16 Benefícios do Leite – Para Que Serve e Propriedades

O leite de vaca é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e, para a maior parte das culturas, ele está associado à boa nutrição das suas populações.

Atualmente, calcula-se que existam mais de seis bilhões de pessoas que consomem regularmente algum tipo de alimento à base de leite de algum animal em quase todos os países do mundo. Embora estudos mostrem que cerca de um quarto da população que já experimentou o leite teve algum tipo de reação alérgica, a composição nutricional desta bebida justifica a sua escolha.

Entre alguns dos benefícios do leite para a saúde podemos citar o aumento da resistência óssea e da suavidade da pele; o fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes; a prevenção de doenças como hipertensão, desidratação, problemas respiratórios, obesidade, osteoporose e até mesmo algumas formas de câncer.

Propriedades nutricionais do leite

Os benefícios do leite são bem conhecidos, tanto que pessoas de todo o mundo não hesitam em incluí-lo como o primeiro alimento da dieta dos seus bebês.

O leite também serve para manter uma dieta bem equilibrada em adultos porque contém muitas vitaminas e minerais que nos mantêm ativos e saudáveis. Ele é uma fonte ideal de nutrientes como as vitamina A, B12 e D, cálcio, carboidrato, selênio, zinco e riboflavina.

Um copo cheio de leite de vaca também contém vitaminas A e B para uma boa visão e o aumento da produção de células vermelhas do sangue; carboidratos para nossa vitalidade e energia; potássio para regular as funções nervosas; magnésio para os músculos; fósforo para liberação de energia e proteínas para a restauração e o crescimento celular.

O Centro de Pesquisa de Produtos Lácteos irlandês publicou uma pesquisa recente sobre o uso de leite para neutralizar o teor de colesterol do corpo. De acordo com os dados obtidos, a maior parte do conteúdo calórico do leite vem dos açúcares naturais que ele possui. Estes açúcares são essenciais para o funcionamento geral e a saúde do corpo além de reduzirem as chances de uma série de deficiências e de melhorar a saúde em uma variedade de formas.

Informação nutricional do leite

Porção: 1 copo de leite integral (200ml)

Energia116 calorias
Carboidratos9,3 g
Proteínas6,2 g
Gorduras6 g
Fibras0 g

Porção: 1 copo de leite desnatado (200ml)

Energia63 calorias
Carboidratos9,4 g
Proteínas6,3 g
Gorduras0 g
Fibras0 g

Para que serve o leite de vaca na nossa dieta?

O leite é produzido pelas glândulas mamárias de todos os mamíferos e serve unicamente para alimentar sua prole, incluindo os seres humanos. Á medida que os filhotes envelhecem, cada raça introduz os alimentos sólidos que irão compor a dieta dos seus filhotes até a idade adulta. Muitos grupos humanos, no entanto, optaram por consumir leite de outros animais na sua dieta.

Atualmente a indústria de leite oferece cada vez mais variações desta bebida, incluindo sabores variados, adição de vitaminas e minerais, leite com redução de gordura e sem lactose, orgânico, entre outros.

Os benefícios do leite para a saúde podem ser obtidos a partir do consumo direto do leite ou através de produtos lácteos como queijo, manteiga, requeijão, manteiga clarificada, sorvetes ou doces de leite.

Alguns componentes nutricionais do leite e seus benefícios

  1. Cálcio: Um copo de leite, seja integral ou desnatado, fornece entre 25 e 35% da necessidade diária de cálcio;
  2. Outros minerais: Além do cálcio, o leite possui outros minerais como o fósforo, que exerce papel fundamental no desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes, para garantir a contração muscular, a transmissão nervosa e o metabolismo energético;
  3. Potássio: Mineral essencial responsável pela distribuição adequada de água e sódio no corpo, pela contração muscular e a condução de estímulos nervosos;
  4. Calorias: Um copo de leite integral tem cerca de 150 calorias, enquanto um copo de leite desnatado contém cerca de 90 calorias. Veja que a remoção do teor de gordura do leite tem um impacto direto sobre a contagem de calorias;
  5. Gorduras: Um copo de leite integral tem oito gramas de gordura, dos quais cinco gramas são de gordura saturada, cujo consumo elevado é considerado um risco para a saúde cardiovascular. No entanto, é importante ressaltar que o corpo humano precisa de um pouco de gordura saturada no seu metabolismo, por exemplo, para a produção de hormônios, estabilidade das membranas celulares, suporte no entorno dos órgãos, e para geração de energia;
  6. Colesterol: O leite desnatado tem teor de colesterol mais baixo do que o leite integral. Uma xícara de leite integral contém cerca de 24mg de colesterol, enquanto uma porção de tamanho similar de leite desnatado tem apenas 5mg de colesterol;
  7. Vitaminas: As vitaminas presentes no leite estão ligadas ao crescimento e reparação de tecidos do corpo, à formação de tecido ósseo e células da pele e do cabelo. A riboflavina, ou vitamina B2, é destaque na formação de glóbulos vermelhos, regulação das funções do sistema nervoso, da visão e do metabolismo de macronutrientes. A cobalamina ou vitamina B12 atua diretamente na formação de células do sangue, do sistema nervoso e de massa óssea.

16 importantes benefícios do leite

Veja a seguir como as propriedades do leite proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o leite afinal?

1. Auxilia no crescimento

O leite é considerado uma das melhores fontes de cálcio para todas as faixas etárias. O cálcio é considerado o mineral mais importante para o crescimento saudável e para o bom funcionamento e a reconstituição dos ossos e do sistema esquelético. Por esta razão, sabe-se que ingerir leite pode prevenir a deficiência de cálcio que pode levar a doenças como a osteoporose. 

2. Ajuda a controlar o humor e a depressão

O leite de vaca e seus derivados são comumente fortificados com vitamina D devido ao seu amplo consumo pela população. Níveis adequados de vitamina D dão suporte à produção de serotonina, um hormônio associado ao humor, ao apetite e ao sono. A deficiência de vitamina D pode ser associada à depressão, fadiga crônica e sintomas da TPM.

3. Contém proteínas e energia que ajudam na regeneração, no crescimento e no fortalecimento muscular

Tanto o leite materno quanto o leite de vaca são fontes ricas de proteínas de alta qualidade, que contêm todos os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento muscular do filhote.

O leite integral também é rico em gordura saturada, essencial para a regeneração da massa muscular.

A manutenção da saúde dos músculos é importante para manter um metabolismo adequado e contribui, inclusive, para a perda de peso. Níveis adequados de proteína na dieta servem para preservar ou mesmo aumentar a massa muscular magra.

Nutricionistas sugerem que um aumento da ingestão de leite e produtos lácteos em geral pode aumentar a massa muscular e a força durante os exercícios físicos em adultos jovens e também em pessoas mais velhas.

4. Pode ajudar no controle de peso e o combate à obesidade

Ao contrário do que já foi disseminado, consumir leite não engorda. Pesquisas recentes mostram que as pessoas que consomem leite e alimentos lácteos tendem a ser mais magras do que aqueles que os que não os consomem.

Estudos também demonstram que a restrição do consumo de leite e alimentos lácteos na intenção de diminuir a ingestão de calorias acaba causando um aumento de peso, particularmente na região do abdômen, área onde o excesso de gordura está associado a maiores riscos para a saúde.

Embora ainda não se tenha explicações precisas sobre a razão de tais resultados, acredita-se que o motivo seja o teor de cálcio encontrado em abundância no leite e seus derivados.

5. Pode reduzir o risco de diabetes tipo dois

Estudos sugerem que um dos benefícios do leite e de produtos lácteos com baixo teor de gordura pode ser ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo dois, uma doença que já não está mais restrita somente aos adultos.

Um estudo comparativo recente envolvendo mais de 37 mil mulheres descobriu que entre aquelas com maior consumo de produtos lácteos, especialmente os de baixo teor de gordura, houve menor número de casos de diabetes tipo dois.

Da mesma forma, um estudo feito com homens em 2005 constatou um risco reduzido de diabetes tipo 2 associado ao aumento do consumo de leite desnatado, curiosamente, constatou-se um risco cada vez menor de acordo com o aumento da quantidade de lácteos consumido.

Pesquisadores acreditam que estes resultados se devem aos efeitos combinados de muitos nutrientes benéficos encontrados em alimentos lácteos, incluindo cálcio e de magnésio, ou ao fato de os alimentos lácteos terem um baixo índice glicémico, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

6. Cuida da pele

Por milhares de anos, o leite tem sido usado nos cuidados com a pele, ajudando-nos a mantê-la uniforme e suave. Cleópatra, a rainha do Nilo, considerada uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos, sabia o que estava fazendo quando misturava mel e leite aos seus banhos.

O leite é usado em uma série de preparações cosméticas atualmente e realmente ajuda a manter a pele macia, suave e brilhante. Isso graças às suas muitas vitaminas e nutrientes, essenciais para a saúde da nossa pele.

Para quem não pode tomar banhos com leite e relaxar, o indicado é tomar pelo menos dois copos por dia. Devido ao alto teor de vitamina A, o leite ajuda a melhorar a saúde da pele de dentro para fora pelo seu potencial antioxidante que contribui para a eliminação dos radicais livres, os subprodutos perigosos do metabolismo celular que são parcialmente responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele, resultando em rugas e manchas senis.

E para quem tem pele seca, o leite pode ser aplicado diretamente e deixado por cerca de 15 minutos para amaciá-la. O ácido láctico presente no leite ajuda na remoção de células mortas da pele.

7. Leite hidrata

Para que o corpo esteja adequadamente hidratado, recomenda-se o consumo de seis a oito copos de líquido por dia. A desidratação pode causar mal-estar, falta de concentração, irritabilidade e perda de memória.

Há uma série de benefícios do leite através dos seus nutrientes referentes à reidratação do corpo. Ela é fundamental especialmente após os exercícios físicos para repor os líquidos perdidos.

Quando suamos, o coração é mais exigido e também perdemos minerais como cálcio, sódio e potássio. Assim, o leite pode ser o repositor ideal, uma vez que contém níveis significativos de todos os minerais e água.

Para os homens, um dos minerais mais importantes encontrados no leite é o cálcio. Um estudo do American Journal of Medicine mostrou que eles tendem a perder mais cálcio através do suor, e precisam ingerir mais que um repositor comum oferece.

Além de ser benéfico para os ossos e dentes, pesquisadores americanos descobriram que alimentos com baixo teor de gordura e enriquecidos com cálcio podem inibir um hormônio que faz com que o organismo armazene gordura.

Por este motivo, o leite é indicado inclusive para fisiculturistas como uma fonte de vitamina magra. Estes profissionais mantêm a sua forma através de treinos pesados e redução drástica de níveis de gordura.

8. Oferece proteínas para a reconstrução muscular

O organismo precisa de proteínas e outros nutrientes para reconstruir a estrutura muscular quebrada durante os treinos.

O leite tem abundância de proteína completas, ou seja, contém todos os oito aminoácidos essenciais, por isso pode ser facilmente utilizado pelo organismo para a regeneração e o e crescimento dos músculos trabalhados. Ele ainda possui dois tipos de proteína, a caseína e o whey (ou soro), em uma proporção de 80 e 20% respectivamente. Ambos são reconhecidos como proteínas de construção muscular de alta qualidade. O whey é atualmente a forma mais comum de proteína encontrada em suplementos de musculação.

O whey é uma proteína de ação rápida porque é absorvida e utilizada rapidamente pelos músculos. A caseína é digerida mais lentamente fornecendo um fluxo constante de proteína ao corpo. Um dos benefícios do leite é fornecer ambos os nutrientes de forma prática e barata. 

9. Pode prevenir contra o câncer

Há evidências consideráveis de que há benefícios do leite na proteção contra o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, entre eles o colorretal e de mama.

Um estudo sueco feito recentemente com 45 mil homens mostrou que homens que tomavam de um copo e meio de leite por dia ou mais tinham 35% menos risco de desenvolver a doença do que aqueles que ingeriam menos de dois copos por semana.

Além disso, um estudo com mais de 40 mil mulheres norueguesas descobriu que aquelas que tomaram leite quando crianças e continuaram na vida adulta tiveram um risco menor de desenvolver câncer de mama.

O cálcio e uma gordura que ocorre naturalmente em produtos lácteos, conhecida como Ácido Linoleico Conjugado (CLA), são as substâncias apontadas por pesquisadores como os componentes que protegem contra o câncer do cólon.

10. Melhora a ingestão de vitaminas e minerais

De acordo com pesquisas médicas, tomar leite melhora consideravelmente a ingestão de minerais vitais e vitaminas. Uma pessoa que consome leite integral duplica suas chances de atingir a exigência diária de cálcio, enquanto outra pessoa que consumir uma lata de refrigerante pode diminuir pela metade seus níveis de cálcio.

O cálcio, juntamente com todos os outros minerais e vitaminas essenciais presentes no leite, precisam estar inclusos na nossa dieta diariamente a fim de garantir o bom funcionamento do nosso corpo em todos os aspectos.

11. Protege a saúde óssea

Leite e produtos lácteos são fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos. O consumo adequado destas substâncias desde a infância e na vida adulta pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-los contra doenças como a osteoporose.

Pesquisas mostram que crianças que não tomaram leite têm uma chance maior de sofrer fraturas ósseas em quedas e seu tempo de cura pode ser significativamente mais elevado se eles não tiverem um fluxo constante de cálcio para ajudar na reconstituição da matriz óssea.

12. Leite ajuda a ter dentes mais fortes e saudáveis

Encorajar crianças e jovens a tomar leite é uma forma de garantir-lhes a saúde dos dentes, principalmente porque ele tem nutrientes cujas propriedades protegem a superfície do esmalte dos dentes contra substâncias ácidas.

Oferecer leite às crianças também serve para diminuir a ingestão de refrigerantes, que enfraquecem as gengivas e causam decomposição do esmalte dos dentes.

As altas quantidades de fósforo são as responsáveis pelos benefícios do leite para o desenvolvimento e a manutenção da saúde dos dentes.

A caseína, proteína mais abundante no leite, forma uma película fina na superfície do esmalte, o que evita a perda de cálcio e fosfato quando os dentes estão expostos a alimentos ácidos.

Dentistas recomendam que, além da água, o leite é a única bebida segura a ser tomada entre as refeições. Isto porque ele reduz os efeitos cariogênicos dos alimentos nos dentes.

13. Leite pode diminuir os sintomas do estresse e da TPM

Tomar leite é uma ótima maneira de aliviar o estresse no final de um dia cansativo. Ele ajuda a relaxar os músculos e acalmar os nervos.

Também já foi provado que o leite pode reduzir os sintomas da TPM e aumentar a energia. De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts, mulheres que tomam leite desnatado ou com baixo teor de gordura durante todo o mês, recebem mais cálcio e vitamina D (que ajuda a absorver o cálcio), e têm menores riscos de desenvolver TPM.

14. O consumo de leite pode ser relacionado à diminuição da pressão arterial

Estudos sugerem que o consumo de três porções de produtos lácteos por dia, juntamente com cinco porções de frutas e legumes como parte de uma dieta pobre em sal, pode reduzir a pressão arterial em crianças e adultos.

Embora os mecanismos exatos envolvidos nestes resultados ainda não sejam claros, acredita-se que o cálcio, o potássio, o magnésio e as proteínas do leite sejam os fatores que levem a benefícios do leite como este.

15. Possíveis benefícios do leite contra doenças cardiovasculares

Vários estudos têm relacionado o consumo de leite e produtos lácteos a um risco reduzido de doenças cardiovasculares.

Esta ligação pode ser atribuída a várias propriedades do leite, mas estudos epidemiológicos mostraram que um maior consumo de cálcio, em particular, pode levar a um risco reduzido de doenças cardiovasculares.

Estudos mais específicos mostraram que a ingestão elevada de cálcio pode reduzir os níveis do mau colesterol no sangue e aumentar os níveis do bom colesterol, fatores de risco para doenças do coração e sistema vascular.

Além disso, acredita-se também que o cálcio pode se ligar às gorduras nocivas no intestino e prevenir a sua absorção, evitando que as moléculas entrem na circulação sanguínea.

16. Age como remédio contra a azia

Existem muitos alimentos que contêm ácidos que causam azia. Uma das formas mais simples de aliviar esta dor é tomar um copo de leite. A refrescância e a consistência espessa do leite ajudam a revestir o esôfago e o estômago, diminuindo o mal estar.

Leite integral ou desnatado?

O leite desnatado é produzido através da separação e remoção do conteúdo de gordura do leite integral, e, em seguida, fortalecido com vitamina D e vitamina A.

O teor de gordura de leite integral é de cerca de 3%, enquanto o leite desnatado contém menos do que 0,2% de gorduras totais. Isto significa que o leite desnatado tem menos calorias e menos colesterol em comparação com leite integral.

Isso geralmente é bom para dietas para perda de peso ou para as pessoas com problemas cardiovasculares. O conteúdo nutricional do leite permanece o mesmo nas versões desnatada e semidesnatada da bebida.

Leite pode causar reações alérgicas

Algumas pessoas podem ter intolerância à lactose, um açúcar natural encontrado no leite. Os sintomas resultantes desta intolerância incluem dor e distensão abdominal, gases e diarreia. Há casos mais graves, porém mais raros, de crianças que desenvolvem choque alérgico ao tomarem leite de vaca.

Pesquisadores acreditam que uma boa parte da população mundial não possui uma enzima necessária para digerir a lactose, e por isso desenvolvem tais reações ao ingerirem o leite.

Estima-se que 15% das pessoas de ascendência do norte da Europa, 80% dos negros e hispânicos, e até 100% de asiáticos não produzem lactase, a enzima necessária para digerir a lactose.

No caso das crianças, é aconselhável consultar o pediatra para fazer a substituição do leite de vaca por outra bebida. Para os adultos, há leite e produtos lácteos sem lactose disponíveis no mercado.

O que você achou dos benefícios do leite? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...

11 comentários em “16 Benefícios do Leite – Para Que Serve e Propriedades”

  1. fiquei simplesmente”surpreso”com tantos beneficios,pena que a maioria(talves)nao tenha conhecimento de quanto e”importantissimo” o consumo deste que e o primeiro alimento que consumimos ao nascer!!!

  2. Tomei e tomo leite de vaca desde que parei de tomar leite materno. Porém não o indústrializado. Minha sobrinha toma desde os 3 meses de vida e é a criança de 2 anos mais esperta que conheço. Leite é vida.

  3. Deveriam haver mais debates entre os prós e contras desse produto cuja polêmica confunde o consumidor q fica sem saber no q acreditar

  4. Hoje li e assisti bastante material, dizendo que o leite é totalmente prejudicial, não só pelo fatos dos vários produtos químicos inserido na sua industrialização, como pelo fato das vacas tomarem muito hormônios para aumentar a produção de leite, e assim transferindo tais hormônios par anós…

    • Concordo com vc, desde que esteja falando do leite industrial…… Agora o leite puro da vaca sem ração para aumentar o leite e etc, só trás beneficios…..

      • Leite de vaca foi feito para bezerro e não para o ser humano, criança tem que tomar leite materno, depois outros alimentos, não sou eu quem estou dizendo são os artigos científicos, que pode ser encontrado no Google Acadêmico.

        • Não acredito que o leite seja um alimento prejudicial a saudê?
          minha mãe a vida toda tomou e toma leite tem uma saudê de ferro,eu tbm adoro leite,só de vaca
          aquele integral eu não gosto, e graças a deus nunca tive TPM E NÃO tenho sintomas da menopausa.
          acredito SIM que o leite ainda é um alimento muito saudável ….

Deixe um comentário