Meio agachamento com salto para panturrilhas e pernas – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 07/12/2021

O agachamento é um exercício que não pode ficar de fora do treino de quem deseja panturrilhas e pernas definidas. Há vários tipos de agachamento e um deles é o meio agachamento com salto.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de deixar o seu treino mais dinâmico e desafiador, o salto faz com que o exercício gere benefícios ao sistema cardiorrespiratório, já que ele aumenta a frequência cardíaca e faz o coração trabalhar mais. Ao longo do tempo, isso ajuda a melhorar o condicionamento físico.

Outro benefício do meio agachamento com salto é que ele não é só um exercício de musculação, mas também funciona como um aeróbico. Assim, ele pode ajudar na queima calórica e na perda de gordura. 

O exercício trabalha principalmente os glúteos, mas também estimula os músculos do abdômen, costas e coxas.

O meio agachamento também é ótimo para aumentar a força em exercícios de explosão, fortalecer tendões e ligamentos e melhorar a postura.

Veja então qual a forma correta de executar esse exercício e conheça os erros mais comuns que você deve evitar.

Como fazer o meio agachamento com salto

agachamento com salto pernas e panturrilhas

Antes de mais nada, em pé, afaste as pernas na largura dos ombros. 

  Continua Depois da Publicidade  

Faça o agachamento até seus joelhos ficarem em um ângulo de 90 graus. Para isso, flexione os joelhos e agachamento como se fosse se sentar em um banco baixo, mas pare na metade empurrando o bumbum para trás e mantendo a coluna alinhada.

Agora, salte para o alto esticando os joelhos. Logo em seguida, volte para a posição de meio agachamento. Repita essa sequência de movimentos até completar as suas séries. 

Você pode começar fazendo 3 séries de 10 repetições e ir aumentando as repetições aos poucos conforme se habitua ao exercício. 

Erros comuns

Meio agachamento

A fim de evitar os seguintes erros que podem prejudicar o seu treino e sua integridade física, é sempre bom contar com o apoio de um profissional da educação física. 

Não contrair o abdômen

Contrair os músculos abdominais durante o meio agachamento recruta mais músculos e ainda ajuda a proteger a sua lombar contra lesões.

Curvar as costas 

Muitas pessoas esquecem de manter o alinhamento natural da coluna durante o agachamento. Além de causar dores, curvar as costas pode elevar o risco de desenvolver uma hérnia de disco no futuro.

  Continua Depois da Publicidade  

Agachar demais

Como se trata de um meio agachamento, o principal erro neste exercício é exagerar na amplitude do agachamento. Além disso, agachar demais pode sobrecarregar os joelhos e a lombar.

Deixar os joelhos ultrapassarem a ponta dos pés

Ao agachar, os joelhos não podem ultrapassar os dedos dos pés, pois isso pode prejudicar as articulações, causando dor e até mesmo uma lesão.

Manter os joelhos desalinhados

Outro erro comum associado à posição dos joelhos é deixá-los desalinhados ou voltados “para dentro”. É muito importante tomar cuidado para manter os joelhos na mesma linha dos ombros e apontando para a frente para evitar problemas e dores. 

Fontes e referências adicionais

Você conhecia essa variação do agachamento com salto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário