7 melhores frutas para desinchar e eliminar a retenção de líquidos

Especialista da área:
atualizado em 17/03/2022

Se uma alimentação rica em sódio pode causar retenção de líquidos e o desagradável inchaço que a acompanha, melhorar a dieta é uma alternativa para aliviar o problema. Por exemplo, além de reduzir o sódio, você pode incluir frutas para desinchar no seu dia a dia. Então, que tal conhecer algumas opções?

1. Banana

Banana
O potássio da banana pode ajudar muito no combate à retenção de líquidos

Começamos a nossa lista de frutas para desinchar com a banana, que é uma das mais famosas fontes de potássio, mineral que é essencial para manter o volume sanguíneo e o equilíbrio de fluídos no corpo, algo importante para o combate à retenção de líquidos. 

  Continua Depois da Publicidade  

O potássio atua de modo oposto ao sódio, prevenindo o acúmulo de líquidos e o inchaço. Ao mesmo tempo, ele trabalha no aumento da produção de urina. 

Além disso, a banana contém a vitamina B6, que também regula o equilíbrio de fluídos no corpo e pode auxiliar contra a retenção de líquidos. 

Nesse sentido, um estudo de 2012 relacionou a vitamina B6 com a redução do inchaço e do acúmulo de líquidos em mulheres na TPM (Tensão Pré-Menstrual). 

Embora não seja possível garantir que as bananas tenham a mesma quantidade de vitamina B6 usada nos experimentos de estudos científicos, a presença do nutriente na fruta é um motivo a mais para incluí-la na dieta. 

2. Abacate

Assim como a banana, o abacate também é fonte de potássio. Aumentar a ingestão de potássio na dieta ajuda a equilibrar os níveis de sódio. Portanto, vale a pena dar uma chance a esta fruta, que também é uma boa fonte de gorduras saudáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Melancia

Outra das frutas para desinchar que possui potássio, a melancia tem um teor de 92% de água e apresenta propriedades diuréticas. 

Embora pareça contraditório, ingerir mais água pode diminuir a retenção de líquidos. Isso porque a retenção de líquidos pode ser a resposta do corpo para compensar essa ausência de água.

Ao mesmo tempo, a água melhora a função dos rins, o que é importante para a eliminação do excesso de água e sódio do organismo.

Quando se diz que um alimento tem propriedades diuréticas, isso significa que ele estimula a produção de urina, que é por onde o excesso de água é eliminado. 

4. Frutas vermelhas

Elas aparecem na lista de frutas para desinchar por conta do seu teor de fibras. Afinal, o nutriente mantém a regularidade intestinal e contribui com a eliminação de resíduos e água do organismo.

Por outro lado, não ingerir uma quantidade suficiente de fibras pode provocar a prisão de ventre, e deixar a barriga inchada.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Melão

Melão
Mais uma vez, o potássio é responsável pelo melão estar entre as frutas para desinchar

Ele é outro alimento rico em água, que também conta com o potássio na sua composição nutricional. Com uma combinação assim, o melão não poderia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo?

6. Limão

Esta fruta para desinchar funciona como um diurético natural e como um laxante leve quando misturada com água morna.

Assim, a famosa água de limão pode ser uma opção saborosa para ajudar a diminuir a quantidade de sal que o corpo retém e, consequentemente, contribuir com o alívio do inchaço.

7. Uva

Uvas
As uvas fazem parte da lista por terem um teor de água bastante elevado

Com um teor de água de aproximadamente 84%, as uvas também fazem parte do grupo dos alimentos que são considerados diuréticos naturais. Portanto, que tal trocar aquele lanchinho industrializado com sódio escondido pelas saborosas uvas?

Outras causas da retenção de líquidos

Se o inchaço continuar mesmo ao comer mais frutas para desinchar, diminuir o sódio e adotar outras mudanças na dieta para melhorar a retenção de líquidos, vale a pena procurar o médico para investigar se não pode haver outro problema por trás da retenção.

Isso porque além da alimentação, a retenção de líquidos pode ter outras causas, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Ficar muito tempo de pé ou sentado
  • Tomar certos medicamentos: remédios para pressão alta, anti-inflamatórios não esteroides como ibuprofeno, antidepressivos e medicamentos quimioterápicos
  • Questões hormonais, como TPM, uso de contraceptivos e terapia de reposição hormonal
  • Problemas no coração
  • Pré-eclâmpsia
  • Problemas nos rins
  • Problemas venosos (nas veias)
  • Cirrose
  • Linfedema
  • Trombose
  • Alguns tipos de câncer
Fontes e referências adicionais

Você pretende incluir essas frutas para desinchar na sua alimentação? Tem sofrido muito com a retenção de líquidos ultimamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário