Leite em pó

Leite em Pó Faz Mal à Saúde?

Muito prático e fácil de preparar, o leite em pó é uma boa opção para aqueles que não bebem leite com tanta frequência e sofrem com o prazo de validade curto do leite de caixinha depois de aberto.

Apesar da praticidade, será que ele contém os mesmos nutrientes que os outros tipos de leite? Continue lendo para entender se o leite em pó faz mal à saúde e quais são as vantagens e desvantagens relacionadas como o seu consumo.

Leite em pó

O leite em pó é uma versão de leite preparada através da evaporação do leite integral comum. Como muitas vezes o leite em caixa tem uma vida útil limitada, muitas pessoas acham o uso do leite em pó mais adequado para ter sempre leite fresco à disposição.

Esse leite é muito utilizado para compor receitas e para aumentar o teor nutricional de alimentos para crianças, por exemplo.

Além disso, muitas vezes o leite em pó é mais barato do que o leite líquido e pode ser armazenado por mais tempo. Muitas pessoas consideram o leite em pó mais saudável que o leite comum, mas isso realmente é observado nas prateleiras?

Informação nutricional

O leite em pó apresenta os mesmos nutrientes que o leite líquido fresco. Porém, ele contém uma quantidade maior de colesterol e açúcar em sua composição, que podem ser prejudiciais à saúde.

Normalmente, o leite fresco apresenta cerca de 87,3% de água, 3,9% de gorduras lácteas e 8,8% de sólidos lácteos não gordurosos como proteínas, açúcar e minerais.

O leite em pó é produzido através da evaporação do leite fresco, que sofre também outros processos como pasteurização para evitar a propagação de bactérias na bebida.

Como citado anteriormente, o leite em pó apresenta praticamente os mesmos nutrientes, que incluem:

  • Minerais como magnésio, zinco, cálcio e potássio;
  • Vitaminas como a vitamina A, D, E e K.
  • Antioxidantes e aminoácidos.

As exceções de nutrientes são o fósforo, selênio e vitaminas do complexo B, que só estão presentes no leite líquido ou em versões fortificadas de leite em pó. Além disso, o leite fresco costuma apresentar sabor, aroma e textura mais agradáveis.

Prós e Contras

Como a maioria dos alimentos processados, existem vantagens e desvantagens associadas ao seu consumo. Vamos discutir isso a seguir.

Prós

  • Bom custo-benefício: O leite em pó pode ser uma ótima alternativa se você não quer ou não pode gastar muito no momento. Além de ser mais barato, não há desperdício com o leite em pó, já que você tem a chance de preparar exatamente a quantidade que pretende consumir naquele momento.
  • Alternativa para pessoas intolerantes à lactose: Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, já existem fórmulas de leite em pó com pouca ou nenhuma lactose em sua composição, o que é impossível de ser feito em uma versão líquida da bebida. Dessa forma, pessoas intolerantes ao açúcar do leite podem tomar leite em pó sem receio e sem deixar de ingerir todos os nutrientes que a bebida oferece.
  • Nutritivo: Como já comentado anteriormente, o leite em pó contem as mesmas vitaminas e minerais que o leite normal. Além disso, o leite em pó pode ser usado também como um suplemento vitamínico, já que pode ser adicionado em diversos tipos de receitas além de bebidas e shakes.

Contras

  • Sabor e aroma: Um dos pontos negativos do leite em pó é que nem sempre seu gosto e aroma são tão agradáveis quanto os do leite comum. Algumas pessoas se recusam a tomar o leite em pó porque não conseguem suportar o cheiro e o sabor diferentes do habitual. Nesses casos, o leite em pó só é usado como ingrediente de receitas e dificilmente é bem aceito como leite puro.
  • Solubilidade em água: O leite em pó não se solubiliza muito bem em água. Por causa da presença de algumas bolinhas de leite em pó que não se solubilizam, algumas pessoas têm dificuldade em digerir o produto. Para evitar esse problema, pode ser necessário misturar muito bem e aquecer a mistura, o que dificulta a vida daqueles que têm pouco tempo para preparar a bebida ou aqueles que gostam de tomar o leite gelado, cuja solubilidade será menos eficaz ainda.
  • Presença de colesterol oxidado: Um dos temas mais polêmicos sobre o consumo de leite em pó é a presença de colesterol oxidado em sua composição. O colesterol oxidado é formado durante o processo de produção do leite em pó em que o colesterol presente no leite é oxidado. Essa forma de colesterol oxidado se torna aderente à parede das artérias e dos vasos sanguíneos, o que pode desencadear doenças cardíacas. Essa é uma substância artificial que é adicionada ao leite em pó apenas com o objetivo de aumentar a vida útil do produto.

Leite em pó faz mal à saúde? 

De uma maneira geral, não podemos dizer que leite em pó faz mal à saúde, já que ele apresenta praticamente os mesmos nutrientes que o leite comum, com exceção dos sólidos lácteos que não evaporam durante a produção do produto.

No entanto, o teor de colesterol oxidado pode ser preocupante para a saúde, já que pode causar o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Além disso, moléculas de colesterol oxidadas são compostos instáveis que podem causar uma reação em cadeia através da oxidação de outras moléculas de colesterol que estejam próximas.

Assim, é sensato evitar o consumo de bebidas e alimentos que contenham colesterol oxidado. Não só o leite em pó deve ser consumido com moderação, mas também produtos industrializados como massas prontas de pães, panquecas ou outros alimentos que contêm ovo em pó desidratado em sua composição. Tais alimentos também contêm colesterol oxidado e podem causar malefícios para a saúde.

Além disso, especialistas em nutrição afirmam que algumas marcas de leite em pó adicionam açúcar em sua composição. Esse tipo de leite em pó faz mal à saúde, principalmente de diabéticos. Dessa forma, é importante ler bem os rótulos e evitar comprar leite em pó com adição de açúcar.

Considerações finais

O leite em pó é um alimento nutritivo que pode ser bem vindo na vida de pessoas com intolerância à lactose, crianças que precisam de complementos nutricionais e pessoas que usam o leite com menos frequência e necessitam de um produto mais duradouro.

Apesar de apresentar o mesmo perfil nutricional que o leite comum, o leite em pó pode ser mais difícil de preparar devido à dificuldade de solubilidade. Além disso, se a pessoa não preparar o leite de acordo com as medidas indicadas na embalagem, pode ser que ela esteja consumindo menos nutrientes do que acredita, deixando a bebida “aguada”, por exemplo.

Devido ao teor de açúcar em algumas marcas de leite em pó e à presença de colesterol oxidado que pode causar complicações cardiovasculares, o leite em pó faz mal à saúde quando usado a longo prazo e muito frequentemente, principalmente se você apresentar um histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas ou se for diabético.

Porém, se usado com moderação e combinado com um estilo de vida e dieta saudáveis, dificilmente o leite em pó irá causar problemas. 

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o leite em pó faz mal à saúde quando consumido em excesso? Tem o costume de consumi-lo com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Sou viciado em café e para amenizar o efeito da cafeína adotei tomar sempre com leite em pó. Tenho dúvida se fiz uma boa escolha.

  2. Melhor tomar só o leite do que o café (faz muito mal).

  3. minha mãe fez leite ninho pra minha irmã na mamadeira, minha irmã não quiz, então minha mãe botou a mamadeira na pia a noite toda pois o leite virou pedra ou seja na composição tem gesso e cal.

  4. Maioria das marcas sem lactose não é leite em pó e sim composto lácteo.
    Estou tomando leite em pó sem lactose da Itambé e é muito bom.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*