Karoline Lima, 28 anos, deixou os seguidores curiosos ao contar que tentaria tirar a mancha verde que estava em seu cabelo com o auxílio do ketchup.
A influenciadora digital, que tem os fios platinados, enfrentou o incidente nas madeixas após curtir um dia de piscina. O cloro da água acabou deixando seus cabelos em um tom verde.
“Tenho que fazer uma confissão. Ontem cometi algo contra nós, loiras, e entrei na piscina de cabeça, molhando o cabelo todo. Primeiro que meu cabelo está nessa estrutura maravilhosa, de dar pena. Segundo que ficou verde, sim, aconteceu”, relatou.
A namorada do jogador de futebol Léo Pereira, do Flamengo, disse que mandou mensagem para a cabeleireira de madrugada e recebeu como recomendação passar ketchup nos fios para voltar à cor normal.
“Por hoje vou fazer uma coisa que Ana disse para eu fazer. Ela disse para eu usar ketchup, extrato de tomate, alguma coisa que seja vermelha. Deixar 20 minutos e depois lavar”, explicou.
A influencer mostrou todo o processo, com direito a tempo de espera e retirada do produto. “Amo cheiro de ketchup, mas que nojeira é a vida. Pior que gosto de ketchup em comida, não no meu cabelo. Ela falou para eu colocar bastante. Que maravilha. A que ponto chegamos. Uma nojeira”, desabafou.
- Veja também: Cauterização capilar – Para que serve e como é feita
Mas não é que funcionou? “Pior que acho que saiu. Está molhado, mas não está mais verde. Estava verde-limão. Olha, não está verde mais, não!”, celebrou, por fim.
Como funciona?
O método realmente é eficaz e chegou a viralizar nas redes sociais recentemente. O cabelo loiro ou descolorido, natural ou pintado, geralmente carrega o pH alcalino. Por isso, a acidez do molho de tomate ou ketchup, junto da cor vermelha do produto, neutraliza o cabelo e remove os resíduos de cloro que causam a cor esverdeada.
Mas por que o cabelo loiro fica verde na piscina? O cloro resseca e enfraquece os fios, retirando a proteção hidratante natural da sua superfície. Portanto, sem essa camada protetora, o cloro reage diretamente com a pigmentação e as proteínas das madeixas, deixando a coloração esverdeada.
Os danos causados variam de acordo com a frequência e tempo de exposição, além do nível de cloro na água. A porosidade dos fios também é um ponto a ser analisado, quanto mais poroso o fio, mais rápido ele absorve o sulfato de cobre presente no cloro, causando assim a aparência esverdeada em menor tempo.
Existem alguns meios de evitar que o cabelo claro fique esverdeado, como:
- Manter os fios hidratados, a fim de fechar os poros e dificultar que o sulfato de cobre entre em contato com a queratina capilar.
- Molhar o cabelo com água corrente antes de entrar na piscina, para que as madeixas absorvam mais água e menos cloro.
- Lembrar de lavar o cabelo com shampoo antirresíduos ou reparador assim que sair da piscina. É aconselhável passar condicionador ou creme para pentear como forma de amaciar os fios.