Leite de Cabra

Leite de Cabra Tem Lactose? É Melhor Que Leite de Vaca?

Vinte anos atrás, a maioria das pessoas que rotineiramente tomavam leite no seu café da manhã usavam leite integral. Hoje, com a preocupação com a gordura na dieta, muitas pessoas passaram a usar leite com baixo teor de gordura ou leite desnatado. E um número significativo de pessoas está optando por leite com lactose reduzida ou sem lactose.

Existem outras alternativas: tomar leite de cabra, por exemplo. Pessoas com diarreia, asma, inchaço e irritabilidade podem estar sofrendo da alergia alimentar mais comum: leite de vaca. O leite de cabra é uma alternativa natural ao leite de vaca e pode ser consumido por muitas pessoas que sofrem de alergias ou sensibilidade ao leite de vaca.

Mas o Leite de Cabra tem Lactose Também?

Sim, o leite de cabra tem lactose assim como o leite de vaca e leite humano, embora muitas pessoas com intolerância a lactose possam beber leite de cabra. Por quê? Postula-se que a razão está na digestibilidade superior de leite de cabra. Leite de cabra é mais completo e facilmente absorvido do que o leite de vaca, deixando menos resíduos indigestos no cólon para fermentar e causar os sintomas desconfortáveis ​​da intolerância à lactose.

Também pode ser que a pessoa não seja intolerante à lactose, mas em vez disso seja uma das 1 em cada 10 pessoas que são alérgicas à principal proteína do leite de vaca… Alfa S1 caseína. Os sintomas são quase idênticos aos da intolerância à lactose. Tanto o leite de cabra e leite humano carecem dessa proteína ofensiva.

A digestibilidade do leite de cabra pode ser atribuída à sua coalhada de caseína, que é mais suave e menor do que a produzida por leite bovino. Quanto menor e mais suave a coalhada, mais facilmente aceito pelo sistema digestivo humano.

Uma outra diferença significativa entre o leite de vaca e leite de cabra é encontrada na composição e estrutura de gordura. O tamanho médio dos glóbulos de gordura do leite de cabra é de cerca de dois mícrons, em comparação com 2 1/2 a 3 1/2 micrometros para o leite de vaca. Estes glóbulos de gordura de tamanho menor proporcionam uma melhor dispersão e uma mistura mais homogênea de gordura no leite, um outro fator que faz o leite de cabra mais fácil de digerir.

O leite de cabra contém mais dos ácidos graxos essenciais (ácidos linoleico e araquidônico) e de uma porcentagem mais elevada de ácidos graxos de cadeia curta e de cadeia média que o leite de vaca. A gordura do leite de cabra pode ser mais facilmente digerida e absorvida do que a do leite de vaca, porque as lipases atacam as ligações éster destes ácidos graxos mais facilmente do que os de cadeias mais longas. E, ao contrário do leite de vaca, leite de cabra não contêm aglutinina; como resultado, os glóbulos de gordura no leite de cabra não aglomeram, o que ajuda a facilitar a digestão e absorção.

Uma Ótima Opção

Leite de cabra é uma opção nutritiva de laticínios para muitas pessoas de diferentes faixas etárias e necessidades de estilo de vida. As crianças e os idosos podem ser especialmente sensíveis ao leite de vaca, assim como certos grupos étnicos, incluindo os asiáticos, hispânicos, afro-americanos e nativos americanos.

Leite de cabra é uma excelente opção para qualquer pessoa que é sensível ao leite de vaca ou leite de soja e é necessariamente ligado à obtenção adequada de cálcio a partir de uma fonte alimentar natural. Leite de cabra é também uma excelente fonte de cálcio na dieta importante na prevenção da hipertensão arterial, osteoporose e outros problemas ósseos. Para as mulheres na menopausa, o leite de cabra fornece 13% mais cálcio do que o leite de vaca e pode ser consumido confortavelmente até mesmo por aquelas com sensibilidade ao leite.

Embora muitas vezes seja recomendado que as crianças que têm problemas para digerir o leite de vaca mudem para o leite à base de soja, essa nem sempre é a resposta. Estima-se que 20% a 50% das crianças com intolerância à proteína do leite de vaca vão reagir negativamente às proteínas de soja. Leite de cabra tem lactose, diferente do de soja, mas é um leite natural que as crianças gostam e podem consumir confortavelmente, mesmo se elas são sensíveis ao leite de vaca e/ou leite de soja.

A composição nutricional do leite de cabra é muito diferente da do leite de vaca. Além de conter 13% mais cálcio do que o leite de vaca, o leite de cabra também tem 25% a mais de vitamina B6, 47% mais vitamina A, 134% mais potássio e 350% mais niacina. O leite de cabra é também mais rico em cloreto, cobre e manganês, e contém 27% a mais do nutriente essencial selênio. O leite de cabra não contém nenhum dos controversos Hormônios de Crescimento Bovinos (BGH).

O leite de cabra está disponível em diversas lojas em formas evaporado e em pó (suplementadas com ácido fólico) e fresco, assim como em embalagens longa vida com uma validade de 8 meses enquanto fechado.

Qual é o leite que você está mais acostumado a tomar? Ao substituir o leite de vaca, qual o seu preferido, e por quê? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*