Como Fazer Chá de Hibisco – Receita e Dicas

O chá de hibisco tem se tornado cada vez mais um novo aliado na hora de emagrecer e diminuir medidas, capaz de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada e exercícios físicos regulares. A bebida ainda é capaz de diminuir a gordura abdominal e dos quadris e tem ação diurética. Seu sabor também é mais agradável que os do chá preto e chá verde, com toques de framboesa, sendo uma ótima alternativa para quem deseja estimular e agilizar a perda de peso de forma saudável e sem depender de bebidas amargas.

A flor de hibisco que se utiliza na preparação do chá, entretanto, não é a flor ornamental vista em jardins e vasos, que não se encaixa na categoria de planta medicinal como sua semelhante. Deve-se ter atenção redobrada no momento da compra, não esquecendo de verificar o nome científico da planta, Hibiscus Sabdariffa, no rótulo.

Para que estes benefícios sejam alcançados, porém, deve-se saber como fazer chá de hibisco corretamente, e muitas pessoas desconhecem a receita sem perder suas propriedades mais importantes.

Mas para que serve o chá de hibisco?

A flor de hibisco tem diversos benefícios para a saúde, sendo útil para controlar desde os níveis de colesterol até regular a pressão arterial. Substâncias como enzimas e mucilagens presentes nesta planta facilitam a digestão, impedem que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos e tem efeito anulador da ação do hormônio antidiurético presente nos rins.

Com grande quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso. Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a se desfazer das toxinas, que são as grandes vilãs do emagrecimento.

Dois flavonoides são grandemente interessantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura. Isso só ocorre porque a bebida reduz a quantidade de células adiposas maduras sejam criadas, evitando o processo chamado de adipogênese. Essas mesmas substâncias também ajudam a aumentar o “colesterol bom” (HDL), e a diminuir o “colesterol ruim” (LDL).

O chá de hibisco ainda diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, devido à presença de vitamina C. Outras vitaminas também estão fortemente presentes, como a vitamina B1 (tiamina), responsável por auxiliar o metabolismo do oxigênio e da glicose, que funcionam como “combustíveis” para as células, tendo principal ação nas células formadoras do sistema nervoso, os neurônios; e a vitamina B2 (riboflavina), que ajuda a manter pele, ossos e cabelo saudáveis.

Conseguir estes benefícios depende, porém, da receita de como fazer chá de hibisco, dado que o preparo incorreto pode prejudicar os efeitos terapêuticos da bebida.

Como fazer chá de hibisco?

A maneira correta de como preparar chá de hibisco é através da infusão a partir dos cálices do botão seco e de cor vibrante da flor. O ideal é consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

Medidas:

  • 2 colheres cheias (sopa) de hibisco seco;
  • 1 litro de água.

Preparo:

Após aquecer a água até o ponto de fervura, acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos, coando em seguida.

Dicas 

  • É indicado evitar a adição de açúcar, mas caso não consiga é melhor usar mel;
  • Pode-se incrementá-lo adicionando suco de laranja ou de limão, algumas fatias de gengibre e até mesmo canela!
  • O ideal é fazer somente a quantidade que se espera consumir no dia, evitando que o chá perca suas propriedades terapêuticas;
  • Aconselha-se tomá-lo entre as refeições, diariamente;
  • Evite deixar o chá em descanso por muito tempo, uma vez que as propriedades medicinais podem ter seus efeitos diminuídos;
  • Pode-se fazer chá gelado com a bebida, sendo necessário deixá-lo apenas uma hora na geladeira;
  • Por sua coloração concentrada, a bebida pode manchar tecidos, jarras e copos plásticos, alguns tipos de chaleira. Por isso, evite fazê-lo nesses recipientes e tenha cuidado ao manuseá-lo.

Cuidados

  • Não se deve exagerar no consumo do chá, pois isto pode levar à intoxicação. É recomendado consultar seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência;
  • Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio;
  • O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos – especialmente o estrogênio;
  • O chá de hibisco não é milagroso. Sem estar aliado a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas para conseguir um emagrecimento efetivo e saudável, a bebida terá seu efeito diminuído;
  • Uma alimentação que não dependa de produtos industrializados e gordurosos também faz grande diferença para os efeitos desintoxicantes do chá de hibisco. Não adianta esperar um efeito detox sem ter uma dieta equilibrada.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você já provou o chá de hibisco e aprova o seu gosto? Quais são os seus preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (281 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...

37 comentários em “Como Fazer Chá de Hibisco – Receita e Dicas”

  1. Recomendo que tome só 250ml por dia, pois tomei 500ml em um dia e 500ml em outro, fiquei meio tonta quase desmaiei acho que minha pressão abaixou muito, porém meus exames de sangue deram tudo 10.

  2. Muito obrigada por esta matéria tão esclarecedora!!! amei o chá de hibisco!!! vou variar com canela e gengibre!!!!

  3. faço uso de medicamentos sou hipertensa pois é controlada, qual risco de tomar o chá de hibisco? posso ou não tomar o chá? quais risco o chá tas a minha saúde já que faço uso de medicamentos continuo

    • Não pode tomar ,pois a tendência é abaixar a pressão e como vc já toma medicamento é como dobrar a dosagem do mesmo, recomendável evitar.

    • O sabor do chá de hibisco é parecido com o sabor da groselha natural, algo deve ter saído errado. uso já a mais de dez anos e só resultados positivos, porém eu mesmo planto os meus…

  4. Tomei o chá por dois dias seguidos, mais ou menos 1 lt, no terceiro dia minha pressão artérial caiu muito. Detalhe sou hipertensa e tomo medicamento diariamente. Será que não devo tomar o chá???

  5. A receita é de 1L, essa quantidade eu bebo durante o dia, deixo em um recipiente (garrafa) e nao perco as propriedades ao longo do dia?

  6. Muito bom mesmo os temas mostrados. Gostaria de saber porque o gengibre me provoca asia,será por que não tenho mais a vesícula? Tenho curiosidade sôbre o cupuaçu

Deixe um comentário