Benefícios da corrida para saúde e boa forma

Especialista:
atualizado em 15/01/2021

A corrida é uma atividade física completa, fácil de ser feita em qualquer hora e lugar, e ainda traz vários benefícios para a saúde e a boa forma.

Quem pratica qualquer tipo de atividade física é mais saudável do que quem é sedentário. A corrida proporciona os seguintes benefícios:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Melhora a resistência física;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora o funcionamento dos músculos e do coração;
  • Ajuda a diminuir o estresse.

Confira os principais benefícios da corrida, como você pode aproveitar cada um deles e como tornar o seu treino mais eficaz.

Benefícios da corrida para saúde e boa forma

corrida casal correndo

1. A corrida é um dos melhores exercícios para o coração

Os benefícios da corrida para o coração já foram cientificamente comprovados. De acordo com um estudo de referência publicado pela fundação americana de cardiologia, correr de cinco a dez minutos por dia diminui muito o risco de doenças cardiovasculares.

Isso ocorre porque todas as vezes que corremos há um aumento da frequência cardíaca, o que fortalece o coração.

Além disso, durante a corrida as artérias se expandem e contraem vigorosamente, e esses movimentos fazem com que elas fiquem mais fortes, o que também ajuda a controlar a pressão arterial.

2. Quem corre tende a se sentir mais feliz

Correr ajuda a melhorar o humor, já que durante essa atividade são liberados hormônios conhecidos como endorfina e endocanabinoide, responsáveis pela sensação de bem estar e prazer.

Segundo um estudo publicado pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise, caminhar durante 30 minutos em uma esteira pode melhorar instantaneamente o humor de alguém que sofre de depressão.

Além disso, outros estudos também têm mostrado que a corrida ainda protege contra ansiedade e depressão e pode ajudar as pessoas a lidarem melhor com o estresse.

3. O cérebro do corredor trabalha melhor

Cientistas descobriram que a proteína que controla o uso de energia no organismo também age na formação da memória e nos processos de aprendizagem, e a corrida pode estimular a liberação dessa substância.

  Continua Depois da Publicidade  

Correr também ajuda a evitar o declínio mental relacionado à idade, pois, segundo um estudo do hospital Johns Hopkins, essa atividade fortalece as artérias que transportam sangue e oxigênio para o cérebro, evitando assim que as funções desse órgão sejam prejudicadas.

Sendo assim, correr ajuda a preservar a memória e a melhorar o processo de aprendizagem.

4. Correr fortalece as articulações do joelho e os ossos

Correr fortalece os músculos e as articulações. Pesquisas já comprovaram que esse exercício ajuda a aumentar a produção de massa óssea e a prevenir a perda óssea relacionada à idade.

De acordo um estudo publicado pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise, que analisou mais de 70 mil corredores e pessoas que faziam caminhadas leves, quem tem o hábito de correr tem 50% menos chances de desenvolver problemas no joelho.

Além disso, ao correr há um fortalecimento maior dos ossos, cartilagem e músculos que sustentam o joelho.

5. Correr ajuda a emagrecer e a definir os músculos

Correr regularmente queima calorias tanto durante o período que se pratica o exercício quanto depois. Isso acontece porque o organismo consome muito oxigênio durante essa atividade física. E o melhor é que este efeito ocorre mesmo em corridas mais lentas.

Correr requer uma grande quantidade de combustível (calorias). Uma pessoa que pesa 68 quilos queima, em média, 12 calorias por minuto se correr um quilômetro e meio em 10 minutos. Se a corrida for feita em terreno íngreme, que exige mais esforço, a queima pode ser ainda maior.

Além disso, a corrida ajuda a definir todos os músculos das pernas ( internos e externos), coxas, panturrilha e até os glúteos.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Corrida diminui o risco de câncer

Cientistas finlandeses estudaram a saúde de um grupo de 2.560 homens de meia idade ao longo de 17 anos e descobriram que os homens fisicamente ativos eram menos propensos a desenvolver câncer. Até este ponto não há surpresa.

No entanto, eles também descobriram que aqueles que praticavam corrida estavam ainda mais protegidos contra a doença, e ainda tinham 50% menos chances de morrer de qualquer tipo de câncer.

7. Ser bom na corrida pode indicar melhor saúde reprodutiva

Correr ajuda a aumentar a fertilidade. Cientistas da Universidade de Cambridge estudaram 542 corredores homens que concluíram uma meia maratona (21 km) e descobriram que aqueles que terminaram a corrida mais rápido tinham uma maior contagem de espermatozóides.

8. A corrida melhora a resistência física

A boa resistência física, que é a capacidade de se exercitar por mais tempo sem cansar, depende da nossa função cardiorrespiratória, ou seja, a aptidão do coração para bombear oxigênio de forma eficiente, forte e contínua para todos os músculos do corpo.

Os exercícios aeróbicos, como a corrida, ajudam a melhorar esse processo, pois eles fazem com que os músculos consumam mais oxigênio.

Nesse sentido, os corredores de longa distância tendem a ter um consumo de oxigênio três vezes mais eficiente do que as pessoas sedentárias.

Qual a quantidade certa para correr?

corrida casal correndo

Pesquisas defendem que correr até dez quilômetros de uma a duas vezes por semana já garante muitos benefícios para a saúde, e correr ao ar livre e em grupo pode ajudar a melhorar ainda mais o humor.

Entretanto, correr mais que 30 quilômetros por semana pode melhorar a saúde cardiovascular, mas também pode elevar o risco de lesão, segundo os médicos.

Portanto, eles indicam que a corrida seja feita de uma forma moderada por aqueles que estão iniciando a atividade.

No entanto, alguns estudos mostraram que os exercícios mais intensos garantem maiores benefícios.

Nesse sentido, um estudo mostrou que quem corre mais de 80 quilômetros por semana têm níveis mais altos de HDL (o bom colesterol), menos gordura corporal e um menor risco de desenvolver doenças cardíacas, quando comprados com aqueles que correm menos de 16 quilômetros por semana.

O mesmo estudo também mostrou que os corredores de longa distância diminuíram a pressão arterial em quase 50%, e ainda reduziram pela metade o número de medicamentos para a pressão e para o colesterol.

Portanto a regra é você respeitar o seu limite, e correr, seja de que forma for.

Dicas para uma corrida saudável

  • Uma corrida perfeita é aquela onde não há lesões ou cansaço excessivo;
  • O risco de machucados e lesões aumenta de acordo com a intensidade da corrida e seu tempo de duração;
  • Os machucados mais comuns relacionados à corrida acontecem no joelho. Além disso, a idade mais avançada pode ser um fator de risco significativo para a ocorrência de lesões;
  • Especialistas recomendam fazer um alongamento antes e depois da corrida e respeitar o tempo que o corpo leva para se recuperar do exercício e, principalmente, reconhecer os sinais de fadiga que o organismo mostra em caso de excessos;
  • Antes de correr, o ideal é que você comece com caminhadas ou outra forma de exercício regular (cerca de 30 minutos por dia, quatro ou cinco vezes por semana);
  • Use tênis e roupas adequadas, trace uma rota segura e deixe que seu corpo mostre até onde você pode ir. Algumas dores musculares especialmente no quadríceps e panturrilhas são comuns no início dessa prática e podem ser somente um sinal de que você está levando o seu corpo mais longe ou mais rápido do que ele está acostumado a ir;
  • Mas há algumas dores que não devem ser ignoradas, como as agudas, que persistam ou piorem com o tempo. Portanto  caso sinta alguma dor assim, procure um médico especialista.
Fontes e Referências adicionais

Você já esperava essa quantidade de benefícios da corrida para a boa forma e saúde? Tem vontade de ser um corredor regular para aproveitar todos eles? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (70 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

30 comentários em “Benefícios da corrida para saúde e boa forma”

  1. Boa noite!
    Gostei das explicações !!!
    Sou apaixonado por uma corrida.
    Costumo correr de 8 há 10 mil metros todos os dias!
    Hoje dia 19/3/19 corri 5 km e caminhei 3,6 .
    Com isso, quando chego com os exames pro médico dá uma olhada e tomar nota, dispensa_me alguns elogios, e isso só tem contribuído para eu continuar avançando a cada diais.

    Tenho 59 anos, e faço essas bravura todos os dias. 14 dia de exercícios, eu corri 124 km!!

      • correr vc perde peso, ent tem q melhorar a alimentacao e fazer alguns exercicios de hipertrofia, senao vai ficar esqueletica.

        espero ter ajudado, abcs