3 melhores chás para próstata – Como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 01/04/2022

Você é homem e gosta de tomar chá? Então, una o útil ao agradável e conheça algumas opções de chás para próstata, para ajudar a cuidar da saúde deste órgão tão importante.

Uma pesquisa publicada em março de 2022 no jornal acadêmico Cancer Causes & Control sugeriu que homens que tomam pelo menos duas xícaras de chá por dia apresentaram um risco 37% menor de ter câncer de próstata do que os que não tomavam a bebida.

  Continua Depois da Publicidade  

O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, que compararam 892 homens que já tinham a doença com 800 homens saudáveis, analisando a dieta e os hábitos de consumo dos participantes.

A pesquisa não avaliou como os chás podem ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata, porém acredita-se que isso possa ter uma relação com os polifenóis presentes em algumas versões da bebida. O tipo de chá escolhido também influencia neste sentido.

3 chás para próstata

Veja a seguir quais são os 3 chás para cuidar da próstata:

1. Chá de urtiga

Chá de urtiga
Alguns estudos sugerem que o chá de urtiga pode ser uma opção de chá para próstata

As evidências ainda são limitadas, porém alguns estudos em animais sugerem que o chá da raiz de urtiga pode ser uma das opções de chás para próstata.

Por exemplo, uma pesquisa de 2015 conduzida em ratos adultos apontou que um extrato da raiz de urtiga poderia prevenir alguns efeitos da próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna), quando usado ao longo de seis semanas.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, ainda não existem estudos em seres humanos que comprovem o uso da urtiga no tratamento da próstata aumentada.

Como fazer

Coloque as raízes em uma panela com água fria. Tampe e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 a 10 minutos, mantendo a tampa. Após esse tempo, coe e beba.

Para fazer uma xícara de chá, use uma colher de sobremesa de raízes de urtiga. Já se quiser um litro de chá, use de duas a três colheres de sopa.

Quem usa medicamentos para diabetes, lítio, remédios para pressão arterial, sedativos e varfarina deve evitar a raiz de urtiga.

2. Chá verde

Chá verde
O chá verde se mostrou promissor para a saúde da próstata

A presença do chá verde na lista de chás para próstata tem a ver com um estudo da equipe da professora-adjunta da Universidade da Califórnia Susanne Henning analisou 79 homens com câncer de próstata, que tinham cirurgia marcada.

Eles pediram aos participantes que tomassem seis xícaras de chá verde ou de água diariamente por três a oito semanas, dependendo da data da cirurgia. Antes e depois da cirurgia, a equipe coletou amostras de sangue e de urina. Eles também coletaram amostras da próstata após a cirurgia. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ao todo, 67 homens terminaram o estudo e os pesquisadores identificaram que os níveis da proteína PSA (antígeno prostático específico) estavam mais baixos após o experimento nos participantes que tomaram chá verde. A PSA é produzida pela próstata e níveis maiores podem indicar o câncer de próstata.

Além disso, eles observaram uma redução em um indicador de inflamação (o fator nuclear kappa-B) nos homens que tomaram chá verde, em comparação aos que não tomaram. A inflamação é um fator ligado ao aumento do câncer.

No entanto, não houve uma inibição no crescimento do tumor e são necessários mais estudos para avaliar melhor os efeitos do chá verde em relação à doença.

Como fazer

Para fazer a segunda opção dos chás para próstata, leve uma chaleira ao fogo baixo e encha com 200 ml de água. Desligue o fogo antes de ferver, logo que as primeiras bolhinhas começarem a subir. 

Coloque uma colher de sopa (dois gramas) de folhinhas de chá verde ou um sachê do chá em uma xícara e despeje a água quente em cima. Tampe e deixe descansar por três minutos. Coe e beba. Saiba mais sobre os efeitos do chá verde.

3. Chá de hibisco

Chá de hibisco
O chá de hibisco pode ajudar a desacelerar o crescimento de células cancerígenas na próstata

A terceira opção de chá para próstata é bem saborosa e rica em antioxidantes. Mas, o motivo porque o chá de hibisco aparece na lista é que estudos de laboratório (conduzidos em tubos de ensaio) sugeriram que o hibisco pode ajudar a desacelerar o crescimento de células cancerígenas na próstata.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, também são necessárias mais pesquisas, inclusive com seres humanos, para confirmar os efeitos do hibisco em relação à próstata.

Como fazer

Encha uma panela com 600 ml de água e leve ao fogo para aquecer. Desligue o fogo assim que iniciar a fervura. Adicione duas colheres de sopa de flor de hibisco, tampe e deixe descansando em infusão por 10 minutos. Então, coe e beba.

É aconselhável não beber chá de hibisco enquanto se usa paracetamol e o chá deve deixar de ser tomado pelo menos duas semanas antes da data de uma cirurgia. Conheça mais dicas e cuidados sobre o chá de hibisco

Por outro lado, o excesso pode aumentar os riscos

Mas, nada disso significa que tomar xícaras e mais xícaras de chás para próstata ou outros tipos de chá seja uma boa ideia. Sabe aquela máxima de que tudo em excesso faz mal? Então, isso também se encaixa na relação entre os chás e o câncer de próstata.

Por exemplo, ao acompanhar a saúde de mais de 6 mil homens ao longo de 37 anos, pesquisadores da Glasgow University identificaram que homens que tomavam mais de sete xícaras de chá por dia apresentaram um risco 50% maior de ter câncer de próstata do que os que tomavam quantias moderadas de chá ou que não consumiam a bebida.

O estudo começou em 1970 na Escócia e contou com participantes entre 21 e 75 anos. Os voluntários responderam a um questionário sobre seu consumo de chá, café e álcool, uso de cigarro e aspectos gerais da saúde. Além disso, eles fizeram exames.

Menos de ¼ dos participantes do estudo tomavam chá em excesso. Desses, 6,4% desenvolveram câncer de próstata ao longo dos 37 anos de acompanhamento.

Entretanto, os pesquisadores não souberam afirmar se o chá por si só é realmente um fator de risco ou se os voluntários do estudo viveram até uma idade mais avançada, em que o câncer de próstata é mais comum. Além disso, o tipo de chá também pode influenciar.

Os chás para próstata não são milagrosos

Principalmente se você já tiver um problema na próstata, sofrer de alguma outra doença ou usar medicamentos, consulte o seu médico antes de começar a usar os chás para próstata.

Além disso, lembre-se que nenhum chá é capaz de curar uma doença na próstata. Você pode testar uma das bebidas para auxiliar, porém, jamais substitua um tratamento prescrito pelo médico apenas pelo chá, pois isso pode ser perigoso.

Fontes e referências adicionais

Você já foi diagnosticado com algum problema na próstata? Tem interesse em experimentar algum destes chás para próstata? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário