Mamão Emagrece ou Engorda?

Especialista:
atualizado em 01/06/2020

Se você acha que o mamão engorda, talvez fique chocado em saber que, além de não engordar, o mamão emagrece. Saiba que há uma forte ligação entre a queima de gordura corporal e o mamão. Ele é uma fruta nutritiva e também é responsável pelo funcionamento correto do metabolismo no corpo humano. Ele contém Vitamina A e C, que ajudam o corpo a combater doenças e assim, é basicamente um alimento protetor. Apesar de seu poder nutritivo, o mamão também possui o poder de eliminar o excesso de gordura do nosso corpo.

Valores Nutricionais do Mamão

O mamão emagrece e é cheio de nutrientes. Todas as partes do mamoeiro, desde o fruto até as folhas, contêm algumas propriedades medicinais. Os valores nutricionais de 100 gramas de mamão são:

Calorias – 39 kcal

Carboidratos – 9,81 gramas

Fibra alimentar – 1,8 gramas

Gordura – 0,14 gramas

Proteína – 0,61 gramas

A verdade é que o mamão engorda somente se você o come em muita quantidade ou se você o come com complementos como açúcar, granola e mel.

Mamão Emagrece

O mamão é conhecido por ter poucas calorias, gordura e ser livre de colesterol. Baseado nesse fato, o mamão é uma fruta ideal para ser inserida em uma dieta. Muitas pessoas podem continuar se perguntando o que o mamão tem a ver com a perda de peso – e ainda insistirem que o mamão engorda. Uma pessoa deve ter em mente que a melhor forma de perder peso é queimar mais calorias. O mamão emagrece e é uma fruta completa, já que contém vitaminas, ferro, cálcio, riboflavina e também algumas enzimas. Essa fruta é cheia de nutrientes. Assim, o principal papel do mamão é te ajudar a manter o funcionamento perfeito do sistema digestivo.

O benefício do mamão para a perda de peso é que ele lida com muitos problemas digestivos, como prisão de ventre, entre outros. A excreção adequada de resíduos mantém o corpo em forma e bem. Quando o sistema digestivo e as funções de excreção de uma pessoa funcionam propriamente, fica muito mais fácil perder peso. Como essa fruta que queima gordura ajuda na eliminação de resíduos, ela protege a pele e a deixa mais macia. E é assim que o mamão ajuda na perda de peso.

Calorias

Um mamão pequeno pesa 165 gramas e contém 68 calorias. Cortar de 3500 a 7000 calorias por semana resulta em meio a um quilo a menos, uma meta razoável e saudável. Manter alimentos com poucas calorias à disposição, como o mamão, durante uma dieta, oferece opções saudáveis e ajuda a promover um controle de peso a longo prazo.

Fibra

Um mamão pequeno tem 2,7 gramas de fibras, ou 11 por cento da recomendação diária. Uma dieta que oferece a quantidade adequada de fibras é saciante e ajuda a regular a digestão e a absorção de carboidratos. Seu corpo absorve carboidratos rapidamente e as fibras previnem que o nível de açúcar no sangue suba muito. O corpo reduz o nível de açúcar no sangue ao armazená-lo como glicogênio. Esse processo te deixa com fome. Se você não queima a energia armazenada como glicogênio, ela se transforma em gordura e contribui para o ganho de peso. A grande quantidade de fibras no mamão previne a elevação dos níveis de açúcar no sangue e contribui para o ganho de peso.

Água

Um pequeno mamão tem 138 gramas de água, ou 89 por cento de seu peso total. Ingestão de água e fluídos eliminam toxinas que resultam da conversão de alimentos em energia no corpo. Quando as toxinas se acumulam, elas interferem com o metabolismo normal, o que pode causar ganho de peso. A quantidade de água no mamão ajuda a eliminar toxinas e mantém o sistema metabólico funcionando normalmente, o que ajuda a facilitar a perda de peso.

Como Consumir Mamão

  • Mamão pode ser comido cru. Você só precisa picá-lo em pequenos cubos. É recomendado que você o consuma com algum outro alimento, já que ele funciona melhor quando ingerido com gordura.
  • Seu café-da-manhã pode ficar mais delicioso e ao mesmo tempo nutritivo se você preparar uma vitamina de mamão. A preparação da vitamina é muito fácil e rápida. Apenas misture o mamão amassado com leite, iogurte ou suco. Você também pode adicionar sua fruta favorita. Se você quiser engrossar a vitamina, você pode adicionar uma banana.
  • Você pode tentar uma coisa nova preparando uma salada de frutas com base de mamão. Corte cubos de mamão e de outras frutas de sua escolha e misture com temperos em pó.

Benefícios Adicionais do Mamão

Como o mamão também é rico em potássio e fibras, o sistema cardiovascular é protegido por esses nutrientes. Ele até tem um papel na prevenção de câncer de cólon e câncer cervical. A pepsina que ele contém também ajuda na digestão. Mais um fato chocante sobre essa fruta antioxidante é que suas sementes podem curar dor de estômago assim como algumas infecções causadas por fungos. O mamão é útil no tratamento de doenças de pele.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você gosta de incluir o mamão na sua dieta? Ainda acha que o mamão engorda? Faz alguma vitamina de mamão para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (51 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Mamão Emagrece ou Engorda?”

  1. Boa noite ,eu quero dicas de cardápio , ou seja dieta ! Estou fazendo academia e quero eleminar peso .

  2. Bom eu faço academia e eu enhiro cargo somente 1 vez pór dia e antes fo treino, então o restante do dia eu procuro comer somente frutas e legumes.
    E estou consegui do alcansar meus objetivos.
    Mas o mamão e o cardápio fundamental e principal da minha dieta.
    ?❤

  3. não precisa ser radical assim assim ,trocar a janta por um mamão ,isso não existe ,o corpo precisa de todos nutrientes para saudê melhor ,isso é muito radical ,tem que diminuir massas ,gorduras e doces ,mas não precisa tirar do cardápio tudo isso ,comer em pequenas quantidades ,o que engorda menos coma mais ,tipo saldas e algumas frutas…

  4. Tomo vários medicamentos á noite e para
    não sentir desconforto, gosto de comer uma
    fatia ou duas de mamão umas 2h antes de dormir
    e me sinto muito bem boa noite

  5. pq tem q picar o mamão em pedaços? em cubos? não podemos comer raspando com a colher? é assim q como.
    abraços