cardíaca e derrame. Comer inhame emagrece devido à fibra alimentar, que pode ajudar com a perda de peso ao te fazer se sentir mais cheio e reduzir a absorção de algumas gorduras.

Carboidratos

O inhame é uma fonte saudável de carboidratos que pode ser categorizado como amido e fibra. Os carboidratos que você retira do inhame te oferecem energia duradoura. O inhame tem um baixo índice glicêmico, então ele não eleva o açúcar no sangue e você não tem uma “queda” depois. Os carboidratos encontrados no inhame são saudáveis para a perda de peso e nutrição geral.

Quando o Inhame Engorda?

Comer inhame engorda somente no caso de você comer uma quantidade muito grande, ou então comê-lo preparado com manteiga ou algum óleo que o deixaria muito calórico. Os carboidratos fazem parte da grande maioria das dietas e o inhame é um carboidrato excelente já que dá saciedade e é digerido lentamente.

Vitamina C

O inhame contém aproximadamente 30% da sua necessidade diária de vitamina C. A Vitamina C protege seu corpo de danos celulares e doenças. Ela também pode diminuir a inflamação no corpo. Assim, o inhame pode ser um bom vegetal se você é um atleta ou sofre de condições crônicas como artrite ou cistite.

Vitamina B

O inhame contém grandes quantidades de vitaminas B, principalmente na forma de B6. A Vitamina B6 é necessária para proteger os vasos sanguíneos e o coração. Ela facilita a quebra do aminoácido homocisteína. Homocisteína demais no sangue pode contribuir para doenças cardíacas e hipertensão. A Vitamina B6 também é importante para a regulação do humor e energia.

Se você não ingere vitamina B6 suficiente, você pode se sentir cansado e deprimido. A deficiência de Vitamina B6 também pode inutilizar os esforços para perda de peso, porque ela é importante para a metabolização de outros nutrientes. Uma porção de inhame pode te oferecer 15% da sua necessidade de vitamina B6.

Potássio

O potássio do inhame pode promover uma pressão arterial saudável. Para manter uma pressão arterial saudável, você precisa manter um balanço de sódio e potássio. O inhame te oferece 25% da sua recomendação de potássio. Por haver tanto sódio na nossa dieta comum, é muito mais comum ter deficiência de potássio do que de sódio. Comer inhame te ajuda a manter esse balanço necessário.

Esses são alguns dos principais nutrientes do inhame. Você pode conseguir os benefícios do inhame assando ou fritando o vegetal. Uma porção de inhame é aproximadamente igual a uma xícara picada ou um inhame médio. Use inhame onde você usaria proteína ou batatas. O inhame está disponível em muitos supermercados e lojas de produtos naturais.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você consome o inhame com qual frequência? Como você costuma prepará-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (100 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

31 comentários em “Inhame Engorda ou Emagrece?”

  1. Engraçado não gostava de inhame, daí comecei a bater com limão ou laranja. Hoje eu gosto dele de qualquer jeito, Fiz um purê e amei. Purê, peixe e salada, bom demais.

    Responder
    • É interessante você dar uma variada na dieta até para receber nutrientes diferentes de variados alimentos, Alexandra.

      Responder
  2. Foi muito bom saber sobre os benefícios do inhame, importante para manter uma alimentação saudável, por isso vou consumir todos os tipos de sopas, tudo bem explicado. Obrigada pelas dicas. Valeu querido.

    Responder
  3. Cozinho de 2 a 3 inhame pequenos, com casca, por uns 5 minutos (+ou-), o cozimento é rápido, daí eu os descasco e amasso num prato com um garfo, não tempero com nada, inclusive o sal, e como com um pouco de arroz e filezinhos de frango grelhado. Hmmm.. adoro! Como quase todos os dias. Gosto mais que batata doce ou purê de batata inglesa! Mas eu sinto que estou engordando um pouquinho (me sinto pesada), será que uso muito inhame? Alguém poderia tirar essa dúvida pra mim? Por favor? Obrigada!!

    Responder
    • Essa quantidade por dia parece não estar acima do ideal. Fique de olho no restante da sua dieta e não deixe de praticar exercícios para evitar o ganho de peso.

      Responder
  4. cozinho o inhame com água, depois bato no liquidificador e tomo com cacau e açúcar, fica igual leite. Faço assim porque tenho intolerância ao leite e seus derivados o inhame substitui tudo que vai leite nas minhas receitas e fica muito bom!

    Responder
  5. Nao como arroz nem feijao nem macarrao so inhame com frango ou queijo branco ou ovo cozido ou mexido na agua ou com requeijao ligth

    Responder
  6. Eu cozinho o inhame com casca na panela de pressão, para não perder os nutrientes. Depois de bem macio tiro a casca amasso para purê, só que não coloco nada: nem sal, nem leite, nem manteiga. Dai faço um molho de tomate natural, acrescento carne moída ou linguiça e coloco por cima do purê. Uma delicia!

    Responder
    • Cozinho de 2 a 3 inhames pequenos, com casca, por uns 5 minutos (+ou-), o cozimento é rápido, daí eu os descasco e amasso num prato com um garfo, não tempero com nada, inclusive o sal, e como com um pouco de arroz e filezinhos de frango grelhado. Hmmm.. adoro! Como quase todos os dias. Gosto mais que batata doce ou purê de batata inglesa! Mas eu sinto que estou engordando um pouquinho (me sinto pesada), será que uso muito inhame? Alguém poderia tirar essa dúvida pra mim? Por favor? Obrigada!!

      Responder
  7. parabens pelo artigo. nao sabia q ele era tao bom assim, comia, mas nao sabia tamanha importancia p nossa saude.

    Responder
  8. CONSUMO O INHAME :(COLOCANDO UM INHAME DESCASCADO.. UMA OU MEIA MAÇA COM CASCAUM POUCO DE LIMÃO UMA COLHER DE AZEITE DE OLIVA UM POUCO DE CANELA DUAS FOLHAS DE REPOLHO UMA COLHERINHA DE AÇUCAR MASCAVO E UMA COLHERINHA DE MEL BATO NO LIQUIDIFICADOR E TOMO QUANDO LEVANTO..
    AI EU TE PERGUNTO SERÁ QUE TA CERTO OU TERIA QUE TIRAR ALGO

    Responder
  9. Comer inhame hoje para mim é uma maravilha,ele faz parte do meu cardápio pois eu não como arroz mas como feijão e comendo inhame(um pq)isso faz me sentir bem alimentada como varios tipos de salada e o inhame hoje faz parte do meu cardápio,e tenho a batata doce para intercalar é ótimo eu recomendo.

    Responder
  10. Faço uso do inhame no almoço,pois eu não como arroz mas como feijão,eu cozinho o inhame no vapor pois na água eu acho que perde um pouco de suas propriedades,como uma fatia grande ou um pq,no outro dia eu como batata doce então eu reveso inhame com batata doce,e isso me faz mt bem.Agora meu esposo começou a comer .

    Responder
    • Boa a noite, como inhame todos os dias cozido no forno com peixe, se engorda pode ser mais comecei a comer por causa da menopausa dizem que ajuda , e não como mais arroz .É muito bom.

      Responder