Agachamento Terra – Como fazer correto, músculos, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 01/04/2021

Saiba como fazer o agachamento terra da forma correta, quais são os benefícios do exercício e algumas dicas para melhorar a sua performance.

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Você provavelmente já deve ter ouvido falar do agachamento, um exercício conhecido por trabalhar e fortalecer os músculos da região inferior do corpo, melhorar a flexibilidade e aumentar da eficiência do treino.

Além disso, o agachamento também pode contribuir com a manutenção de um condicionamento físico adequado, para melhorar capacidade respiratória (quando executado corretamente) e para diminuir as dores na coluna.

agachamento terra

O agachamento é considerado um dos exercícios mais completos que existem, já que trabalha regiões como quadríceps femoral, glúteos, abdominal e lombar. No entanto, não é fácil fazer o agachamento terra, pois ele exige bastante cuidado e técnica. Sendo assim, ele não é muito indicado para iniciantes.

Mas será que podemos fazer agachamento todos os dias? Quais são os maiores erros de iniciantes no agachamento? Vale a pena conhecer todas essas dicas antes de começar a fazer esse exercício.

Os tipos de agachamento

Existem diversos tipos de exercícios de agachamento: o agachamento simples, o agachamento sumô, o agachamento afundo, o agachamento com salto e o agachamento no Smith, por exemplo. Mas neste artigo vamos mostrar como fazer o agachamento terra, que utiliza barra e anilhas.

Além disso, ele também exige bastante atenção em relação à postura ao longo da sua realização e tem como um de seus objetivos o ganho de massa muscular nos membros inferiores, além de ajudar a gerar estabilidade na região do core.

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Conte com a ajuda de um educador físico

É fundamental contar com o auxílio de um educador físico quando for treinar, já que ele é o profissional habilitado para te ensinar a técnica do exercício e te ajudar caso haja algum problema.

Ele também é qualificado para indicar em que parte do treinamento esse exercício deve aparecer, definir o número de repetições e determinar quais outros exercícios devem acompanhar o seu treino.

Além disso, é importante lembrar que este artigo tem o objetivo de informar, e jamais pode substituir as orientações profissionais de um educador físico.

Como fazer um agachamento terra correto

Como fazer um agachamento terra correto

Com os alertas devidamente repassados, podemos finalmente aprender como fazer um agachamento terra correto, confira o passo a passo:

  1. O passo mais importante de todos é manter a postura correta ao longo de todo o exercício. Se tiver dúvidas em relação a ela, questione o educador físico que acompanha e orienta o seu treino;
  2. Para começar, coloque a barra com as anilhas no chão, o mais próximo possível do seu corpo;
  3. Em seguida, mantenha as costas completamente eretas e estabilizadas, ao mesmo tempo em que contrai o abdômen;
  4. Então, abaixe flexionando os joelhos e segure a barra (ainda no chão) com as duas mãos, a uma distância um pouco maior do que a largura dos ombros;
  5. Depois, coloque uma das mãos na posição pronada (com as palmas direcionadas para baixo) e a outra na supinada (com as palmas apontando para cima). Esse jeito de segurar a barra não deixa que as mãos escorreguem devido ao excesso de carga;
  6. Após se posicionar, levante a barra. Comece na posição totalmente ereta, subindo a barra até a região dos quadris, sem mexer os braços e mantendo-os retos;
  7. Em seguida, agache, projetando os quadris para trás. Não curve as costas durante o exercício;
  8. Quando for repetir o movimento, apoie o peso do corpo nos calcanhares, e não nas pontas dos pés;
  9. Faça o número de repetições determinadas pelo seu instrutor.
Agachamento Terra (Deadlift)

Cuidados com o agachamento terra

Antes de começar a fazer qualquer treino, o que inclui o agachamento terra, é aconselhável consultar um médico para ter certeza de que você pode praticar esse tipo de exercício.

Uma vez que tiver recebido a autorização do médico para treinar, malhe com o auxílio de um educador físico. Por mais que aparente ser um gasto extra, o acompanhamento profissional vale a pena.

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Porém, se ainda assim você resolver fazer o seu treino sozinho, apenas olhando os tutoriais na internet, tome o cuidado e assista os vídeos com calma, revendo sempre as instruções, para ter certeza de como os movimentos devem ser executados.

Se possível, peça também para que alguém fique com você enquanto você malha. Assim, caso um acidente ou lesão ocorra, a pessoa poderá te ajudar. E se esses problemas vierem a acontecer, não deixe de buscar ajuda médica o mais rápido possível, para se certificar de que não se trata de algo grave.

Você já conhecia o agachamento terra? Pretende incluir o exercício nos seus treinos? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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