Uma mulher de 100 anos é adepta de um segredo simples, porém importante para a longevidade: a alimentação. Miriam Todd segue uma dieta sem excessos e trabalha seis dias por semana.
A moradora de Nova Jersey, nos Estados Unidos, está à frente do negócio de móveis fundado por seus pais em 1929, além de dirigir e realizar tarefas domésticas.
“Não posso dizer que estou trabalhando quando aprecio o que faço, então me sinto culpada se digo que estou trabalhando. Não é para todos, mas para mim funciona bem”, declarou ela em entrevista ao programa The Today Show.
A disposição é de família: “Minha mãe era igual. De fato, ela morreu aqui no escritório, sentada aqui, fazendo seu trabalho. Tinha mais de 80 anos e morreu sentada à sua mesa. Então, eu disse que se essa é a vontade de Deus para a minha vida, que assim seja”.
Miriam afirmou que não teria a mesma felicidade se decidisse se aposentar e passar mais tempo em casa, por exemplo.
Alimentação e finanças
Grande parte da dieta de Miriam vem de seu próprio jardim: tomates, pimentões, pepinos, abóbora e abobrinhas. Em conserva, apenas o chucrute.
Para uma alimentação equilibrada, ela se certifica de que seu prato seja multicolorido e com muitos vegetais. Quando bate a vontade de comer algo doce, a centenária opta por chocolate amargo. “Tento comer bem, dormir bem e viver bem”, afirmou.
Todd também aponta a questão econômica como algo importante para sua saúde. Miriam é consciente sobre seus gastos e poupança e acredita que a geração mais jovem tem dificuldades para conseguir dinheiro.
“Gostaria que pensassem mais em poupar em vez de gastar com cartão de crédito. Não gosto de dívidas de cartões de crédito, não tenho um cartão de crédito”, aconselhou. Veja também: Com quase 80 anos, boa forma de ator de “Caça-Fantasma” vira assunto na web.