Manga Com Leite Faz Mal Mesmo?

Especialista:
atualizado em 01/06/2020

Quando somos crianças, costumamos escutar dos mais velhos, como nossos pais, tios e avós, certas historinhas que não condizem necessariamente com a realidade. Essas lendas podem se referir também à combinação entre diferentes alimentos. E de tanto ouvir sobre elas, tem gente que mesmo depois de adulto pode acreditar que é verdade.

Por exemplo, você conhece alguém que afirma que manga com leite faz mal? Será que isso é verdade mesmo? Ou é simplesmente mais uma lenda que perdura gerações e gerações?

A manga 

Antes de entrarmos propriamente na questão para analisar se a manga com leite faz mal, vamos falar a respeito de cada um dos componentes dessa combinação, começando pela manga.

A fruta serve como fonte de diversos nutrientes importantes para o nosso organismo como carboidratos, fibras, cobre, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E e vitamina K.

Ela também é fonte de antioxidantes e associado a benefícios para a saúde do corpo como o auxílio ao controle da pressão arterial, à saúde cerebral, à saúde dos ossos, à diminuição do risco de desenvolvimento de doença no coração, ao combate ao envelhecimento e ao aumento da imunidade.

O leite 

Por sua vez, o leite de vaca é conhecido por ser fonte de proteínas e cálcio, além de conter carboidratos, colina (vitamina do complexo B), potássio. É possível encontrar ainda versões de leites que são fortificados com a vitamina A e a vitamina D.

Benefícios como o auxílio à redução da progressão da osteoartrite e a colaboração com a saúde dos ossos já foram atribuídos à bebida.

E então, manga com leite faz mal mesmo? 

Não é verdade dizer que comer manga com leite faz mal. Esse mito foi inventado propositalmente na época do Brasil Colonial.

O que acontecia era que, neste período, o leite era um alimento muito raro e caro e, portanto, exclusivo dos senhores de engenho que eram os patrões. Esses senhores de engenho não queriam que a bebida tão preciosa fosse consumida pelos escravos e, então, inventaram a história e espalharam a lenda, que sobrevive até os dias de hoje, de que manga com leite faz mal.

Na realidade, por conta dos nutrientes encontrados na composição dos dois alimentos, ambos resultam em uma combinação poderosa a partir do ponto de vista nutricional.

Já vimos acima alguns dos nutrientes que os dois apresentam. Podemos destacar a presença de caroteno, pró-vitamina A, vitamina C, fósforo, ferro, cálcio lipídios e proteínas na composição da manga.

Já o leite oferece componentes como proteínas, cálcio, vitamina A e vitamina D – como já havíamos mencionado aqui -, além de apresentar teores de riboflavina (vitamina B2), fósforo e magnésio.

Com isso, a combinação de manga com leite pode ser considerada um coquetel de vitaminas e sais minerais bastante importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano.

De fato, podemos classificar a ideia de que manga com leite faz mal como um mito.

Os dois resultam em uma combinação perfeita justamente por conta dos nutrientes encontrados na composição de cada um deles. As pessoas podem consumir tranquilamente a manga acompanhada do leite.

Ou seja 

Não há porque ter medo de comer os dois alimentos juntos, já que a ideia de que comer manga com leite faz mal é uma mentira para lá de antiga.

Entretanto, se você passar mal depois que consumir os dois juntos, vale a pena consultar o médico e informar a ele a respeito do problema. Como não é esperado que isso aconteça, o profissional poderá determinar o que pode ter causado a reação – se foi um consumo exagerado, por exemplo, ou se você tem alguma condição ou doença que possa ter provocado esse efeito em frente ao consumo de manga com leite.

Se for o caso da última opção, assim que o diagnóstico for realizado, você já poderá dar início aos cuidados e ao tratamento para se livrar ou controlar a doença ou condição em questão.

Você já tinha ouvido falar que comer manga com leite faz mal? Já tinha experimentado a combinação para tirar a prova? E agora, pretende consumi-los juntos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Manga Com Leite Faz Mal Mesmo?”

  1. Faco vitamina de leite com manga
    E o que dizer do sorvete de manga com o leite para que fique cremoso .
    Muito bom .

  2. Leite com manga realmente fortalecem o ser humano que os ingerem. O mito foi criado pelos Senhores fazendeiros na época da escravidão. Assim serviam um copo de lei, na beira do curral, ao escravo e este ficava impedido de consumir manga nos arredores da propriedade do fazendeiro pelo mito imposto para que eles não consumissem as mangas maduras que a seguir eram colhidas pelos familiares do proprietário.