Naqueles dias que o frio aperta e deixa tudo congelando, não existe urgência maior do que encontrar formas eficientes de se aquecer. Mas, já pensou encontrar um tecido capaz de aquecer como a pele de um urso polar?
Bem, três engenheiros da Universidade de Massachusetts Amherst inventaram um tecido que finaliza uma busca de 80 anos: a de produzir um tecido sintético inspirado na pelagem do urso polar.
Os resultados do experimento foram publicados em abril na revista científica ACS Applied Materials and Interfaces e já estão sendo desenvolvidos na forma de produtos que poderão estar disponíveis comercialmente.
O urso polar
Os ursos polares vivem em algumas das condições mais severas do planeta, enfrentando as baixíssimas temperaturas do Ártico que podem chegar aos -45º C. Os ursos contam com muitas adaptações que permitem que eles prosperem quando as temperaturas despencam.
Entretanto, desde os anos 40 os cientistas têm se focado particularmente em uma delas: o seu pelo. A pergunta feita pela comunidade científica é: “Como o pelo dos ursos polares os mantêm aquecidos”?
Quando se trata de permanecer aquecido, algo que costumamos pensar é em nos isolarmos do tempo ruim. Mas, há outra maneira: uma das maiores descobertas das últimas décadas foi que muitos animais polares usam ativamente a luz do sol para manter a sua temperatura e o pelo do urso polar é um caso bem conhecido.
Há décadas os cientistas sabem que parte do segredo dos ursos reside no seu pelo branco. Alguém poderia imaginar que o pelo preto seria melhor para absorver o calor, porém o pelo dos ursos polares é extremamente efetivo na tarefa de transmitir a radiação solar para a pele dos animais.
No entanto, segundo a professora associada de química e adjunta de engenharia química da Universidade de Massachusetts Amherst, Trisha Andrew, o pelo é apenas metade da equação e a outra metade corresponde à pele preta dos ursos. Andrew é a autora sênior do estudo.
Conforme ela explicou, o pelo do urso polar é essencialmente uma fibra óptica natural, que conduz a luz do sol para a pele do urso que, por sua vez, absorve a luz, aquecendo o animal.
Além disso, o pelo é muito bom na tarefa de prevenir que a pele que agora está aquecida irradie para fora todo aquele calor que foi difícil de ganhar. Assim, quando o sol brilha, é como se eles tivessem um cobertor grosso que se aquece e retém o calor próximo a sua pele.
A criação dos pesquisadores
O que Andrew e a sua equipe fizeram foi projetar um tecido de duas camadas. A camada superior é composta por fios que, assim como o pelo do urso polar, conduzem a luz visível para a camada inferior, que é feita de nylon e revestida de um material escuro chamado PEDOT. Como a pele dos ursos polares, o PEDOT aquece de forma eficiente.
Tão eficiente que uma jaqueta feita desse material é 30% mais leve que uma mesma jaqueta feita de algodão e, ainda assim, mantém a pessoa confortável em temperaturas 10º C mais frias do que a jaqueta de algodão conseguiria manejar, desde que o sol esteja brilhando ou espaço esteja bem iluminado.
Segundo o autor líder do estudo, Wesley Viola, o aquecimento dos espaços consome quantidades enormes de energia, que em sua maioria são derivadas de combustível fóssil.
Já uma estrutura que retém o calor da luz, como o tecido elaborado pela equipe, trabalha de um modo eficiente o suficiente para permitir que se imagine ser possível usar a luz interna dos locais para aquecer diretamente o corpo, defendeu Viola, que terminou o seu PhD em engenharia química na Universidade de Massachusetts e agora está na startup de Andrew, a Soliyarn, LLC.
“Ao focar os recursos de energia na ‘climatização pessoal’ ao redor do corpo, essa abordagem poderia ser bem mais sustentável do que o status quo”, completou Viola. As informações são da Universidade de Massachusetts.
Você gosta de frio? Então, aproveite que está por aqui e confira as vantagens de dormir em um quarto mais frio. Já se você costuma sentir muito frio, fique atento ao que sentir frio o tempo todo pode significar.
Fontes e referências adicionais
- Solar Thermal Textiles for On-Body Radiative Energy Collection Inspired by Polar Animals, ACS Applied Materials and Interfaces.
Fontes e referências adicionais
- Solar Thermal Textiles for On-Body Radiative Energy Collection Inspired by Polar Animals, ACS Applied Materials and Interfaces.