Como cuidar do cabelo em transição

publicado em

Aprender como cuidar do cabelo em transição é importantíssimo para qualquer pessoa que resolveu assumir os seus cabelos naturais.

A transição capilar é um processo que tem o objetivo de recuperar a textura natural dos fios e envolve a remoção do acúmulo contínuo de substâncias deixadas nos fios pelos tratamentos realizados nos cabelos ao longo dos anos.

Geralmente, quem adere ao método são pessoas que naturalmente tinham cabelos cacheados, ondulados ou crespos, mas que foram submetidos a químicas como alisamento, relaxamento ou progressiva.

Durante esse período, a pessoa deixa de lado as visitas ao salão para retocar a química que usava para alisar os cabelos e permite que a sua raiz cresça de forma natural, como era antes dos procedimentos.

Assim, durante a transição capilar, o cabelo fica com duas texturas diferentes, o que pode mexer com a autoestima de algumas pessoas. 

  Continua Depois da Publicidade  

A boa notícia é que os cuidados para um cabelo em transição também podem ajudar nessa parte, além de auxiliar os cabelos a ficarem fortes e saudáveis durante o processo de desintoxicação da química, como vamos conferir a seguir.

Dicas de como cuidar do cabelo em transição

Cuidados com o cabelo
A transição capilar consiste em um período permitindo que a sua raiz cresça de forma natural, como era antes dos procedimentos

Entender o processo

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é transição capilar, ou seja, conhecer o processo pelo qual está passando. Ele começa no último dia em que você usou química e tomou a decisão de passar pela transição capilar até o dia em que o último fio com química for removido.

O processo se inicia com o uso de produtos específicos para a remoção do tratamento, que agem na fibra capilar. Além disso, é importante hidratar e nutrir o cabelo para que ele fique forte e com brilho. Conforme o cabelo vai crescendo, também é preciso cortar as partes com química. 

A especialista em cabelos cacheados e crespos Karla Anacleto aconselha contar com a orientação de um profissional que entenda a sua necessidade e acompanhe a transformação de perto.

  Continua Depois da Publicidade  

Cronograma capilar

Segundo Karla, o cronograma capilar é uma das partes mais importantes da transição. Ela recomenda criar uma rotina de cuidados com o objetivo de repor os nutrientes perdidos pelos cabelos e deixá-los mais fortes.

A especialista explicou que o processo do cronograma capilar é composto de três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, que agem diretamente na reposição de água, de lipídios e de massa capilar.

Por falar em cuidados, você sabia que o cabelo também envelhece? Conheça mais dicas para tratar bem os fios.

Duas texturas

É inevitável: durante o processo de transição capilar, eventualmente o cabelo terá duas texturas, com uma parte natural e uma parte alisada e com química. Karla disse que não existe um produto capaz de uniformizar todos os fios de primeira.

Entretanto, ela apontou que o uso de cremes finalizadores para cachos ou cremes de pentear sem enxágue pode amenizar essas duas texturas, fazendo com que o fio se acostume com a nova forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Longe das químicas

Este parece um cuidado óbvio, mas vale a pena ressaltar que o cabelo em transição deve ficar longe das químicas de alisamentos, relaxamentos e colorações, que podem provocar danos aos fios e, portanto, atrapalhar o processo de transição.

Proteger os cabelos

Ao longo da transição capilar, os cabelos podem ficar frágeis e quebradiços. Portanto, cuidados como evitar fazer penteados muito apertados, dormir com uma touca ou lenço de seda ou cetim para evitar atrito com o travesseiro e usar pentes de dentes largos são importantes para a proteção dos fios.

Entretanto, é aconselhável que os pentes sejam de madeira para reduzir o frizz, uma vez que os pentes de plástico geram estática e provocam uma espécie de inchaço nos fios.

Produtos adequados

É necessário adquirir os produtos adequados para cuidar do cabelo em transição e seguir direitinho o cronograma capilar.

Por exemplo, começando pelo mais básico, é fundamental que o shampoo e o condicionador sejam específicos para o seu tipo de cabelo, seja ele cacheado, seja ondulado, seja crespo. É importante lembrar que diferentes tipos de cabelos têm necessidades diferentes.

  Continua Depois da Publicidade  

Recomenda-se dar preferência aos produtos que nutrem os fios, evitam o ressecamento das pontas e combatem o frizz.

Os produtos com óleos vegetais também são uma boa compra, pois ajudam a nutrir, a hidratar e a manter os fios saudáveis e brilhantes. Algumas opções incluem: óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino e óleo de jojoba.

Outro produto que se destaca é a manteiga de karité, conhecida por ajudar a turbinar os cabelos nos dias de maior ressecamento.

Os cremes de pentear também aparecem na lista, pois auxiliam a definir os cachos e a reduzir o frizz, podendo ajudar em relação à aparência dos cabelos em transição que nem sempre é a mais agradável.

Mas eles não são a única alternativa: o gel ou mousse para definição de cachos são considerados opções mais pesadas que os cremes para aumentar ainda mais a definição e a diminuição do frizz.

A opção de produtos para finalizar também inclui os defrizantes, gelatinas ou estimuladores de cachos.

Cortar os cabelos

Os fios tratados quimicamente geralmente ficam mais finos e tendem a embaraçar com maior facilidade nas pontas, o que faz com que eles sejam mais suscetíveis à quebra e queda ao serem escovados ou penteados.

Por isso, é recomendado tirar as pontas do cabelo periodicamente, para remover aos poucos as partes mais comprometidas do fio.

A periodicidade do corte, assim como o comprimento do cabelo cortado dependem do nível de comprometimento dos fios e da vontade da pessoa. O corte não influencia o tempo necessário para o cabelo crescer saudável, mas é um importante recurso para corrigir ou atenuar os efeitos da mudança do formato do cabelo.

Big chop

O big chop, grande corte ou corte final é o corte feito na divisão entre a parte dos fios danificados pela química e a parte do cabelo que já está natural e saudável. 

Esse corte pode ser feito em qualquer momento da transição capilar e algumas pessoas fazem o big chop o quanto antes para retirar logo todo o cabelo que ainda está alisado ou com química.

Lavar os cabelos com cuidado

Como os produtos com sulfato podem ressecar os cabelos, prejudicando o processo de transição, outra recomendação é dar preferência aos produtos capilares sem sulfato, famosos por serem mais suaves e menos agressivos.

Nesse sentido, as alternativas recomendadas incluem os produtos orgânicos, veganos e no poo (sem agentes nocivos).

Ao mesmo tempo em que um cabelo em transição deve ser lavado com produtos suaves, recomenda-se não esfregá-lo vigorosamente na hora de fazer a lavagem, pois isso pode provocar quebras e outros danos.

Cuidado com o sol e outras fontes de calor

Como o sol pode danificar o cabelo e deixá-lo mais fraco e quebradiço, outra orientação é protegê-lo do sol, com o auxílio de um chapéu ou lenço. Da mesma forma, recomenda-se evitar expor o cabelo a outras fontes de calor, como o secador ou a água quente.

O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, sem o auxílio do secador. Para isso, você pode usar uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão e massagear cuidadosamente, com o objetivo de dar volume e evitar o frizz

Além disso, outra dica importante é a de lavar os cabelos na água morna, pois a água quente pode aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo.

Já na hora de enxaguar os fios, a orientação é regular a temperatura do banho para retirar os produtos dos cabelos com água fria, que ajuda a fechar as escamas e a controlar possíveis danos externos à fibra.

Desembaraçar adequadamente

Após lavar muito bem os cabelos com os produtos certos e a água na temperatura correta, é importante tomar cuidado na hora de desembaraçar os fios, prestando atenção para não parti-los.

Aqui, delicadeza é a palavra-chave, especialmente quando o cabelo está molhado, pois é quando ele fica mais propenso à queda. A dica é desembaraçar os fios com o auxílio de um pente de dentes largos, que ajuda a reduzir o atrito.

Transição capilar
É importante ter cuidado ao desembaraçar os fios após o banho

Manter uma dieta saudável

Uma dieta equilibrada e saudável não é importante apenas para os órgãos internos do corpo, ela também influencia a saúde dos cabelos, que precisam de nutrientes para que fiquem saudáveis, fortes e bonitos.

Portanto, um item que não pode faltar na lista de como cuidar do cabelo em transição é uma alimentação nutritiva de qualidade, composta por proteínas, vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro e zinco. Conheça uma lista de alimentos bons para o cabelo.

Uma dieta saudável para os cabelos inclui o cuidado de beber bastante água, para manter os fios hidratados de dentro para fora. Afinal, de que adianta passar mil produtos para hidratar os cabelos, mas falhar na hidratação geral do corpo?

Fontes e referências adicionais

O que você achou dessas dicas sobre como cuidar do cabelo em transição? Quais delas ainda falta adequar à sua rotina? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário