Lírio do Brejo – Para Que Serve, Benefícios, Como Plantar e Como Usar

Especialista da área:
atualizado em 18/12/2019

Hedychium coronarium, lágrima-de-vênus, lírio-branco, borboleta, jasmim-do-brejo e gengibre-branco: esses são os outros nomes pelos quais o lírio do brejo também pode ser chamado. A planta é originária do Himalaia até a China e de Madasgacar e ocorre naturalmente em áreas úmidas e sub-bosques da Floresta Atlântica.

  Continua Depois da Publicidade  

Com seus 2,5 metros de altura, suas flores brancas, grandes e perfumadas e suas sementes de formato ovalado e coloração avermelhada, a planta é encontrada nas margens de lagos e ribeirões e serve de abrigo para a fauna silvestre.

Para que serve e os benefícios do lírio do brejo 

O lírio do brejo já foi utilizado na fabricação de papel, seus rizomas (caules subterrâneos) produzem uma fécula comestível e uma essência extraída a partir da planta é utilizada na preparação de perfumes. Além disso, suas flores fornecem néctar para as abelhas.

O lírio do brejo também traz os seguintes benefícios:

  • Tratamento de doenças cardiovasculares: toda a extensão da planta pode ser utilizada na produção de medicamentos usados no tratamento de doenças cardiovasculares. Isso, entretanto, não significa que pessoas que sofrem com o problema possam utilizar a planta sem orientação e autorização do médico responsável pelo tratamento;
  • Possui propriedades béquicas no rizoma: ou seja, que ajudam a acalmar a tosse e as irritações localizadas na faringe;
  • Dotado de propriedades tônicas no rizoma: isso significa que o lírio do brejo estimula a resposta imunológica do organismo, o que é importante para a prevenção e o tratamento de doenças. As plantas com propriedades tônicas, como o lírio do brejo, diminuem a fraqueza e a sensação de cansaço, estimulam a produção de células e recuperam tecidos que sofreram danos;
  • Traz ação antirreumática a partir de seu rizoma: a planta combate problemas reumáticos, ou seja, que acometem músculos, ligamentos, articulações e tendões e não possuem caráter traumático. Condições que envolvem o sistema imunológico e atingem órgãos como cérebro, rins e coração também entram na lista das doenças reumáticas;
  • Possui propriedades cardiotônicas em suas flores: isso indica que a planta contribui com o aumento de força de contração dos músculos do coração.

Como plantar 

O lírio do brejo deve ser cultivado em locais onde existe sombreamento. Uma vez que você encontrou esse local, arrume também um solo fértil e adicione bastante matéria orgânica nas terras onde o plantio for realizado. É importante saber que a planta não gosta de adubações químicas.

O solo deve ser regado regularmente, todos os dias, ao menos durante o primeiro mês de cultivo. Esse solo deve ser drenável, pois a espécie não aceita encharcamento. Por outro lado, ela tolera bem pequenos períodos de estiagem.

Para que a planta se desenvolva bem e para estimular o crescimento de uma nova folhagem, recomenda-se realizar as podas no período de término do inverno. O lírio do brejo floresce do verão ao outono.

  Continua Depois da Publicidade  

Confira o passo a passo de como plantar o lírio do brejo:

  1. Encontrar o local com sombra e que seja próximo de um lugar com água, visto que o lírio do brejo floresce em locais com umidade de nível moderado a alto;
  2. Escolher um método de proteção à planta, já que elas é facilmente danificada pelo vento. Uma sugestão é plantar contra a parede, em grupos em um ambiente livre do vento;
  3. Escolher um solo rico e com boa drenagem, que seja rico e úmido e acrescentar a matéria orgânica;
  4. Esperar as sementes amadurecerem (germinarem) antes de plantá-las. Para germinar as sementes é preciso encharcá-las com água quente durante duas horas para amaciar a casca e remover produtos químicos que possam estar atrapalhando o processo;
  5. Plantar as sementes a uma profundidade de 2 cm da matéria orgânica úmida, preferencialmente em uma bandeja ou floreira. Manter o solo úmido e deixar as sementes expostas ao sol. A temperatura deve estar entre 20º C e 25º C. Em duas a seis semanas, as sementes brotarão e estarão maduras;
  6. Uma vez que as sementes amadurecerem, cavar um buraco de 15 cm no chão, plantar as sementes e cobri-las com terra. Regar constantemente ao longo da estação de crescimento e manter o solo úmido no inverno. A aplicação mensal de um fertilizante balanceado líquido poderá fazer bem para o lírio do brejo durante seu período de crescimento. 

Como usar

Algumas pessoas fazem uso do lírio do brejo em preparações culinárias como chás, geleias e saladas. Existem também aqueles que ralam, processam, deixam sua raiz de molho na água e depois secam como forma de obter uma farinha que pode ser utilizada para fazer bolachas e bolos.

Por outro lado, há quem indique que o lírio do brejo é tóxico e pode levar inclusive à morte. Portanto, para ter certeza de que ele é indicado para você e não lhe trará grandes problemas, consulte o seu médico antes de começar a fazer uso da planta.

Você já utilizou o lírio do brejo na cozinha no preparo de alguma receita? Já conhecia os benefícios desta planta para a saúde? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média 4,44)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

17 comentários em “Lírio do Brejo – Para Que Serve, Benefícios, Como Plantar e Como Usar”

  1. Tinha enxaqueca há mais de 25 anos,tomava 80 Dorflex por mês,de três meses para cá não tomei mais nem um comprimido,após descobrir essa maravilha,uso lírio do brejo com gengibre em forma de chá, e até como a raiz em inatere.

    Responder
  2. É uma planta alimenticia não convencional e excelente diurético. Basta comer uma
    flor para os rins passarem a funcionar melhor, excretando mais vezes a urina nas horas seguintes após comer a flor.

    Responder
  3. Estava com o nariz entupido ah noite devedo a rinite e cheirei uma flor de lírio do brejo, o nariz desintupiu no mesmo instante

    Responder
  4. lirio de sao jose. esta planta e otima para coluna nervo ciatico. tendinite burcite ler. todo tipo de dores musculares cura gota. eu estive na cadeira de roda e ela me tirou da cadeira de roda o meu era ciatico.temho medicos amigos meu tomando para gota.

    Responder
  5. Já comi as pétalas
    Já comi o brotinho quando está nascendo
    Arrancando a flor no fim do talo tem um pouquinho de mel

    Responder
  6. Bom dia!

    Quando pequena…eu e minha irmã tinhamos corrimento que causava assaduras…fomos curadas com o chá da flor dessa planta…amo.

    Responder
  7. OK quero safer Como posso ussar o lirio do brejo,,e Como cha out Como remedio PRA pass a espero a resposta desde ja muito obrigado

    Responder
    • Eu faço chá … é ótimo para ansiedade . Tb já fiz geléia .. fica uma delícia … procurem no youtube , que tem várias receitas lá.

      Responder