Como Fazer Chá de Hibisco – Receita e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

O chá de hibisco tem se tornado cada vez mais um novo aliado na hora de emagrecer e diminuir medidas, capaz de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada e exercícios físicos regulares. A bebida ainda é capaz de diminuir a gordura abdominal e dos quadris e tem ação diurética. Seu sabor também é mais agradável que os do chá preto e chá verde, com toques de framboesa, sendo uma ótima alternativa para quem deseja estimular e agilizar a perda de peso de forma saudável e sem depender de bebidas amargas.

A flor de hibisco que se utiliza na preparação do chá, entretanto, não é a flor ornamental vista em jardins e vasos, que não se encaixa na categoria de planta medicinal como sua semelhante. Deve-se ter atenção redobrada no momento da compra, não esquecendo de verificar o nome científico da planta, Hibiscus Sabdariffa, no rótulo.

Para que estes benefícios sejam alcançados, porém, deve-se saber como fazer chá de hibisco corretamente, e muitas pessoas desconhecem a receita sem perder suas propriedades mais importantes.

Mas para que serve o chá de hibisco?

A flor de hibisco tem diversos benefícios para a saúde, sendo útil para controlar desde os níveis de colesterol até regular a pressão arterial. Substâncias como enzimas e mucilagens presentes nesta planta facilitam a digestão, impedem que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos e tem efeito anulador da ação do hormônio antidiurético presente nos rins.

Com grande quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso. Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a se desfazer das toxinas, que são as grandes vilãs do emagrecimento.

Dois flavonoides são grandemente interessantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura. Isso só ocorre porque a bebida reduz a quantidade de células adiposas maduras sejam criadas, evitando o processo chamado de adipogênese. Essas mesmas substâncias também ajudam a aumentar o “colesterol bom” (HDL), e a diminuir o “colesterol ruim” (LDL).

O chá de hibisco ainda diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, devido à presença de vitamina C. Outras vitaminas também estão fortemente presentes, como a vitamina B1 (tiamina), responsável por auxiliar o metabolismo do oxigênio e da glicose, que funcionam como “combustíveis” para as células, tendo principal ação nas células formadoras do sistema nervoso, os neurônios; e a vitamina B2 (riboflavina), que ajuda a manter pele, ossos e cabelo saudáveis.

Conseguir estes benefícios depende, porém, da receita de como fazer chá de hibisco, dado que o preparo incorreto pode prejudicar os efeitos terapêuticos da bebida.

Como fazer chá de hibisco?

A maneira correta de como preparar chá de hibisco é através da infusão a partir dos cálices do botão seco e de cor vibrante da flor. O ideal é consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

Medidas:

  • 2 colheres cheias (sopa) de hibisco seco;
  • 1 litro de água.

Preparo:

Após aquecer a água até o ponto de fervura, acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos, coando em seguida.

Dicas 

  • É indicado evitar a adição de açúcar, mas caso não consiga é melhor usar mel;
  • Pode-se incrementá-lo adicionando suco de laranja ou de limão, algumas fatias de gengibre e até mesmo canela!
  • O ideal é fazer somente a quantidade que se espera consumir no dia, evitando que o chá perca suas propriedades terapêuticas;
  • Aconselha-se tomá-lo entre as refeições, diariamente;
  • Evite deixar o chá em descanso por muito tempo, uma vez que as propriedades medicinais podem ter seus efeitos diminuídos;
  • Pode-se fazer chá gelado com a bebida, sendo necessário deixá-lo apenas uma hora na geladeira;
  • Por sua coloração concentrada, a bebida pode manchar tecidos, jarras e copos plásticos, alguns tipos de chaleira. Por isso, evite fazê-lo nesses recipientes e tenha cuidado ao manuseá-lo.

Cuidados

  • Não se deve exagerar no consumo do chá, pois isto pode levar à intoxicação. É recomendado consultar seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência;
  • Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio;
  • O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos – especialmente o estrogênio;
  • O chá de hibisco não é milagroso. Sem estar aliado a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas para conseguir um emagrecimento efetivo e saudável, a bebida terá seu efeito diminuído;
  • Uma alimentação que não dependa de produtos industrializados e gordurosos também faz grande diferença para os efeitos desintoxicantes do chá de hibisco. Não adianta esperar um efeito detox sem ter uma dieta equilibrada.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você já provou o chá de hibisco e aprova o seu gosto? Quais são os seus preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (281 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

37 comentários em “Como Fazer Chá de Hibisco – Receita e Dicas”