10 benefícios do óleo de semente de abóbora – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 20/06/2021

Apesar de pouco conhecido, o óleo de semente de abóbora é um alimento que pode trazer diversos benefícios, além de reduzir o risco de desenvolvimento de uma série de problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque o óleo é rico em gorduras boas e antioxidantes, que são substâncias com efeitos medicinais potentes.

Então, a seguir vamos conhecer um pouco melhor esse óleo e seus benefícios para a saúde e a boa forma, além de aprender a prepará-lo em casa.

As semente de abóbora

farinha de semente de abóbora
Farinha e sementes de abóbora

As sementes da abóbora são uma ótima opção de lanche saudável, ou para uso nas mais diversas receitas, e para isso, elas devem ser torradas e, se necessário, moídas.

Entretanto, as altas temperaturas utilizadas nesse processo podem anular algumas das suas propriedades nutricionais, embora preserve boa parte de seus nutrientes, como vitaminas, minerais e a alta concentração de fibras.

Por outro lado, se realizada da maneira correta, a extração do óleo de semente da abóbora é a melhor saída para manter e usufruir de todas as qualidades nutritivas da semente.

Benefícios do óleo da semente de abóbora

Esse óleo contém um sabor diferente, semelhante ao das nozes, e suas propriedades nutricionais podem contribuir para o tratamento de uma série de problemas de saúde, como veremos a seguir:

1. Reforça nossa saúde mental

Alguns estudos relacionados à semente de abóbora demonstraram que o alimento possui propriedades consideradas essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das células cerebrais e que, consequentemente, podem melhorar o desempenho da nossa saúde mental.

Assim, o seu consumo pode ajudar a melhorar o humor, e mesmo contribuir para o tratamento de algumas doenças, como a depressão.

Mas é importante lembrar que este alimento não substitui o tratamento convencional, que envolve muitas vezes o uso de medicamentos e terapias psicológicas.

  Continua Depois da Publicidade  

casal feliz

2. Cuidados com os cabelos

O óleo de semente de abóbora pode ajudar a reduzir a queda de cabelo, e seu uso para tratar o problema pode ser feito de duas formas:

  • Tópico: O uso do óleo diretamente nos fios e no couro cabeludo pode ajudar a combater o ressecamento e a quebra dos fios, além de manter a pele da cabeça hidratada e bem nutrida;
  • Via oral: Além do uso tópico, a ingestão do óleo pode contribuir para a saúde dos cabelos, uma vez que ele é rico em vitaminas A e E, além de outros antioxidantes.

3. Saúde da pele

Além de ajudar a manter a saúde e a beleza dos cabelos, os antioxidantes e as vitaminas A e E também atuam na pele. Seus principais efeitos são:

  • Aumento da produção de colágeno, uma substância essencial para a elasticidade e a tonicidade da pele;
  • Combate aos danos causados pela radiação solar e os radicais livres, o que pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele. 

4. Proteção ao coração

O óleo da semente da abóbora, quando utilizado de forma regular, demonstrou capacidade de reduzir a absorção de gorduras e diminuir os níveis de colesterol LDL, devido aos altos níveis de fitoesteróis presentes no alimento. 

Mas esse efeito só ocorre quando o consumo do óleo está associado a uma dieta balanceada e, se possível, à prática de exercícios físicos.

5. Alívios digestivos e intestinais

Assim como a semente fibrosa da abóbora auxilia na digestão, o óleo de semente de abóbora possui a capacidade de aliviar sintomas digestivos e intestinais, uma vez que é rico em ácidos graxos insaturados. 

As pessoas que sofrem com desconforto intestinal geralmente apresentam desequilíbrio das bactérias do intestino, e esses ácidos graxos ajudam a reequilibrar e manter a saúde da flora intestinal.

bactérias da flora intestinal2

6. Ajuda no tratamento da incontinência urinária

O óleo da semente de abóbora é recomendado para quem sofre com incontinência urinária, um problema bastante comum que acomete principalmente mulheres que deram à luz recentemente ou que estão na pós-menopausa.

7. Alívio aos sintomas ocasionados pelo aumento da próstata

Outro benefício do óleo de semente de abóbora é a sua ação na próstata, em especial em quem sofre de hiperplasia prostática benigna.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse problema é relativamente comum em homens com mais de 60 anos, e alguns estudos já têm demonstrado benefícios do óleo na melhora dos sintomas da hiperplasia de próstata, como a incontinência e a dificuldade de urinar. 

8. Ajuda no fortalecimento dos ossos e contra as dores de artrite

O óleo é riquíssimo em vitaminas e nutrientes, entre eles alguns que são essenciais para manter a saúde dos ossos, como veremos a seguir:

  • Vitamina A: Essa vitamina é fundamental para o nosso corpo, realizando funções muito importantes para manter a saúde da pele, dos olhos e dos ossos e dos dentes. Isso acontece porque, além de suas funções antioxidantes, a vitamina atua na produção de colágeno e na renovação das células;
  • Vitamina K: A vitamina K contribui para a fixação do cálcio no organismo, prevenindo doenças como a osteoporose em adultos e principalmente em idosos, além de fortalecer o crescimento de um indivíduo desde o útero. 

Por isso, o consumo regular do óleo e mesmo da semente de abóbora pode ser um ótimo aliado para quem quer tratar ou prevenir o aparecimento desses problemas.

9. Fim das noites mal dormidas

Quem sofre de problemas de insônia pode encontrar no óleo da semente de abóbora a solução para as noites mal dormidas. Dentre os nutrientes encontrados na semente, é possível verificar uma concentração natural de triptofano, um aminoácido que, dentre outras qualidades, pode contribuir na promoção de noites mais tranquilas.

Além do mais, o zinco, também presente na semente de abóbora, ajuda a transformar o triptofano em serotonina, que na sequência será convertida em melatonina – um hormônio que age diretamente no ciclo do sono.

10. Uso do óleo das sementes de abóbora na menopausa

Os sintomas da menopausa costumam causar transtornos para muitas mulheres, seja com ondas de calor fora do comum, queda de cabelo, insônia, dores nas articulações e dores de cabeça. 

Pensando nisso, o consumo do óleo de semente de abóbora pode ajudar mulheres que estão passando por esse período, uma vez que ele é rico em fitoestrogênios naturais, e ajuda a reduzir alguns efeitos negativos da menopausa.

Como preparar o óleo de semente de abóbora

abóbora da Estíria
Abóbora do tipo Estíria

Para a preparação do óleo é preciso utilizar um tipo especial de abóbora, chamada de abóbora da Estíria. Essa espécie é cultivada em terras do sudeste austríaco, devido às características da região. Mas isso não significa que não seja possível cultivá-las no Brasil.

O processo de coleta do óleo de semente de abóbora é relativamente simples, sendo a parte mais difícil conseguir as sementes ou mesmo as abóboras.

Para prepará-lo, basta seguir os seguintes passos:

  • Compre as abóboras de Estíria ou as sementes necessárias. Você ainda pode plantar algumas das sementes, e assim conseguir uma quantidade maior do material, além de baratear o custo do óleo;
  • Depois, separe as sementes da polpa da abóbora, lave-as bem e deixe secar;
  • Então, torre as sementes por alguns minutos, tomando cuidado para não passar de 60 graus. Assim, você evita perder propriedades importantes da semente;
  • Por fim, esprema as sementes usando um amassador ou um pilão, e colete o óleo.

Observação: Após a coleta do óleo, é importante deixá-lo descansar em um recipiente fechado por cerca de quatro semanas. 

Como usar e como tomar o óleo de semente de abóbora

óleo da semente da abóbora

Segundo os especialistas, o óleo de semente de abóbora pode ser consumido tanto em forma líquida quanto em comprimidos concentrados. 

No caso da forma líquida, os especialistas recomendam a ingestão do produto duas vezes por dia. Já os comprimidos podem ser encontrados em diferentes dosagens, e seu uso deve ser feito de acordo com a orientação de um profissional de saúde.

Além disso, ele também pode ser utilizado na culinária, em receitas como massas, sopas e para temperar saladas.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

O que você achou dos benefícios do óleo de semente de abóbora? Pretende incluí-lo em sua dieta para aproveitar as suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (71 votos, média 4,44)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

51 comentários em “10 benefícios do óleo de semente de abóbora – Para que serve e dicas”