O chá de hibisco, preparado a partir das flores da planta Hibiscus sabdariffa, é uma bebida que pode trazer vários benefícios para a saúde.
Isso acontece porque ele é rico em compostos antioxidantes, como os polifenóis, que têm propriedades medicinais estudadas em todo o mundo, além de vitaminas e minerais.
Por isso, vamos aprender a preparar corretamente o chá de hibisco, além de conhecer seus benefícios para a saúde e a boa forma.
O hibisco
A Hibiscus sabdariffa, de onde são retiradas as flores que usamos na preparação de chás, é uma planta de origem africana, cultivada há mais de 6 mil anos.
Mas atualmente ela pode ser encontrada em praticamente todos os continentes, e seu uso é bastante difundido nas mais diversas culturas.
Além disso, seu uso como planta medicinal vem chamando cada vez mais a atenção de pesquisadores.
Isso se deve principalmente aos seus benefícios para a saúde, como a proteção contra doenças cardíacas, além, claro, de seus efeitos no emagrecimento.
Benefícios do chá de hibisco
O chá de hibisco, além de ser fácil de preparar, pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos agora:
1. Efeito anti-inflamatório
O hibisco é rico em compostos antioxidantes, que, além de combater os danos casados pelos radicais livres, ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico.
Assim, consumir o chá de hibisco contribui para a prevenção de problemas inflamatórios e autoimunes.
2. Contribui para a saúde do coração
Os antioxidantes do chá de hibisco ajudam também a reduzir os níveis de colesterol ruim, além de diminuir o acúmulo de placas gordurosas nos vasos sanguíneos.
Por isso, essa bebida pode, quando aliada à uma alimentação saudável, pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.
3. Ajuda a perder peso
Outro efeito do chá de hibisco é a contribuição para a saciedade e a perda de peso, que ocorre por dois principais fatores:
- Melhor controle da glicemia: Como o hibisco pode ajudar a reduzir as taxas de açúcar no sangue, a bebida diminui a chance de ocorrerem picos de insulina, que propiciam o acúmulo de gorduras.
- Pode diminuir a absorção de açúcares e gorduras: Além de atuar na diminuição da glicemia, o hibisco também impede que parte dos carboidratos e das gorduras sejam absorvidos na digestão.
4. Tem efeito diurético
O chá de hibisco pode ser um bom remédio para a retenção de líquidos, pois tem uma leve ação diurética. Assim, ele ajuda a eliminar o excesso de água do corpo através da urina.
5. Pode proteger o fígado
O fígado é um órgão que é bastante afetado pelo estresse oxidativo, já que ele é o responsável pela desintoxicação do organismo. Assim, o chá pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas hepáticos.
Como preparar chá de hibisco?
A maneira correta de preparar esse chá é através da infusão das flores de hibisco. Além disso, o ideal é usar as flores in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.
Ingredientes:
- 1 ou 2 colheres cheias de sopa de hibisco seco;
- 500m ml de água.
Modo de preparo:
- Em uma panela, aqueça a água até iniciar a fervura;
- Então, desligue o fogo, adicione o hibisco e deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coando em seguida.
Observações:
- Sempre que possível, evite a adição de açúcar, e caso não consiga, prefira usar o mel;
- Você pode adicionar outros ingredientes ao chá, como laranja, limão, fatias de gengibre e até mesmo canela;
- O ideal é fazer somente a quantidade que se espera consumir no dia, evitando que o chá perca as suas propriedades benéficas com o passar do tempo;
- O chá de hibisco também pode ser consumido gelado. Para isso, basta guardar a bebida na geladeira por uma ou duas horas.
Dicas e cuidados
- É importante evitar o consumo exagerado do chá de hibisco, pois isto pode levar à intoxicação. Por isso, é recomendado consultar seu médico ou nutricionista antes de começar a usar essa bebida de forma regular;
- Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à perda excessiva de eletrólitos na urina, como o sódio e o potássio;
- Além disso, o chá de hibisco não é recomendado para gestantes e mulheres que estejam amamentando, uma vez que não existem estudos sobre o efeito dessa bebida nessa população;
- Por fim, o chá de hibisco não é milagroso. Então, apesar de ajudar no emagrecimento, é necessário aliar o consumo do chá à uma dieta balanceada e à prática de exercícios.
Vídeos relacionados:
Confira mais informações sobre os benefícios e formas de consumir o chá de hibisco nos vídeos do nosso canal. Aproveite também para se inscrever com um rápido clique no botão a seguir!
E aí, gostou das dicas?
Me disseram que tem que ser uma colher de sopa mais que isso prejudica o figado.no onde comprei
Quantas vezes eu posso tomar o chá de hibisco
posso fazer o chá direto da flor , sem desidratar ?
É importante que seja desidratada.