Imunidade Baixa – O Que Fazer de Imediato? O Que Pode Ser?

Você é daquelas pessoas que vive doente? Ou quando fica doente, demora para se recuperar? Cuidado, você pode estar com a sua imunidade baixa e isso não é normal. Veja a seguir o que fazer para aumentar a sua imunidade de imediato.

Com alguns cuidados e com uma mudança de hábito, você consegue de maneira simples, dar um estímulo a mais no seu sistema imunológico e aumentar imunidade.

Você também pode conferir os 16 alimentos incríveis que aumentam a imunidade e que podem te ajudar a evitar problemas seríssimos decorrentes da baixa imunidade, além de dicas gerais de como aumentar a imunidade rapidamente. Não deixe de conferir.

O que é Imunidade Baixa?

A imunidade baixa é uma deficiência que o seu sistema imunológico está passando momentaneamente, ou seja, ele está com dificuldades em combater bactérias, parasitas e vírus, que entram no seu organismo. A pessoa nessa situação vive doente, e o seu processo de cura é bem maior do que os demais.

Isso acontece por dois motivos básicos: ou a pessoa nasce com imunidade baixa, ou ela adquire essa deficiência no seu sistema imunológico com o passar dos anos. O que contribui para que essas deficiências ocorram, está relacionado com condições ambientais e também com condições econômicas.

Fique atento aos seguintes sinais, e descubra se a sua imunidade está realmente baixa:

  • Analise no seu sistema respiratório, se você tem gripes e resfriados constantes;
  • Na região genital, podem aparecer herpes, fique sempre de olho;
  • Na boca, também aparecem constantemente herpes, estomatite e amigdalite;
  • Nos ouvidos podem aparecer otites;
  • E na pele verifique sinais de abcessos, infecções, bactérias e fungos.

O interessante, é que o sistema imunológico pode receber estímulos, e voltar a funcionar da maneira correta. Para isso, é preciso uma alimentação correta, e um estilo de vida saudável. Também já existem no mercado, remédios naturais comprovados que podem ajudar.

Se você não se alimenta direito e não tem um estilo de vida saudável, mude já. Descubra a seguir o que fazer para fortalecer as suas defesas.

O Que Fazer de Imediato?

Se você está com a imunidade baixa, não se desespere. Como vimos, é possível fortalecer o seu sistema imunológico. E quanto antes você fizer isso, menos riscos de bactérias e outras doenças você terá. Mas, o que fazer de imediato?

Comece analisando o seu estilo de vida. Pessoas que tem um estilo de vida saudável, possuem um sistema imunológico mais forte, e raramente ficam doentes.

Você pode fortalecer o seu sistema imunológico, fazendo as seguintes coisas:

  • Tenha uma alimentação saudável com frutas e legumes;
  • Durma o suficiente;
  • Diminua as atividades que te causam estresse, na medida do possível, é claro;
  • Faça atividades físicas regularmente;
  • Não fume;
  • Use mais medicamentos caseiros, e menos medicamentos de drogarias.

Fazendo pequenas mudanças na sua vida, você pode fortalecer o seu sistema imunológico e ter uma condição de vida bem melhor!

E se você por algum motivo, possui um sistema imunológico fraco? Será que essas medidas podem ajudar?

Quando o sistema imunológico é fraco

Muitas pessoas ao longo da vida tem o seu sistema imunológico comprometido, seja por fatores ambientais ou econômicos. Já outras pessoas, nascem com um sistema imunológico fraco. Essas pessoas precisam aprender a conviver com essa deficiência imunológica.

Mesmos em casos crônicos é possível ter uma vida saudável, livre de infecções e bactérias. As pessoas nessas situações, precisam ficar sempre atentas aos sinais que o corpo dá que indicam a baixa imunidade.

Doenças como bronquite, pneumonia, infecção de pele, diarreia, problemas digestivos, atacam principalmente as pessoas com um sistema imunológico fraco.

Então, o que fazer nesses casos, para aumentar imunidade?

  • Fique em dia com as vacinas recomendadas;
  • Evite pessoas doentes;
  • Desinfete regularmente os objetos da sua casa;
  • Tenha bons hábitos de higiene;
  • Tenha cuidado com o estresse excessivo;
  • Durma tempo suficiente;
  • Tome vitaminas, como: vitamina C, ferro, zinco, entre outras;
  • Faça exercícios físicos;
  • E tenha uma boa alimentação.

O ponto aqui, é explicar que essas ações ajudam a diminuir os sintomas de um sistema imunológico fraco. De vez em quando, essas pessoas ficarão com a imunidade baixa, mas com certeza vão conseguir ter um estilo de vida mais saudável.

Existem muitos suplementos disponíveis, que ajudam essas pessoas a repor no organismo as vitaminas necessárias para uma vida mais balanceada e equilibrada. Converse com o seu médico, ele pode te indicar os melhores suplementos de recomposição de vitaminas.

Alimentos para evitar a imunidade baixa

Vimos até que para controlar a imunidade baixa, é importante ter uma boa alimentação. É fundamental incluir na sua alimentação, frutas, legumes e verduras se evitar produtos industrializados

Mas, você sabia que alguns alimentos aceleram o processo de fortalecimento do sistema imunológico? Isso mesmo, dependo do alimento ingerido, você fortalece de maneira rápida as suas defesas do organismo.

Veja abaixo quais os alimentos que podem te ajudar:

O alho

O alho combate infecções, baixa a pressão sanguínea e também atrasa o endurecimento das artérias. Além de tudo isso, ele é responsável em fortalecer a imunidade. Isso acontece porque o alho possui enxofre e alicina.

Se você perceber que seu sistema imunológico, precisa de uma força, aumente a dosagem do alho na sua alimentação. Além de fazer bem a saúde, ele é um excelente tempero.

As aves

As aves como o frango ou o peru são alimentos ricos em vitamina B-6, também conhecida como piridoxina. Essa vitamina tem como principais funções: produção de serotonina, epinefrina e na produção de outros neurotransmissores. Também, ela auxilia na formação da hemoglobina, anticorpos e de alguns hormônios.

Por esse motivo, ingerir regularmente frango ou peru, ajuda a aumentar a força do sistema imunológico. Os anticorpos criados pela vitamina B-6, combate as bactérias e vírus que tentam entrar no nosso sistema.

Se você não é fã dessas aves, faça caldos bem temperados e aproveite todos os benefícios que eles trazem para a sua saúde.

As frutas cítricas

Sabemos que as frutas cítricas são ricas em vitamina C. A vitamina C é muito importante para o estimulo do sistema imunológico, porque ela ajuda na produção de glóbulos brancos, fundamentais para a cura das infecções.

Por isso, abuse das frutas cítricas. A vitamina C, não está presente apenas na laranja, como muitos pensam. Você encontra a vitamina C também, no limão, tangerina, lima, toranja e na mexerica.

Acrescente essas frutas no seu dia a dia e fortaleça as suas defesas.

O espinafre

Também rico em vitamina C, o espinafre possui antioxidantes e beta-carotena, ideais para o combate a infecções. Por esse motivo, ele aumenta as defesas do seu organismo e evita a imunidade baixa.

O espinafre cru é que possui todos os nutrientes, experimente comer o espinafre dessa forma e se beneficie de todos esses nutrientes da melhor forma possível.

A semente de girassol

Rica em magnésio, fósforo, vitamina B-6 e vitamina E, a semente de girassol ajuda na preservação do sistema imunológico. Aqueles que possuem um sistema fraco crônico, devem utilizar na sua alimentação a semente de girassol.

Tenha sempre as sementes em casa e utilize-as na alimentação regularmente.

O mamão

O mamão é muito rico em vitamina C. O mamão (papaia) contém enzima digestiva, que causa um efeito anti-inflamatório. Ideal, para o rápido processo de cura.

Também ele possui potássio e folato. Se você precisa aumentar a sua imunidade, coma regularmente essa maravilhosa fruta.

O gengibre

Ele ajuda a combater a inflamação, e diminui as náuseas. Ele também diminui o colesterol. Utilizado principalmente para diminuir dores na garganta e várias doenças inflamatórias.

Evite doenças que podem deixar a sua qualidade de vida péssima. Acrescente o gengibre na sua dieta. Você pode encontrar na internet, várias receitas com o gengibre que são deliciosas.

O pimentão vermelho

Você sabia que o pimentão vermelho é rico em vitamina C. Ele é muito mais rico nessa vitamina do que as frutas cítricas. Além da vitamina C, o pimentão vermelho possui beta-caroteno, que ajuda na saúde dos olhos e pele.

Se você utilizar o pimentão vermelho no seu dia a dia, além de manter uma pele linda, as suas defesas do organismo vão se fortalecer bastante. Muitas pessoas não gostam do pimentão vermelho, pois, ele tem um gosto forte. Mas procure mistura-lo com outros alimentos, que você vai se acostumando com o tempo com o seu sabor.

Exercícios para fortalecer o sistema imunológico

Assim como uma boa alimentação ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma boa rotina e atividades pode ajudar também. As atividades físicas ajudam em quase todos os aspectos relacionados a nossa saúde.

Os exercícios ajudam principalmente na circulação, o que contribui para que o sistema imunológico trabalhe da forma correta, dando força e resistência ao corpo.

Se você não possui o hábito de se exercitar, comece incluindo pequenos exercícios ao seu dia a dia. Aumente as doses de exercícios aos poucos. Com o tempo, os exercícios vão fazer parte da sua vida.

Ajuda extra para fortalecer o sistema imunológico

Será que podemos contar com uma ajuda extra para fortalecer o nosso sistema imunológico como: remédios caseiros, suplementos alimentares, entre outros?

A ciência ainda não comprovou com exatidão se esses remédios realmente funcionam. Porém, podemos analisar a questão da seguinte maneira: Se em determinado remédio caseiro, existem ervas que sabemos que faz bem para a saúde, por que não, utiliza-los?

Nos suplementos que encontramos nas farmácias, podemos ver nos seus rótulos vitaminas e outros nutrientes que contribuem para a melhoria da nossa saudade.

Não estamos incentivando aqui, o uso indevido de tais medicamentos e suplementos, estamos deixando claro que eles existem e podem ser utilizados para a melhoria do sistema imunológico. Mas, consulte um especialista antes de começar um tratamento à base de remédios e suplementos.

Conclusão

Como vimos, é possível aumentar imunidade de várias maneiras naturais e sem prejudicar a saúde. Preste atenção em como anda o seu estilo de vida e cuide-se.

O sistema imunológico é muito importante para termos uma excelente qualidade de vida. Cuide dele!

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já se encontrou com a imunidade baixa alguma vez? O que fez para ajudar a fortalecê-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário