De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, um a cada oito homens será diagnosticado com câncer de próstata em sua vida. No entanto, fazer exercícios físicos regularmente, especialmente os cardiorrespiratórios, pode diminuir o risco do desenvolvimento da doença, segundo um novo estudo.
Pesquisadores suecos coletaram dados de 57.652 homens que participaram de pelo menos dois testes de condicionamento físico entre os anos de 1982 e 2019. Os que adotaram a prática de exercícios frequentes tinham 35% menos probabilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata e apenas 1% foi posteriormente diagnosticado com a doença.
Outro estudo de 2021 mostra que se todos os adultos nos Estados Unidos cumprissem determinadas diretrizes de atividades físicas, os diagnósticos de câncer poderiam cair em 3%, equivalente a 46.000 casos, a cada ano.
Em 2019, uma revisão do Colégio Americano de Medicina do Esporte apontou que atividades físicas regulares reduziam significativamente o risco de cânceres de bexiga, mama, cólon, endométrio, adenocarcinoma de esôfago, rim e estômago. Além disso, o hábito de se exercitar está ligado a melhores resultados no tratamento e na expectativa de vida das pessoas que já viviam com câncer.
“Sabemos que mesmo uma única sessão de exercícios ajuda nosso corpo a liberar células imunológicas na circulação. Isso também ajuda a melhorar a população de células imunológicas em nossos tecidos que combatem as células cancerígenas. Em alguém que se exercita, você vê mais células imunológicas que são realmente capazes de matar as células cancerígenas. Já em alguém mais sedentário, especialmente alguém obeso, você vê o oposto”, explica Neil M. Iyengar, oncologista e cientista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York.
Ainda não se sabe exatamente quanto tempo e qual o tipo de exercício pode ser mais eficaz para a prevenção do câncer de próstata, mas tanto a Sociedade Americana do Câncer quanto a Sociedade Americana de Oncologia Clínica recomendam 150 minutos por semana, ou 20 minutos por dia, de exercícios aeróbicos, como caminhada leve, exercícios de sustentação de peso e corrida.
Os cientistas recomendam que se comece de forma simples, encontrando uma atividade que seja agradável.
“Todos têm a chance de fazer algo que seja realmente econômico para diminuir o risco de câncer de próstata. E isso é algo que está totalmente sob nosso controle”, diz Kate Bolam, coautora do estudo de 2021.