Lecitina de Soja Emagrece? Para Que Serve e Benefícios

Especialista:
atualizado em 13/11/2015

Lecitinas são substâncias gordurosas que ocorrem naturalmente em plantas, como a soja, e em animais, como a gema de ovo. Algumas pessoas usam a lecitina como um suplemento devido a sua grande quantidade de colina, uma vitamina que faz bem ao coração e ao desenvolvimento do cérebro.

A lecitina de soja pode ser extraída da soja de forma mecânica ou química, usando um elemento químico chamado hexano, e é um subproduto da produção do óleo de soja. Por possuir ação emulsificante, a lecitina de soja é usada em muitos produtos, especialmente doces, para que os ingredientes não se separem depois do preparo.

A lecitina é usada como medicamento e também na fabricação de medicamentos para tratar problemas de memória como demência e mal de Alzheimer, além de problemas na vesícula, certos tipos de depressão, colesterol alto, ansiedade e eczema, uma doença de pele.

Algumas pessoas também usam a lecitina de soja como um hidratante para a pele, aplicando-a diretamente sobre a superfície da pele. Há também indícios de que a lecitina de soja emagrece, o que veremos a seguir se trata-se apenas de um boato ou se é um fato confirmado.

Benefícios da Lecitina de Soja

Embora a gordura da lecitina de soja não seja essencial para o corpo, ela pode ajudar em várias funções das células e dos órgãos do corpo. Alguns dos benefícios da lecitina de soja são:

  • Melhora o funcionamento do cérebro

O principal nutriente presente na lecitina de soja é a fosfatidilcolina, que é parte das membranas em volta das células do cérebro. No corpo, esse nutriente é transformado em colina, que é necessária para a saúde do cérebro, principalmente para prevenir perda de memória, inclusive a causada pelo envelhecimento.

  • Baixa o colesterol 

Os benefícios da lecitina de soja contra o colesterol alto são bem conhecidos, já que ela é usada para esse fim há muito tempo. Ela controla a entrada e saída de nutrientes nas células e previne o acúmulo de gordura nas paredes do coração, artérias e cérebro, ao quebrar os depósitos de gordura. Ela não ajuda apenas com os níveis de colesterol, mas também com a saúde do coração e de todo o sistema cardiovascular.

  • Prevenção de doenças

Há pesquisas que indicam que os resultados positivos do uso da lecitina de soja no cérebro podem melhorar os sintomas e até mesmo prevenir o mal de Alzheimer, demência, amnésia e outras doenças que afetam o cérebro e a memória.

  • Saúde do fígado

Já se sabe há algum tempo que a lecitina e a colina são essenciais para a saúde do fígado. Como essas suas substâncias mantêm as gorduras dispersas em água, elas impedem que as gorduras se acumulem e causem bloqueios. Além disso, elas são eficazes na eliminação de toxinas do fígado antes que elas possam causar qualquer dano.

Outros possíveis benefícios da lecitina de soja incluem o tratamento de doenças da vesícula, tratamento de ferimentos na cabeça, tratamento de transtorno maníaco depressivo, tratamento para pele seca e dermatites, melhora da performance atlética, melhora nos sintomas de transtornos de movimento, mal de Parkinson, estresse, ansiedade, eczema, problemas com o sono, entre outros.

Lecitina de Soja emagrece?

Não há qualquer evidência científica de que a lecitina de soja emagrece. Ela não possui a capacidade de metabolizar grandes quantidades de gordura a ponto de promover perda de gordura significante.

As evidências existentes que ligam a lecitina à gordura do corpo é que ela, quando presente no sangue, pode impedir que a gordura se una e forme placas que podem bloquear veias e artérias, além de poder causar arteriosclerose.

Para entender esse efeito, pense em um copo de água em que se coloca óleo. O óleo se junta na superfície, ficando separado da água. Se você adiciona lecitina a essa mistura, ela faz com que o óleo e a água se misturem, impedindo que a gordura fique toda em um só lugar. Esse efeito da lecitina pode ser uma das razões pelas quais se diz que a soja faz bem ao coração.

Mesmo tendo esse efeito, não há qualquer evidência de que a lecitina de soja emagrece. Para isso, a melhor solução continua sendo uma dieta variada e balanceada em conjunto com exercícios físicos.

Efeitos Colaterais da Lecitina de Soja

Como com muitos produtos alimentares, consumir lecitina de soja em quantidades excessivas pode ser prejudicial e causar efeitos colaterais. Seu uso em grandes quantidades e sem acompanhamento médico pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Problemas gastrointestinais: o consumo em excesso pode causar problemas como náusea, dor abdominal e diarreia, o que pode interferir na absorção de nutrientes.
  • Problemas de peso: há casos de pessoas que ganharam peso com o uso da lecitina de soja, e também de pessoas que perderam o apetite, causando perda de peso excessiva. Nesses casos, pode-se dizer apenas que a lecitina de soja emagrece de forma não saudável.
  • Alergias: consumo em excesso de lecitina de soja pode causar erupções, irritações e coceira na pele, sinais de reação alérgica. Pessoas alérgicas a soja podem perceber sintomas mesmo com quantidades menores de lecitina de soja.
  • Pressão arterial baixa: esse é um efeito do consumo em excesso, e pode ser acompanhado por síncopes, confusão, visão borrada, dificuldade para respirar, dores de cabeça, vômito e tonturas.
  • Hormônios: a soja pode interferir muito na função da tireoide e nos hormônios que ela produz. A lecitina de soja também pode diminuir níveis de testosterona e pode estar ligada ao câncer de mama.

Outros possíveis efeitos colaterais do consumo regular de lecitina de soja são tosse, espirros, nariz escorrendo, inchaço na garganta e rosto, dificuldade para engolir, suor em excesso e choque anafilático, em casos de alergias severas.

Se você toma a lecitina de soja e experimentar qualquer efeito colateral, procure um médico e descontinue o uso do suplemento.

Há alguém que tenha te recomendado o uso de algum suplemento acreditando que a lecitina de soja emagrece? Você já tomou este suplemento para algum propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

10 comentários em “Lecitina de Soja Emagrece? Para Que Serve e Benefícios”

  1. Tomei lecitina por recomendação de um cientista biólogo. Não lembro porque parei, talvez o preço. Vou continuar.

  2. Por volta de 1997, eu tinha 45 anos, fiz dieta com toda a família, crianças também. Eu tomava lecitina + Alcachofra Composta INFABRA( só esta marca deu resultado). Emagreci com caminhadas diárias, 19 kilos em 6 meses.

    Recentemente, comprei só a lecitina e tive ganho de peso, mesmo com exercícios.

    A lecitina atua como um Detergente no corpo, agregando, emulsionando toda a gordura.

    Vou comecar novamente e depois conto prá vocês o que aconteceu. Hoje é 04/10/2018

    • Oi Marli, tudo bem ?
      Deu resultado ? Tenho 41 e adquiri uma barriga saliente, nos últimos dois anos, me atrapalha demais, está acabando com minha alto estima, fica abaixo do umbigo que não consigo eliminar, socorro !

  3. Tomei esse medicamento e não tive nenhum efeito colateral mencionado acima. Meu objetivo foi diminuir o hormônio de crescimento hg1. Notei melhoras significativas no coração, ansiedade, e outras melhoras na dormência dos membros e coluna. Não tomo analgésicos com frequência.

  4. Olá, sou profissional da saúde, e há alguns anos venho me interessando por nutrologia e leio muitos artigos escritos por nutrólogos, nutricionistas, chefs e pesquisadores de alimentos e vejo que cada vez a população, incluo-me nela, está pior informada em relação ao que seja saudável ou não
    . Há inúmeros estudos, mas com amostragem pequena de ensaios científicos com determinados alimentos.Há muitos estudos com resultados conflitantes, o que gera ainda mais confusão!
    Prova disso são os boatos: num momento ´ovo é vilão, noutra época faz bem á saúde. Num dado momento gorduras de origem animal são nocivas, depois são benéficas.Espinafre cru faz mal á saúde, depois é excelente!
    Ficamos confusos.
    Assisti uma palestra do sr. José Ferrer ( Fitoterapeuta e pastor de Igreja Adventista do 7o dia) que indicou com muita veemência a LECITINA DE SOJA GRANULADA misturada a suco de laranja e berinjela para tomar pela manhã em jejum e combater a obesidade. Dizia ser esta a única forma natural segura e sem sequelas graves para o emagrecimento. Disse ainda que esta dieta deve ser feita por um curto período de 10 dias, pois ocorrem diarréias durante os primeiros dias, e que ocorre uma limpeza incrível no intestino ( será que não prejudica a flora intestinal? ). E pelo custo de Lecitina de Soja Granulada ser tão elevado ( não entendo o motivo! ), decidi experimentar tomando a leticina em cápsulas por um período curto de tempo, no máximo 30 dias , e observar.

  5. Há 2 dias atraz usei pela primeira vez a lecitina de soja. Tomei 1 capsula antes do cafe da manhã e fiquei o dia todo com nauzeas e forte dor de cabeça que se estendeu até o outro dia, mesmo tomando analgésico e bicarbonato de sódio. Será que foi reaçã alérgica. Devo tomar outra pra confirmar. Gostaria de continuar, mas estou receiosa. O que me orientam? Desde já agradeço!

  6. São apresentadas só pessoas jovens… Pessoas com mais de 65 anos, o efeito de emagrecer é o mesmo?

    Aguardo retorno e agradeço. Bom dia!

  7. Ola, ganhei 1 frasco de 1 litro de lecitina pura e gostaria de saber como toma-la? Com água no leite e qtas vezes por dia ou semana? Obrigada