Como fazer Chá de Hibisco – Receita e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/03/2021

O chá de hibisco, preparado a partir das flores da planta Hibiscus sabdariffa, é uma bebida que pode trazer vários benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque ele é rico em compostos antioxidantes, como os polifenóis, que têm propriedades medicinais estudadas em todo o mundo, além de vitaminas e minerais.

Por isso, vamos aprender a preparar corretamente o chá de hibisco, além de conhecer seus benefícios para a saúde e a boa forma.

O hibisco

A Hibiscus sabdariffa, de onde são retiradas as flores que usamos na preparação de chás, é uma planta de origem africana, cultivada há mais de 6 mil anos.

Mas atualmente ela pode ser encontrada em praticamente todos os continentes, e seu uso é bastante difundido nas mais diversas culturas.

Além disso, seu uso como planta medicinal vem chamando cada vez mais a atenção de pesquisadores.

Isso se deve principalmente aos seus benefícios para a saúde, como a proteção contra doenças cardíacas, além, claro, de seus efeitos no emagrecimento.

Benefícios do chá de hibisco

chá de hibisco

O chá de hibisco, além de ser fácil de preparar, pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos agora:

1. Efeito anti-inflamatório

O hibisco é rico em compostos antioxidantes, que, além de combater os danos casados pelos radicais livres, ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico.

Assim, consumir o chá de hibisco contribui para a prevenção de problemas inflamatórios e autoimunes.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Contribui para a saúde do coração

Os antioxidantes do chá de hibisco ajudam também a reduzir os níveis de colesterol ruim, além de diminuir o acúmulo de placas gordurosas nos vasos sanguíneos.

Por isso, essa bebida pode, quando aliada à uma alimentação saudável, pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

3. Ajuda a perder peso

Outro efeito do chá de hibisco é a contribuição para a saciedade e a perda de peso, que ocorre por dois principais fatores:

  • Melhor controle da glicemia: Como o hibisco pode ajudar a reduzir as taxas de açúcar no sangue, a bebida diminui a chance de ocorrerem picos de insulina, que propiciam o acúmulo de gorduras.
  • Pode diminuir a absorção de açúcares e gorduras: Além de atuar na diminuição da glicemia, o hibisco também impede que parte dos carboidratos e das gorduras sejam absorvidos na digestão.

4. Tem efeito diurético

O chá de hibisco pode ser um bom remédio para a retenção de líquidos, pois tem uma leve ação diurética. Assim, ele ajuda a eliminar o excesso de água do corpo através da urina.

5. Pode proteger o fígado

O fígado é um órgão que é bastante afetado pelo estresse oxidativo, já que ele é o responsável pela desintoxicação do organismo. Assim, o chá pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas hepáticos.

Como preparar chá de hibisco?

A maneira correta de preparar esse chá é através da infusão das flores de hibisco. Além disso, o ideal é usar as flores in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

chá de hibisco

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres cheias de sopa de hibisco seco;
  • 500m ml de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Em uma panela, aqueça a água até iniciar a fervura;
  • Então, desligue o fogo, adicione o hibisco e deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coando em seguida.

Observações:

  • Sempre que possível, evite a adição de açúcar, e caso não consiga, prefira usar o mel;
  • Você pode adicionar outros ingredientes ao chá, como laranja, limão, fatias de gengibre e até mesmo canela;
  • O ideal é fazer somente a quantidade que se espera consumir no dia, evitando que o chá perca as suas propriedades benéficas com o passar do tempo;
  • O chá de hibisco também pode ser consumido gelado. Para isso, basta guardar a bebida na geladeira por uma ou duas horas.

Dicas e cuidados

  • É importante evitar o consumo exagerado do chá de hibisco, pois isto pode levar à intoxicação. Por isso, é recomendado consultar seu médico ou nutricionista antes de começar a usar essa bebida de forma regular;
  • Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à perda excessiva de eletrólitos na urina, como o sódio e o potássio;
  • Além disso, o chá de hibisco não é recomendado para gestantes e mulheres que estejam amamentando, uma vez que não existem estudos sobre o efeito dessa bebida nessa população;
  • Por fim, o chá de hibisco não é milagroso. Então, apesar de ajudar no emagrecimento, é necessário aliar o consumo do chá à uma dieta balanceada e à prática de exercícios.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais benefícios do hibisco.

E aí, gostou das dicas?

Você já provou o chá de hibisco e gostou? Quais são os seus chás preferidos com o hibisco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (281 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

37 comentários em “Como fazer Chá de Hibisco – Receita e dicas”