Melão de são caetano

Melão de São Caetano Emagrece? Para Que Serve, Contraindicações e Como Usar

Você já ouviu falar do melão de são caetano? Essa é uma planta com o nome científico Momordica charantia, que também pode ser chamada de erva-de-são-caetano, erva das lavadeiras, fruto de cobra ou melãozinho.

Ela é oriunda do leste indiano e do sul da China, mas também pode ser encontrada em áreas tropicais da Amazônia, do Caribe, da Ásia e da África, além de estar presente em todo o Brasil.

O melão de são caetano emagrece?

Uma publicação de 2017 do Cure Joy defendeu a ideia de que o melão de são caetano emagrece e trouxe algumas razões pelas quais o suco com o fruto do melão de são caetano pode ajudar em relação à perda de peso.

A primeira delas é que o suco de melão de são caetano contém enzimas que decompõem a gordura, transformando-a em ácidos graxos livres e, consequentemente, diminuindo a gordura corporal. Isso resulta na diminuição do nível de enzimas necessárias requeridas para a síntese de ácidos graxos, o que gera uma produção mais baixa de gordura.

A segunda razão apresentada é que o melão de são caetano emagrece ao proteger as chamadas células beta do pâncreas, que armazenam e liberam a insulina, o hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue. Isso é importante porque, quando se tem muita insulina, pode ocorrer um pico repentino na fome com a elevação da ingestão de comida, que é uma das principais causas da obesidade.

O terceiro ponto apresentado é que o suco de melão de são caetano estimula o fígado a secretar os sucos da bile, o que auxilia o metabolismo da gordura, um processo que é geralmente debilitado em pessoas obesas ou com sobrepeso.

Outro argumento citado é que o melão de são caetano emagrece também porque é composto em 90% por água, o que pode dar uma forcinha em relação ao controle do apetite. A água também ajuda a remover as toxinas do corpo, que são um dos fatores apontadores como causadores do ganho de peso.

Além disso, acredita-se que o melão de são caetano contenha a lectina em sua composição, uma substância conhecida por ajudar a suprimir o apetite.

Mesmo em frente a tudo isso, vale lembrar que não existem frutos, plantas, sucos, chás ou quaisquer outros tipos de produtos e substâncias que sejam capazes de promover magicamente a perda de peso. Ou seja, não é verdade que o melão de são caetano emagrece como em um passe de mágica, ainda que ele possa ajudar.

Se você deseja ou necessita perder peso, nosso conselho é que procure um bom nutricionista para definir uma dieta apropriada, saudável e segura para que você consiga atingir seus objetivos. Converse com ele também a respeito de como e se você pode utilizar o melão de são caetano dentro do seu processo de emagrecimento.

Também vale a pena praticar exercícios físicos com regularidade para aumentar o gasto calórico e auxiliar a perda de peso, sempre contando com o apoio de um educador físico para garantir a segurança e a eficácia dos treinamentos.

Para que serve – Benefícios do melão de são caetano

– Fonte de nutrientes

O suco preparado à base do fruto do melão de são caetano serve como fonte de nutrientes como potássio, vitamina B9, vitamina C e vitamina K para o organismo.

– Triglicerídeos e colesterol

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Botswana indicou que o fruto do melão de são caetano é eficiente para diminuir os níveis de triglicerídeos, reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Entretanto, se você sofre com problemas de triglicerídeos ou colesterol, deve conversar com o seu médico antes de usar o melão de são caetano neste sentido, até porque ele não deve ser utilizado ao mesmo tempo que medicamentos que reduzem o colesterol.

– Efeito antioxidante 

O chá de melão de são caetano contém flavonoides, vitaminas e antioxidantes que auxiliam a proteger o organismo contra os radicais livres, que destroem a produção celular saudável.

Os radicais livres também estão associados ao processo de envelhecimento do corpo e ao favorecimento a doenças como câncer e artrite. 

– Limpeza de roupas

Um dos nomes pelos quais a planta pode ser chamada, como vimos acima, é “erva das lavadeiras”. O melão de são caetano é conhecido dessa maneira porque é usado para clarear roupas e na remoção de suas manchas.

Como usar o melão de são caetano

O fruto do melão de são caetano pode ser utilizado na forma de suco de polpa ou concentrado. Já as suas folhas podem ser usadas no preparo de um chá ou em compressas para serem aplicadas na pele.

Além disso, também é possível encontrar o melão de são caetano na forma de suplementos.

Receitas com melão de são caetano 

– Chá de melão de são caetano

Ingredientes: 

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa da erva melão de são caetano.

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de um recipiente apropriado e levar ao fogo; Acrescentar a erva melão de são caetano e deixar ferver; Assim que a fervura iniciar, desligar o fogo e tampar o recipiente. Deixar o chá descansar abafado durante cerca de 10 minutos; Coar e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo depois do seu preparo (não toda a jarra, sempre respeitando os limites diários de dosagem) antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Além disso, é importante certificar-se de que os ingredientes escolhidos para o chá sejam selecionados com muito cuidado, de boa procedência, de boa qualidade e que não estejam infectados ou estragados.

– Suco de melão de são caetano 

Ingredientes:

  • Melões de são caetano firmes e sem manchas, com uma cor verde-clara, sem nenhum sinal amarelo ou laranja;
  • Gaze.

Modo de preparo:

Abrir os melões e remover as suas sementes; Picar os melões com a casca em cubinhos de 2 cm; Levar os cubinhos ao processador na função pulsar até o melão de são caetano ficar líquido. Se o seu aparelho não tiver essa função, passar na velocidade máxima em intervalos de poucos segundos; Colocar a gaze em uma tigela e passar o suco por ela para que as suas partes sólidas sejam separadas, espremendo até conseguir o máximo de suco possível; Servir-se imediatamente e armazenar o restante do suco em um recipiente de plástico ou vidro, bem fechadinho no refrigerador, onde ele é válido por uma semana.

Atenção: é importante tomar o suco de melão de são caetano imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Contraindicações, efeitos colaterais e cuidados com o melão de são caetano

Existe uma série de contraindicações para o uso do melão de são caetano – ele não pode ser utilizado por crianças, mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação, por quem deseja ter filhos, pessoas com diabetes e indivíduos que sofrem com a diarreia crônica.

Graças ao fato dele interferir com o controle dos níveis de açúcar no sangue durante e depois da realização de uma cirurgia, outra determinação é que a pessoa pare de consumir o melão de são caetano pelo menos duas semanas antes da data de uma cirurgia marcada.

O consumo excessivo do melão de são caetano pode provocar efeitos colaterais como diarreia, desconforto no estômago ou dor abdominal. O uso da erva de melão de são caetano por um período longo de tempo pode aumentar os riscos de desenvolver inflamação no fígado.

Ainda é possível sofrer uma reação alérgica chamada de favismo ao usar o melão de são caetano. O favismo é potencialmente fatal e causa dor abdominal ou nas costas, urina escura, icterícia (amarelamento), náusea, vômito, convulsão e coma.

Outras reações adversas que podem ser provocadas pelo uso do melão de são caetano incluem: úlceras estomacais, menstruação, batimento cardíaco irregular, dor de cabeça, queda da fertilidade, fraqueza muscular e baba.

As sementes do fruto do melão de são caetano podem provocar enjoo e diarreia em algumas pessoas. Elas contêm substâncias tóxicas que podem provocar uma queda drástica dos níveis de glicose no sangue, causar aborto e ter ação teratogênica.

Um agente teratogênico é aquele que, ao estar presente durante a vida embrionária ou fetal, pode produzir alteração na estrutura ou função da descendência, segundo informações do Sistema de Informações sobre Agentes Teratogênicos (SIAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ao experimentar qualquer efeito colateral após o consumo do melão de são caetano, procure rapidamente a ajuda de um médico.

Antes de usar o melão de são caetano em qualquer forma é fundamental consultar o médico, para saber se a utilização é realmente indicada para o seu caso e se ele não fará mal para a sua saúde. Isso serve para todas as pessoas, principalmente adolescentes, idosos e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.

E nada de usá-lo em substituição ao tratamento de qualquer doença ou condição de saúde porque isso pode prejudicar gravemente a saúde.

Também é necessário informar ao médico a respeito de qualquer tipo de medicamento, suplemento ou planta que esteja utilizando para que ele verifique se não existem riscos de interação ente o melão de são caetano e a substância em questão.

Por exemplo, o melão de são caetano não deve ser consumido simultaneamente ao uso de medicamentos para fertilidade, de cloropropamida (remédio para controle do açúcar no sangue em casos de diabetes do tipo 2), de medicamentos antidiabéticos e de remédios que reduzem o colesterol.

Os dados passados aqui servem apenas no aspecto informativo e não podem substituir a opinião de um médico. Antes de usar qualquer substância o produto em prol da perda de peso ou da sua saúde, consulte o médico.

Você já tinha ouvido falar que o consumo de melão de são caetano emagrece? Já experimentou essa fruta de alguma forma? Tem curiosidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Um amigo do meu marido perdeu 45 quilos

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*