Limão é Bom Para Pressão Alta?

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Popularmente, o limão é conhecido por ser bom para a pressão alta, mas isso é verdade ou apenas um mito?

O motivo pelo qual dizem que o limão é bom para pressão alta é devido a presença de flavonoides e vitamina C nesta fruta, e para comprovar ou não essa afirmação, muitas pesquisas já foram realizadas.

A pressão alta é um dos mais importantes fatores de risco cardiovascular em todo o mundo, e isso ocorre muitas vezes devido às modificações no estilo de vida como a falta de atividade física e uma dieta ruim, como por exemplo pobre em nutrientes ou rica em sódio.

Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão diz que até 2025 o Brasil pode ter 80% mais de hipertensos, sendo que atualmente o país já possui 17 milhões de brasileiros que sofrem com pressão alta. É por isso que cada vez se torna mais comum a procura por medicamentos complementares.

Sendo assim, o aumento da procura por alternativas naturais para controlar esse problema tornou o limão muito popular entre as pessoas com hipertensão.

Avaliação científica do efeito do limão no combate à hipertensão

Um estudo realizado peça Universidade de Concepción no Chile, que teve como objetivo analisar o uso do suco de limão como tratamento de aumentos súbitos de pressão arterial bem como a composição química desta fruta, realizou um questionário com 506 pacientes hipertensos do Centro de Saúde da Família Dr. Víctor Manuel Fernández, na cidade de Concepción, no Chile.

Um estudo piloto também foi realizado com cinco pacientes para avaliar o efeito do suco contra um aumento súbito de pressão arterial, e como resultado foram identificados polifenóis presentes no suco desta fruta, como a heperidina, eriocititrina e diosmina.

De acordo com os dados coletados, 95,2% das pessoas pesquisadas já usaram o suco do limão contra o aumento súbito da pressão arterial e obtiveram melhora dos sintomas em cerca de 30 minutos. No estudo piloto, também foi observada a diminuição da pressão arterial de pacientes hipertensos, que tende a ser sustentada ao longo do tempo.

O cálcio contido no limão pode aumentar a excreção urinária de sódio, reduzir os efeitos adversos do sódio sobre a pressão arterial, podendo assim também ajudar a baixar a pressão arterial.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o limão é bom para a pressão alta porque a diminui por meio de um mecanismo de ação ainda não estabelecido, mas que está provavelmente relacionado aos polifenóis e vitamina C presentes nesta fruta cítrica. Portanto, os efeitos anti-hipertensivos foram atribuídos a estes compostos.

Benefícios da vitamina C para pressão alta

Uma pesquisa realizada por Johns Hopkins Medicine publicada no site Science Daily afirmou que grandes doses de vitamina C podem reduzir moderadamente a pressão arterial.

“Nossa pesquisa sugere um modesto efeito de redução da pressão arterial com a suplementação de vitamina C, mas antes que possamos recomendar suplementos como um tratamento para pressão alta, realmente precisamos de mais pesquisas para entender as implicações de tomá-los”, disse Edgar “Pete” R. Mille III, MD, Ph.D., professor associado na divisão de medicina interna geral da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e líder do estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Esta pesquisa analisou 29 ensaios clínicos aleatórios, controlados, publicados anteriormente que relataram valores de pressão arterial sistólica e/ou diastólica e também compararam com a ingestão de vitamina C e ingestão de placebo.

Como resultado, eles descobriram que tomar uma média de 500 miligramas de vitamina C diariamente, cerca de 5 vezes mais que a necessidade diária recomendada, reduziu a pressão arterial em 3,84 milímetros de mercúrio a curto prazo, e entre os diagnosticados com hipertensão, a queda foi de quase 5 milímetros de mercúrio.

Quinhentos miligramas de vitamina C é a quantidade equivalente a cerca de seis xícaras de suco de laranja. A ingestão recomendada para adultos é de 90 miligramas.

Já o óxido nítrico, componente natural do corpo humano que relaxa os vasos sanguíneos, também contribui para ajudar o corpo a manter uma pressão sanguínea saudável. Entretanto, o estresse e outros fatores retardam ou inclusive inativam a capacidade de funcionamento do óxido nítrico. De acordo com o estudo, uma ingestão de vitamina C ajuda a proteger os níveis de óxido nítrico e permite que ele execute a sua finalidade natural.

Purificador natural do sangue

Além do fato de que o limão é bom para pressão alta, ele também é conhecido por deixar as veias mais flexíveis, já que esta fruta contém uma alta quantidade de vitamina C que atua como um antioxidante removendo os radicais livres do sangue.

Um alto nível de triglicérides pode afetar o fígado e ocasionar no ganho de peso, o que também pode afetar a pressão arterial, e o suco de limão é conhecido reduzir o colesterol, além de ser um suave diurético.

O suco de limão natural é rico em vitamina P, um nutriente encontrado em muitas frutas cítricas que é responsável por ajudar o corpo a absorver a vitamina C, mas também tem um papel vital na condição do sangue. Esta vitamina promove a saúde e ajuda a prevenir o sangramento capilar.

Ela pode ser encontrada tanto no suco quanto na casca, e é essencial para o controle da hemorragia em várias condições médicas. A vitamina P também é benéfica na prevenção da fragilidade capilar.

Sugestões de como adicionar o limão no seu dia a dia

Alguns especialistas recomendam a adição do suco de limão à sua rotina matinal. Misturado com água morna, ele irá ajudar a combater a pressão alta.

Como as pessoas hipertensas deveriam comer menos sal, usar o limão no lugar do sal é uma ótima dica. Coloque um pouco do suco desta fruta em vegetais ou em carnes, e verá como a sua comida ficará mais saborosa e saudável.

A combinação de limão com batata doce também é perfeita, pois comer esses dois alimentos juntos é propício para a absorção de vitamina C e E pelo corpo, além de ter um efeito bom contra a fadiga e alívio do estresse mental.

Limão e frango é outra boa combinação, pois ajuda a melhorar a absorção digestiva e aumenta o apetite.

Visto que várias pesquisas e especialistas corroboram a ideia de que o limão é bom para pressão alta, se você sofre com esta condição, vale a pena adicionar esta fruta em sua dieta, mas é importante consultar o seu médico antes para ter certeza de que não possui nenhuma outra condição que pode ser agravada com a frequente ingestão do limão.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o limão é bom para pressão alta? Possui essa condição e tem o costume de usá-lo em sua cozinha com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Limão é Bom Para Pressão Alta?”

  1. Estou tomando chá de limão pq ajuda na reposição de vitamina c, já que só posso ingerir a vitamina c in natura, mas sinto falta de ar e dor de cabeça, tem algo a ver com essa prática?

  2. Nesse confinamento, marido desempregado, medo de tudo isso que tá acontecendo estou hipertensa. Fui duas vxs pra o hospital com sintomas q nunca tinha sentido e pensando já está com a covid.Descobri minha pressão alta e um alto nível de stresse. Pensei q iria morrer. Agora é descobrir o que posso fazer pra melhorar tudo isso,pois pra mim é novo. Ótima matéria sobre o limão.com certeza vou utiliza-lo mais ainda agora. Obrigada