O adesivo anti-roncos parece ser uma ótima ideia para quem já ouviu reclamações a respeito dos barulhinhos incômodos que emite durante a noite ou divide o quarto com alguém que ronca sem parar.
Mas o que exatamente são esses acessórios? Bem, eles são um tipo de dilatador nasal na forma de tiras, que apresentam uma aparência similar a uma espécie de band-aid mais rígido.
Usadas no nariz, essas tiras são coladas no lado de fora das narinas, com o objetivo de alargá-las e fazer com que seja mais fácil para que o ar flua pelo nariz.
A parte de dentro contém um material adesivo que permite que elas grudem na pele. Uma tira é colocada no meio do nariz, de modo que o acessório fique acima de cada narina. Assim, o adesivo anti-ronco puxa as laterais do nariz para ampliar a passagem nasal.
Uma passagem nasal maior melhora o fluxo de ar pelo nariz e a turbulência de ar no local diminui, resultando em uma diminuição do ronco. Portanto, os adesivos anti-roncos podem ser uma forma não invasiva de reduzir o ronco.
Entretanto, será que o adesivo anti-roncos funciona mesmo? Será que ele é efetivo para todos os casos ou apenas para algumas pessoas? Entenda tudo isso a seguir!
A efetividade do adesivo anti-roncos
Algumas pessoas conseguem dormir melhor ao usar um adesivo anti-roncos, no entanto, as pesquisas a respeito da efetividade do produto têm sido inconsistentes.
Em um cenário ideal, todo um mar de ar entraria por meio de um nariz totalmente aberto, circularia pela garganta, passaria pela base da língua e chegaria aos pulmões. No entanto, isso não ocorre como deveria quando há uma obstrução nasal.
Por exemplo, o fluxo de ar pelo nariz pode ser significativamente reduzido devido a um estreitamento da própria anatomia do corpo da pessoa, a um septo desviado ou à congestão por conta de resfriados ou alergias.
O que acontece é que quando as narinas estão restringidas ou obstruídas, isso pode levar a uma resistência ao fluxo de ar no nariz, o que pode provocar o ronco. Por sua vez, o adesivo anti-roncos abre ligeiramente as narinas, por meio de pequenas molas embutidas nas tiras, que se aderem aos dois lados do nariz.
A rigidez dessas tiras adesivas abre as narinas por fora, algo parecido com o ato de levantar as laterais de uma tenda ou barraca para fazer com que haja mais espaço no seu interior.
Assim, esse alargamento das narinas que o adesivo anti-roncos se propõe a causar pode reverter ou diminuir a resistência e aumentar o fluxo de ar, permitindo que haja mais espaço para o ar circular.
Quando é colocada na posição correta, o acessório deve puxar gentilmente as duas narinas para fora. Como o produto está disponível em diferentes tamanhos, se uma tira estiver muito grande ou pequena, a recomendação é tentar um tamanho diferente.
Entretanto, é importante destacar que a efetividade do adesivo anti-ronco pode variar de acordo com a causa do problema e da extensão da obstrução.
Adicionalmente, esses produtos podem reduzir temporariamente o ronco que ocorre devido a uma congestão sinusal ou obstrução nasal esporádica, geralmente associada a doenças temporárias como gripe ou resfriado.
Entretanto, são poucas as evidências que sugerem que essas tiras nasais ajudam a tratar ou a prevenir um ronco mais crônico, relacionado a complicações estruturais, alérgicas ou associadas ao tecido sinusal.
Além disso, outro cuidado a se observar é que essas fitas nasais podem sair no meio da noite, prejudicando assim a sua efetividade.
Resumidamente, o recado que fica é que ainda que o adesivo anti-roncos possa ajudar a reprimir alguns tipos de ronco em algumas pessoas, eles não são uma solução permanente.
Apneia obstrutiva do sono
De acordo com o médico do sono Dr. David Rosen, antes de considerar fazer um teste com o adesivo anti-ronco, a pessoa que sofre com o problema deve ser avaliada para descobrir se não sofre com a apneia obstrutiva do sono.
Isso porque os adesivos anti-roncos não são capazes de tratar distúrbios do sono que podem ter o ronco como um de seus sintomas, o que pode acontecer, por exemplo, com a apneia obstrutiva do sono.
Não é recomendado usar somente o adesivo anti-roncos para tratar os sintomas da apneia obstrutiva do sono e outros distúrbios do sono, pois ele pode dar uma falsa sensação de que houve uma melhora, enquanto a real causa do problema não está sendo tratada, o que pode levar a complicações no futuro.
Já se não houver preocupação alguma em relação à apneia obstrutiva do sono ou a outros distúrbios do sono, então a pessoa pode testar se as fitas do adesivo anti-ronco podem ajudar a deixar o problema sob controle.
O adesivo anti-roncos tem efeitos colaterais?
A maioria das pessoas que usa tiras nasais não tem efeitos colaterais ou experimenta apenas reações leves.
A lista de possíveis efeitos colaterais do adesivo anti-roncos inclui: irritação na pele, vermelhidão ou inchaço embaixo da fita, desconforto leve e uma sensação de que precisa espirrar.
A parte adesiva das tiras anti-ronco tem o potencial de lesionar a pele na hora de ser removida. Portanto, para diminuir o risco de que essa irritação ocorra, recomenda-se retirá-la delicadamente.
Fontes e referências adicionais
- How Do Nasal Strips Work?, Sleep Foundation.
- Do Nasal Strips Really Work to Stop Snoring?, Florida Sinus & Snoring Specialists.
- Effect of Breathe Right nasal strip on snoring, Rhinology. 1997 Jun;35(2):50-2.