5 alimentos perigosos para próstata aumentada

publicado em

Veja quais são os alimentos perigosos para próstata aumentada e passe longe deles se estiver sofrendo com o problema neste órgão masculino.

Embora muitos homens sofram apenas com a ideia de fazer o temido exame de próstata, eles sabem que precisam cuidar da saúde do órgão e manter as consultas médicas regulares, já que com o passar dos anos a próstata pode apresentar certos problemas.

Um deles é a próstata aumentada ou a hiperplasia prostática benigna, que pode provocar sintomas como necessidade frequente ou urgente para urinar, noctúria (aumento da frequência urinária durante a noite) e dificuldade para iniciar a urina.

Além disso, a doença traz outros sinais como fluxo urinário fraco ou fluxo urinário interrompido após ter começado, gotejamento ao término da urina e incapacidade de esvaziar a bexiga por completo.

A condição ainda pode envolver sintomas menos comuns como inabilidade de urinar, sangue na urina e infecção do trato urinário. A severidade dos sinais varia, entretanto, os sintomas tendem a piorar gradualmente com o passar do tempo.

Causas, complicações e o que fazer

Embora não esteja exatamente claro qual é a causa da próstata aumentada, acredita-se que a condição possa surgir devido a mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais. Tais alterações ocorrem conforme os homens envelhecem.

Não é à toa que o avanço da idade é um dos fatores de risco para a doença. Os outros fatores de risco são histórico familiar, diabetes, doença no coração e estilo de vida.

Além disso, a obesidade aumenta as chances de desenvolver a condição, ao passo que a prática de exercícios pode diminuir esses riscos.

A próstata aumentada pode resultar em complicações como: retenção urinária, cálculo (pedra) na bexiga, dano na bexiga e dano nos rins. Por outro lado, acredita-se que condição não aumente os riscos de desenvolver câncer de próstata.

Uma vez que receber o diagnóstico da doença, o paciente precisa seguir as recomendações de tratamento que o médico passar.

Ele também deve cuidar da alimentação, pois há comidas e bebidas péssimas para quem sofre com a condição ou possui histórico da doença na família e tem receio de desenvolvê-la. Vamos então conhecer na lista a seguir os alimentos perigosos para próstata aumentada:

1. Carne vermelha

Carne vermelha

A rainha dos churrascos de família ou entre amigos não é nada amiga dos homens que têm risco de desenvolver a próstata aumentada. Isso porque estudos sugeriram que aqueles que ingerem o alimento diariamente podem apresentar até três vezes mais riscos de ter a próstata aumentada.

Por isso, recomenda-se diminuir a quantidade de carne vermelha na dieta, assim como a frequência de ingestão do alimento, para ajudar a saúde da próstata. Dá para substituir a carne vermelha pelas carnes de peixe, frango ou peru ou por fontes vegetais de proteínas.

Para quem resolver abandonar de vez as fontes animais de proteínas, será preciso passar a consumir uma variedade de proteínas vegetais completas, já que a maioria das fontes vegetais de proteína são proteínas incompletas.

2. Produtos laticínios

Assim como a carne vermelha, os produtos laticínios são alimentos perigosos para próstata aumentada porque têm uma relação com crescimento da inflamação do corpo e do órgão.

Para quem gosta de leite, existe a alternativa dos leites vegetais. Em alguns casos, eles recebem o acréscimo de cálcio, o mineral pelo qual o leite de vaca é bem famoso.

Além disso, existem diversos outros alimentos ricos em cálcio que se pode consumir para compensar a ausência ou redução do consumo do leite e de outros produtos laticínios.

3. Bebidas alcoólicas

A lista inclui cerveja, vinho, vodka, uísque, cachaça ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica. Isso porque as bebidas alcoólicas enviam um sinal para o cérebro liberar um hormônio que faz com que a pessoa urine mais.

Para os homens que já têm algum problema relacionado aos sintomas da próstata aumentada, a ingestão de bebidas alcoólicas pode piorar a qualidade de vida.

Isso porque a necessidade frequente ou urgente de urinar e o aumento da frequência urinária durante a noite já fazem parte da lista dos sintomas da hiperplasia prostática benigna.

Como se não bastasse, a condição comprime os ureteres – que transportam a urina dos rins para a bexiga – e prejudica o esvaziamento da bexiga.

Portanto, ao consumir bebidas alcoólicas, o paciente que sofre com esses sintomas vai ter ainda mais vontade de fazer xixi, mas poderá não conseguir liberar toda essa urina, o que resultará em uma sensação bem desagradável.

4. Sal (sódio)

Sal

O sal é um dos principais itens cheios de sódio da dieta, mas também existem outros alimentos ricos em sódio que são alimentos perigosos para próstata aumentada.

Sabe-se que quanto maior a quantidade de sódio que se consome, mais sintomas da próstata aumentada aparecem.

Por isso, orienta-se a cortar a adição do sal de mesa ou pelo menos reduzir bem a quantidade utilizada do ingrediente. Dá para trocar o sal por ervas e especiarias naturais sem sódio como os temperos que não podem faltar na dieta ou os temperos que ajudam a emagrecer.

Também é importante eliminar os produtos industrializados da dieta porque eles costumam ter muito sódio. Mas todo esse cuidado é importante para qualquer pessoa, pois o excesso do mineral faz mal para todos.

Não custa lembrar ainda que por si só a próstata aumentada pode ter o dano aos rins como uma de suas complicações. Portanto, ao associar um quadro de próstata aumentada ao consumo elevado de sódio, tem-se um risco a mais para a saúde dos rins.

5. Café e demais alimentos com cafeína

Como a cafeína é outra substância que estimula a urina, ela pode piorar os sintomas de quem sofre com a próstata aumentada.

Além de causar sinais como a necessidade frequente ou urgente de urinar e o aumento da frequência de ir ao banheiro, a condição comprime os ureteres e prejudica o esvaziamento da bexiga.

Assim, ao ingerir cafeína, o homem que sofre com a próstata aumentada vai ter ainda mais vontade de urinar, mas poderá não conseguir eliminar tudo, soltando apenas algumas gotinhas, o que gerará uma sensação incômoda.

Por isso, quem apresenta os sintomas da hiperplasia prostática benigna deve cortar ou diminuir bem a ingestão da cafeína por meio do café e de outros alimentos com cafeína.

Aproveite que está por aqui e conheça os alimentos bons para a próstata!

Além disso, confira e indique para seus amigos e familiares homens o vídeo da nossa nutricionista com os piores alimentos para próstata aumentada:

Fontes e Referências Adicionais

Você consumia esses alimentos? Vai deixar de comê-los a partir de agora? Conte para nós nos comentários!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário