Nozes

Melhore sua Dieta Como um Todo Simplesmente Comendo Nozes

Há uma série de estudos que apoiam os benefícios das nozes na dieta, mas como elas também são ricas em calorias, às vezes podem acabar fora do cardápio de pessoas que tentam perder peso. O Dr. David Katz, diretor do Centro de Pesquisa de Prevenção da Universidade de Yale, e seus colegas queriam descobrir se os benefícios das nozes ofuscavam sua quantidade de calorias adicionais, então eles desenvolveram um estudo para tal.

Em seu novo artigo publicado no BMJ Open Diabetes Research and Care, Katz e sua equipe descrevem o estudo, para o qual recrutaram pessoas com alto risco de desenvolver diabetes (com excesso de peso ou níveis de açúcar no sangue que indicavam pré-diabetes ou pressão alta, entre outros fatores).

Todos os 112 participantes passaram seis meses incluindo nozes em sua dieta, depois outros seis meses deixando as nozes de fora de sua dieta, mas apenas metade foram escolhidos aleatoriamente para contar calorias de sua dieta para ajustar as calorias extras que consumiam das nozes.

O que o Dr. Katz descobriu foi que, independentemente de as pessoas ajustarem suas calorias diárias ou não, a qualidade da dieta de cada participante melhorou.

Mesmo aqueles que não foram aconselhados a contar calorias automaticamente regulavam sua dieta por conta das calorias extras que estavam recebendo das nozes. Não só isso, eles cortaram os alimentos menos nutritivos, como alimentos processados e lanches industrializados.

Katz queria saber o que aconteceu com a qualidade geral da dieta quando as nozes foram adicionadas. “O peso não subiu em nenhum grupo. Então, isso confirmou que as pessoas estavam adicionando algo bom e excluindo algo pior para a sua saúde da dieta”, diz ele.

A tendência não foi uma surpresa completa, já que as nozes são conhecidas por serem saciantes por conta do teor de gorduras e fibras – por isso, as pessoas são menos propensas a simplesmente adicionar as 350 calorias de nozes em cima de sua dieta normal. “As nozes funcionam porque podem fazer você se sentir cheio”, diz o Dr. Eric Rimm, professor de epidemiologia e nutrição na Universidade de Harvard T. H. Chan School of Public Health, que não estava envolvido no estudo. “E as pessoas são mais propensas a auto-regular as calorias que comem quando se sentem cheias”.

Katz também analisou outras medidas de saúde, incluindo níveis de colesterol e açúcar no sangue, bem como pressão arterial e IMC. Nenhuma dessas outras medidas mostrou diferenças significativas entre o grupo que contou calorias e o grupo que não.

O grupo que contava calorias, no entanto, mostrou uma circunferência de cintura ligeiramente reduzida, o que sugere que ter consciência sobre a redução de calorias pode ser útil no controle de peso. Mas os resultados também sugerem que se concentrar em simplesmente contar calorias totais pode não ser suficiente. “O aconselhamento sobre o controle do peso realmente deve ser baseado em alimentos e ajudar as pessoas a entender que precisam ouvir os sinais do seu corpo quando estão cheios”, diz Rimm. “Simplesmente tomar um diário e documentas as calorias diárias provavelmente também não vai funcionar”.

Katz diz que a orientação de calorias fornecida aos participantes foi extremamente mínima, mas que as descobertas fornecem esperança de que conselhos e informações mais profundas sobre como remover as 390 calorias que as nozes possam ocupar podem ser ainda mais eficazes para ajudar as pessoas a controlar o peso.

Você tem o costume de consumir nozes e sua dieta? Pretende incluí-la no seu dia a dia agora que conhece o resultado dessa pesquisa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*