Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?

atualizado em

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher passa, marcado pelo encerramento do ciclo menstrual e o fim de sua idade reprodutiva, já que o ovário não libera mais os óvulos para serem fecundados.

Geralmente, é a partir dos 40 anos que a menopausa aparece, porém há casos em que mulheres dão início ao processo mais cedo, na chamada menopausa prematura.

Como é mais um marco de mudanças no corpo da mulher, pode ser que ela cause alguns efeitos no corpo da mulher como ondas de calor, vermelhidão e suor. Além disso, também é possível afirmar que a menopausa engorda. Mas por que será que isso acontece? Há como emagrecer na menopausa?

Como a menopausa engorda

Quando uma mulher entra na menopausa, os seus níveis de estrogênio tendem a diminuir e pode estar justamente aí a causa para o ganho de peso durante esse período.

Em estudos feitos com animais de laboratórios, foi comprovado que níveis baixos desse hormônio no organismo podem impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras. É provável que aconteça o mesmo com as mulheres quando começa a menopausa.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, pouco estrogênio no corpo faz com que o organismo utilize o açúcar no sangue de maneira menos eficaz, o que aumenta a quantidade de gordura armazenada e faz com que a perda de peso seja mais difícil.

Há como emagrecer na menopausa, solucionando este problema, com o consumo de suplementos de estrogênio que podem ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo. Porém, é indicado consultar um médico antes de decidir usar ou não a substância.

Avanço da idade

Aliado aos baixos níveis de estrogênio no organismo está o avanço da idade, outro fator pelo qual a menopausa engorda a mulher no é que, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar.

Outro ponto é que com a idade ocorre a perda de massa muscular, o que deixa o metabolismo mais devagar e faz com que engordar seja mais fácil. Dessa forma, mesmo para aquelas mulheres que têm o hábito de fazer atividades físicas, o gasto de energia usado para alcançar a perda de peso desejada quando elas já estão mais velhas deve ser maior do que a quantidade suficiente quando elas eram mais jovens.

  Continua Depois da Publicidade  

Logo, para eliminar determinada quantidade de calorias, será necessário ficar mais tempo praticando um exercício do que o habitual. Neste sentido, um programa de ganho de massa muscular pode ser muito importante para controle do peso, além do exercício aeróbico para queima de calorias e gorduras.

Como emagrecer na menopausa?

Não é só porque a menopausa engorda que a mulher deve se conformar com isso e ter que suportar os indesejáveis quilinhos a mais. Existem algumas atitudes que podem driblar esse ganho de peso.

Faça da prática de exercícios um hábito

Para quem nunca teve a prática de exercícios como algo presente em sua rotina, chegou a hora de mudar. É recomendando separar um tempo diário para se dedicar a uma atividade física, nem que sejam somente 30 minutos. Dá para fazer uma caminhada, começar a ter aulas de dança ou até praticar yoga.

Com o tempo, serão perceptíveis os benefícios dos exercícios não somente para o peso, mas para o corpo de uma maneira geral.

Seja consciente com relação às calorias dos alimentos

Para perder peso, a regra é básica e fácil de memorizar: é preciso gastar mais calorias do que consome. Logo, é óbvio que uma caminhada de 30 minutos não irá ser muito útil se, após realizá-la, a pessoa chegar em casa e se empanturrar de gorduras e guloseimas.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o jeito é aprender a contar as calorias ingeridas por dia, para saber a quantia certa que você precisa gastar no seu exercício diário para conseguir emagrecer. Para não errar ou fazer confusão, vale pedir ajuda a profissionais especializados para montar um cardápio saudável e definir a rotina de treinamentos físicos.

Receba orientação de um nutricionista

Se além de não ter o costume de se exercitar, a pessoa também nunca foi de se importar muito em ter uma alimentação saudável e equilibrada, começar do zero pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante se consultar com um nutricionista e pedir orientações para mudar a dieta e aprender a escolher os alimentos corretos para saber como emagrecer na menopausa.

O que evitar e o que consumir?

Bebidas industrializadas, como os refrigerantes e sucos artificiais, não ajudam em nada na perda de peso, tendo em vista o seu número de calorias e a enorme quantidade de açúcar presente em sua composição. Um copo de refrigerante tem, em média, 90 calorias, enquanto é possível encontrar 92 calorias em um suco artificial de maçã, por exemplo.

Para diminuir o número de calorias ingeridas, a dica é trocar essas bebidas por outras que sejam mais leves como um copo de suco de limão, com somente 12 calorias, ou o chá verde, que possui apenas 2 calorias em uma porção de 240 ml, que também possui antioxidantes.

Outra sugestão é deixar as guloseimas fora do alcance dos olhos e colocar frutas de diversos tipos ao alcance dos olhos. Assim, na hora que der uma fome e precisar fazer um lanchinho, ficará mais fácil trocar os doces por elas.

  Continua Depois da Publicidade  

Prova de que essa mudança vale a pena é que, enquanto uma porção de bolachas amanteigadas de chocolate contém 125 calorias, 100 g de melancia correspondem somente a 46 calorias.

Outros efeitos da menopausa

Além de dificultar a perda de peso, a menopausa também traz alguns sintomas que incomodam as mulheres, como:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ressecamento na vagina;
  • Problemas no controle urinário.

Da mesma forma, o surgimento de certos problemas de saúde podem estar ligados à ocorrência da menopausa e à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. São elas:

  • Osteoporose;
  • Doenças do coração;
  • Maior risco de Mal de Alzheimer;
  • Pouca elasticidade na pele;
  • Diminuição da força muscular;
  • Enfraquecimento da visão (ligada ao surgimento de cataratas) e degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual).

É importante ressaltar que esses problemas não aparecem em todas as mulheres e que, ao perceber os sintomas da menopausa, a mulher deve informar o seu ginecologista para saber que efeitos o processo pode causar ao organismo dela, em especial, e o que pode ser feito para lidar com isso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem percebido diferenças em seu corpo em decorrência da menopausa? Acredita que está engordando por conta dela também? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

137 comentários em “Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?”

  1. Olá! Estou em menopausa cirúrgica, tenho 45 anos, retirei os ovários, útero e trompas, não tenho filhos. ..desde os 25 anos tenho endometriose. ..e já fiz 5 cirurgias. Comecei a ter calores horríveis e mudanças de humor, um horror, o que me ajudou muito foi óleo de primula e chá de amora, os efeitos aparecem muito rápido. ..Já não tenho os calorões e meu humor melhorou. ..o óleo de primula é maravilhoso. ..espero ter ajudado. Bjssss

    Responder
    • Ola bom dia amigas eu Th tudo isso q VCS falaram , Th 49 anos entrei na menopausa ha 2 me sentia horrível , sempre fui magra mais engordei 3 k dentro de uma semana , tomei tudo q me indicava ,até q fui pesquisar no Google ,pq já não aguentava mais , vi q o óleo de prímula e borragem era bom estou tomando a 3 meses e tá me ajudando muito , faço exercício físico TBM

      Responder
  2. Tenho 49 anos e a 7 na menopausa. Calores , insónia, mudança de humor , e para finalizar aumentos de peso. Faço caminhada, alimentação balanceada e nada de eliminar os quilos extra. Isso está abalando meu psico. Penso que podemos trocar experiências é nós ajudarmos superar ou conviver melhor com essa nova face da vida.

    Responder
  3. Olá, também sofro com a menopausa, já engordei oito quilos, sempre fui magra e pequena, então oito quilos para mim é muitooo… apesar de usar Estreva, hormônio bioidêntico, sinto ainda ondas de calor, pouca disposição e falta de ar…Minha pele já não é a mesma, mas o pior é que não tenho tempo de me cuidar, pois trabalho muito. Vou tentar fazer um regime em que nem nos finais de semana abusarei.

    Responder
    • TRABALHAR É PRECISO MAS NAO EXAGERE ,O MELHOR É SELECIONAR MAIS O QUE COMEMOS ,FAZER EXERCICIOS É NECESSARIO POIS NA MENOPAUSA NOSSO METABOLISMO FICA MUITO LENTO .
      CAMINHADA PELO MENOS TRES VEZES POR SEMANA.

      Responder
  4. Oi gente, eu sou menopausada há cinco anos, mas mesmo assim quando chega a noite meus calores ficam me atrapalhando a noite toda. Nunca tive grandes incomodos. Eu me cuido bastante, faço musculação já uns cinco anos, faço acompanhamento com nutricionista e agora vou tomar isoflavonas com maca peruana durante 60 dias, foi o que minha nutricionista recomendou. Meu ginecologista recomendou tibolona e quando eu falei isso pra minha nutri, ela disse que eu ia engordar, então é melhor usar a soja com a maca que ajuda emagrecer e melhorar os niveis hormonais. O importante nessa fase é manter a auto estima lá cima, se valorizar, olhar o que fez de bom e planejar o que de tem fazer ainda na vida, não se entregar e não se achar que tá ficando menos feminina por causa disso. Existe vida depois da menopausa tá gente.

    Responder
    • Bom dia!
      Gostei do teu relato. Estou com 52 também é apesar de não sentir os fogachos, está difícil o controle de peso, me sinto inchada muito indisposta. Isso está me fazendo muito mal. Sou ligada em 220V e essa prostração me deprime. Tomo Soy Femme há tempo, mas atualmente não sei se estou tendo resultados. É uma luta diária para a auto motivação.

      Me sinto menos feminina, faço musculação, tenho uma dieta balanceada, mas parece que até um copo d’agua que tomo para na barriga. Um caos!!

      Literalmente, esse período não é de Deus. Um horror!!

      Se fizerem um grupo Quero entrar.

      Responder
  5. quero participar do grupo tenho 52 anos e estou passando por isso a bendita menopausa, por favor me coloquem no grupo Bjus

    Responder
  6. Boa tarde!
    Tenho 47 anos e entrei na menopausa aos 38 de forma definitiva…tenho calorões…ondaa de frio…insonia…perdi minha massa muscular…tenho flacidez…minha visão piorou muito…tenho osteoporose…a barriga distendeu e o resto do corpo magro…confesso que a auto estima desce a ladeira…e que infelizmente a maioria dos médicos tratam a menopausa com muito descaso.

    Responder
    • NÃO PERCA A AUTO ESTIMA TENTE PASSAR COM UM HOMEOPATA ELE DEVE RECEITAR FITOTERAPICOS,QUE MELHORA MUITO O QUADRO E DESCUBRA O QUE TE FAZ SE SENTIR BEM ,UMA MUSICA UM PASSEIO ,NÃO SE DEIXE LEVAR POR PENSAMENTOS NEGATIVOS.
      BONS PENSAMENTOS PODEM ELEVAR NOSSA AUTO ESTIMA.
      CHÁ DE HORTELÃ OTIMO PRA INSONIA.

      Responder
  7. Meninas, sempre fui mais magra. Estou com 47 anos e há 2 anos o processo começou . Estava tomando um composto com yam mexicano , chá de amora e isoflavonas que melhorou muito os calores. Parei esse ano mas devo voltar. Estou há quase 1 ano sem menstruar. Mas engordei muito. Muita vontade de comer doces, sem vontade de atividade física é muito estressada, tensa ao extremo e me sinto por vezes infeliz. Ginecologista não resolve. Qual especialista devemos procurar? Endocrinologista? Se conhecerem algum profissional bom no RJ , falem ! A ideia do grupo vingou? Quero participar .

    Responder
  8. Olá, estou entrando na menopausa, também vejo que estou engordando…vamos criar um grupo sim, assim podemos nos apoiar.
    Abraços meninas, mas não vamos nos desesperar.

    Responder
    • Quero participar desse grupo, pois em uma semana engordei 1 kg e em 5 meses engordei 5 kg. Estou desesperada como vcs!!! Eu ainda tem um agravante , pois faço reposição hormonal, pois não tenho a tireoide. Realmente preciso de ajuda.

      Responder
  9. bom dia estou com 54 anos já fazem 5 meses que não menstruo, estava com 71 quilos meu normal e 59 resolvi fazer uma reeducação alimentar, e comecei a caminhar e pedalar já eliminei 10 quilos entrei no efeito platô e esta com um mês que não elimino mais nada, estou pesquisando para ver o que posso fazer para reverter isso, sei que vou consegui, pois sou a principal interessada em meu bem estar, tenho prazer em ajudar pessoas que estão passando a mesma situação, pois estava muito mau não tinha prazer em nada, não comprava roupas nem viajava, estava me sentindo feia. Com meus resultados estou muito bem, com mudanças que vocês também podem fazer. Pesam primeiramente a DEUS pois ele nos ajuda em tudo, depois pesquisem e coloquem em pratica beijos espero ter contribuído ….

    Responder
    • olá, achei interessante a ideia do grupo, estou com 49 anos, vou ao médico este mês pra saber das taxas hormonais, fiz o ano passado estavam normais…….Já sou sobrepeso, tenho hipotireoidismo pra ajudar.

      Responder
      • A MELHOR SAIDA É PROCURAR AJUDA ,POIS NÃO ESTAMOS SOZINHAS.
        A NOSSA ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA SEM EXAGEROS,ALEM DISSO TEMOS QUE CUIDAR DO NOSSO EMOCIONAL FAZENDO LEITURAS DE BONS LIVROS DE AUTO AJUDA.
        ASSIM TEREMOS NOVAS VISÃO DE VIDA SAUDÁVEL.

        Responder
  10. Olá meninas, estou com 52 anos, não menstruo dsd os 42 anos e fiz tratamento c isoflavona pór uns tempo e parei em novembro do ano passado estava sobre forte pressão de trabalho e com meu filho p se casar entrei em piripaque Me sentia mto mau minha pressão subia derepente me dava taquicardia suava as mãos ia p pá e lá tomava soro medicamentos calmante melhorava e assim foi por dois meses aí por último me dava crise de choro e fui p cardiologista fiz exames eco do coração, eletro, esteira router td ai fui ao ginecologista e pedi o ex d hormônio e lá estava o problema menopausa estou fazendo reposição c gel estreva já melhorei mto sempre fiz atividade física mais dsd d novembro n faço e sinto q estou engordando dia a dia, gostaria voltar a fazer exercícios caminhadas e corrida e perde peso pq parece tô roliça rs se tiver uma dica manda pq preciso abrços

    Responder
    • OLHA O MELHOR É SELECIONAR MAIS O QUE COMEMOS , MASSAS E DOCES NEM PENSAR ALCOOL É UM PERIGO RETEM LIQUIDO ENTÃO SÓ NOS RESTA FECHAR A BOCA E EXERCITA.

      Responder
  11. Boa Noite
    Estou com 51 anos e com muito calor , comecei a tomar chã de amora que tem me ajudado bastante, senti que estou engordando somente na barriga , é normal , queria saber se caminhada ajuda a emagrecer?
    e qual exercicio ajuda tb, e qual alimento posso comer a noite antes de dormir , pois se eu ficar de estomago vazio não consigo dormir, bjs e obrigada

    Responder
  12. GENTE TENHO 49 ANOS E ESTOU PASSANDO POR ISSO É UM CALORÃO INSUPORTAVÉL ESTOU ENGORDANDO MESMO FAZENDO ATIVIDADE FISICA.
    MAS MESMO ASSIM PROCURO MANTER A CALMA E BUSCAR CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO PARA TER UMA BOA QUALIDADE DE VIDA.

    Responder
    • Estou desanimada não tenho vontade nem de sair de casa pos me sinto muito cansada estou com 49 anos ainda mestrul regularmente mais já estou sentindo os sintomas da menopausa o quê devo fazer?

      Responder
  13. Meninas também só engordo e choro, pois de 57 estou com 70 , já devolver roupas pois nem entraram, espero essa fase passar pois vivo de dieta e nada. Estou desesperada.

    Responder
  14. Já tem uns anos que to na menopausa só que não tava engordando muito, depois que fiz 50 anos engordei demais. Tomei vários remédios pra emagrecer mas nenhum fez efeitos, tomei detox e tbm não adiantou e estou fazendo caminhada mas tbm não faz efeitos.
    Parece que comigo nada funciona. Me ajude por favor!

    Responder
  15. Ola, tenho 49 anos. Ate dezembro de 2015 meu peso era 56. Em apenas 1 mes, aumentei 6 kg.
    Estou na menopausa. Nunca estive com este peso. Meus habitos alimentates continuam iguais. Estou desesperada. Minha barriga aumenta a cada dia. Nunca tive barriga.
    Me ajudemmmmmmm

    Responder
  16. Bom dia, eu tenho 39 anos e ja estou na menopausa, estou desesperada, ja nao menstruo a 8 meses, e estou engordando dia a dia, dieta agora so se eu passar fome, eu vestia 38 e hoje estou no 44, por favor me orientem
    ando sem pick pra nada e pior…tenho uma filha de 4 anos, me sinto uma velha acabada….

    Responder
    • Bom dia Verônica!
      Estou com 50 anos e desde março que não menstruo.
      Passei numa ginecologista ortomolecular, pediu muitos exames para saber as taxas hormonais.
      Que na menopausa a tendência é sumir, a médica vai fazer uma modulação hormonal bioidêntica, para repor o que
      esta baixo, essa reposição é natural. Pesquise na Internet sobre a modulação bioidêntica que vai te orientar.
      Abraço

      Responder
    • O linda, nao se desespere essa face todas nos iremos passar, entrei na menopausa aos 36 anos e tinho uma filha 06 anos.

      Responder
    • Verónica se te consola eu Tm me Junto a vc ,estou na mesma situação,nem exercícios posso fazer pois sou deficiente física,uso andador e às vezes cadeira de rodas,menina eu passo tão mal,com mal estar,que tem dias que penso que vou morrer.junta o sitmas da doença e da. Enopausa e Ae e a treva.so tem uma coisa diferente me arrumo muitoooo. Adoro
      L

      Responder
    • 39 anos . Faça ginástica, controle a comida ponha se bonita porque velhos são os trapos. A ginástica irá levantar o seu astral. Vá ao medico que ele pode ajudar urgente.

      Responder
      • olha meninas, vou contar pra vcs, Podem até me contradizer, más é mto lógico . Experiência propria !
        Qualquer mulher no climaterio ou na Menopausa engorda , e é mto difícil emagrecer sem ajuda de um inibidor!! principalmente quem sempre teve a tendência de engordar. Não vem me falar que dieta emagrece, porque não emagrece de maneira alguma!
        E só frustração e compulsão alimentar. Vc come sem ter fome, é uma (…..) . Seus hormônios ficam transformados , desregulado, e metabolismo para, sim isso mesmo, paraliza .
        Estou com 52 anos e ha + ou – 01 ano atrás conheci um composto emagrecedor, já falei dele aqui, e estou falando denovo o LIPO Diet.
        Sensacional para fazer uma dieta, ajuda que é uma Beleza, tomei e tomo para me manter! Foi o que me ajudou para emagrecer, foi uma benção na minha vida.
        Claro que hoje estou revendendo e estou passando para vcs o que me ajudou de verdade!!! Estava com 87 kilos, hoje com 74kilos e querendo chegar nos 65 e eu chego lá!!! ??gisaaparecida@gmail.com

        Responder
  17. Eu estou cada dia mais gorda, estou na premenopausa, minha menstruação estar irregular e vem por 2 dias somente, peguei 14 kilos a mais e estou a 4 meses praticando hidroginástica 3 dias na semana, pois adquirir por conta do peso ubursite nos dois fêmur, e tendinite de glúteo o que me incomoda doi muito. Já fiquei fazendo dieta e tomando sheik herbalaif e só conseguir perder 3 kilos por 3 meses mas adquirir tudo novamente quando sair da dieta por dois dias apenas. Estou desesperada nunca tive dificuldade para perder peso, só agora de 5 anos para cá , vou fazer 54 anos em outubro. O que faço para perder peso? Já tomei um vidro de comprimidos gogy berry e nada aconteceu. Me orientem por favor, pois não posso fazer caminhada nem dançar se quer, não durmo a noite quase com dores no problema e tofas as articulações anda incomodando, aí doi as musculaturas proximas. Sei que só vou dormir bem quando perder 12 kilos pelo menos.

    Responder
  18. Estou com 49 anos e agora que estou começando a ter uns caolorões muito chatos. Preciso tomar hormonio?? ou chás resolve?? Porque tenho medo de engorgar. Aguarso sua resposta. Obrigada!!

    Responder
    • tenho 49 anos, e estou com os sintomas da monopausa chamado climatério desde os 44 anos, comecei a tomar hormoninos e engordei 12 kilos… e como esta dificil para emagrecer….

      Responder
    • Bom dia meninas,

      Estou há 2 anos e meio neste difícil processo, tomei chã de amora, nao senti resultado, minha gineco prescreveu Aplaude, ótimo resultado para os calores e nervoso insuportáveis, custa 85,00 mas não dura 1 mes, então pesquisei e achei outro fitoterapico que custa menos, complexo 28 da Homeopatia Almeida Prado, é o que venho tomando, há 1 mês estou tomando Testosterona, que está complementando todo esse processo, tenho 52 anos, 2 filhos, 7 e 9 anos. Antes pesava 69, agora estou com 64.

      Responder
      • esse complexo 28 realmente ajudou a eliminar o peso? estou lutando contra o peso faz tempo.. ta muito dificil e não quero ficar gorda!!!!

        Responder
      • Bom dia
        Procurei esse remédio, mas desanimei com a posologia dele. Dois comprimidos a cada 2h , é isso???

        Responder
    • Boa tarde,
      Eu comecei aos 48 anos, tive todos os sintomas, fiz o uso da medicação oral, transdérmica mais o melhor tratamento que tive resposta bem favoráveis foi o Implante Hormonal, é um pouco mais caro mais o custo e benefício valem a pena. Como resido na Bahia fiz no Ceparh com duração de um ano.

      Responder
    • …. quanto ao peso com o uso Implante Hormonal não houve alteração no peso, até o abdômen que dar uma inchaço melhorou bastante.

      Responder
      • Estou com 46 anos e já estou na menopausa, confirmado pelos exames. Como é o implante hormonal? Dura quanto tempo?

        Responder