Melhores chás para ansiedade, insônia e depressão

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2020

Segundo um ditado popular, seu jardim é a melhor farmácia. E quando se trata de ansiedade, depressão e insônia, não há sentença mais verdadeira.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá é uma das principais escolhas dos especialistas para acalmar os sintomas destas condições. Por isso, conhecer alguns deles e seus benefícios pode fazer toda a diferença na sua saúde física e mental.

Sendo assim, selecionamos algumas informações importantes para você entender como eles funcionam e por que os chás naturais podem ajudar você.

Conheça os chás para o alívio da ansiedade, insônia e depressão

chá

Geralmente, quando se trata de ansiedade, insônia ou depressão, o médico irá receitar algum medicamento. Ele pode fazer efeito a longo prazo, mas ter alguns efeitos colaterais.

Por outro lado, há opções que podem ajudar quem procura por alternativas mais naturais. Os chás, por exemplo, são uma ótima escolha. Descubra alguns dos chás naturais que ajudam neste sentido:

1. Chá de camomila

Um dos chás preferidos para acalmar e que ajuda você a dormir melhor é o chá de camomila.

De acordo com os especialistas, este chá ainda pode ajudar a aliviar o estresse da mente e do corpo.

2. Chá de valeriana

Outro chá que ajuda quem precisa combater a insônia é o chá de valeriana. Ele melhora o seu sono e, de quebra, alivia o estresse. O chá de valeriana acalma os nervos, por isso é ideal para quem sofre de ansiedade.

3. Chá de melissa

O chá de melissa é uma daquelas maravilhas que foi tirada do livro de receitas da avó. Assim como os chás de valeriana e camomila, ele possui uma ação calmante.

Do mesmo modo, ele auxilia quem sofre de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Erva-de-são-João

A Erva-de-são-João é outra planta que pode fazer um chá calmante. Conforme especialistas, este chá pode ser um bom restaurador para o sistema nervoso.

Da mesma forma, pode agir como um antidepressivo. Sendo assim, ele é indicado para quem sofre de quadros depressivos, ansiedade e agitação nervosa.

5. Chá de passiflora ou flor de maracujá

Igualmente valioso contra a ansiedade é o chá de passiflora ou flor de maracujá. Além da ansiedade, ele também é muito indicado para quadros de irritabilidade.

Do mesmo modo, o chá de flor de maracujá alivia sintomas da depressão, sintomas da TPM e do nervosismo. Por ter um efeito sedativo, ele ainda é um ótimo aliado para quem sofre de insônia.

Há ainda outros chás menos conhecidos que também podem auxiliar nestas condições, como por exemplo, os chás de alfazema, tília e lavanda.

Aproveite para conferir alguns vídeos da nossa nutricionista em que ela fala mais sobre alguns chás e passa até receitas para aliviar a ansiedade, a insônia e a depressão:

Gostou das dicas?

E você? É adepto de algum chá calmante para ansiedade? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Melhores chás para ansiedade, insônia e depressão”

  1. Eu estou ansiosa pra ir embora estou quatro meses em Tocantins as vezes choro tenho dois filhos um de 3 aninhos e outro de 6meses

    Responder