Home » Saúde » Lesões » O Que é Quiropraxia – Para Que Serve, Preço e Como Funciona

O Que é Quiropraxia – Para Que Serve, Preço e Como Funciona

Quiropraxia

Você já ouviu falar e sabe o que é quiropraxia? Essa técnica vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo como um tratamento alternativo para tratamento de dores no corpo, como dores nas articulações, dores nas costas e dores de cabeça.

  Continua Depois da Publicidade  

O que mais chama atenção nesse método é que não é necessário usar medicamentos e o procedimento não é invasivo. Ficou curioso? Vamos explicar o que é a quiropraxia e como funciona, para que serve e quais são os benefícios e risco associados a essa prática.

O que é quiropraxia?

A origem da palavra quiropraxia vem das palavras gregas cheir (mãos) e praxis (prática). Como o nome já sugere, é uma terapia prática que usa as mãos.

A quiropraxia consiste em aplicar uma pressão em regiões específicas do corpo para ajudar e corrigir problemas relacionados à postura, lesões e dores. Ou seja, ela serve para diminuir a dor e melhorar a função mecânica do corpo.

Trata-se de um tratamento em que um médico especializado chamado de quiropraxista usa as mãos para oferecer alívio de problemas que envolvem os ossos, os músculos e as articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de ser feito por um profissional qualificado e que estudou muito a fisiologia humana, a quiropraxia não é considerada um tratamento médico convencional e sim um tipo de medicina complementar alternativa.

Existem muitas definições de quiropraxia. De acordo com a Federação Mundial de Quiropraxia, a quiropraxia é uma profissão de saúde que atua com o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mecânicos do sistema músculo-esquelético, assim como dos efeitos desses distúrbios na função do sistema nervoso e da saúde em geral.

Ou seja, é uma técnica que foca no poder do corpo de se curar através do estímulo correto sem o uso de fármacos ou de cirurgia.

Os quiropraxistas baseiam-se muito no conceito de subluxação vertebral, que é definida como uma situação em que há alteração no alinhamento da coluna vertebral. Isso resulta em diminuição da amplitude do movimento e na função das articulações. Assim, eles focam no realinhamento da coluna vertebral para reduzir dores e melhorar a função das articulações e aumentar a amplitude de movimento, além de corrigir problemas posturais.

Para que serve

Sabendo o que é quiropraxia, agora entendemos que ela é indicada para ajudar pessoas que sofrem com dores nos músculos e nas articulações com frequência, sendo benéfica para o tratamento de diversas condições, tais como:

  • Dor nas costas;
  • Dor no pescoço;
  • Dor no cotovelo;
  • Dor no ombro;
  • Dor nas articulações;
  • Dor de cabeça;
  • Dor na coluna;
  • Lesões esportivas;
  • Lesão por esforço repetitivo;
  • Escoliose;
  • Tensão e distensão muscular.

Além disso, eles também podem atuar fazendo análises posturais e indicando exercícios para melhorar a postura e a flexibilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

É seguro?

Existe um mito de que quiropraxistas são pessoas que quebram as costas dos pacientes e causam mais mal do que bem. No entanto, a quiropraxia é uma ciência séria em que os profissionais estudam todas as funções da coluna vertebral e de outras estruturas ósseas e musculares do corpo humano.

Assim, desde que praticada por um profissional qualificado, a quiropraxia é totalmente segura e benéfica para a saúde.

Breve histórico da quiropraxia

Tradicionalmente, os quiropraxistas acreditavam que uma coluna vertebral desalinhada era responsável por causar doenças. Assim, a manipulação adequada da coluna vertebral seria capaz de curar diversas condições de saúde. No entanto, isso não tinha base científica e por esse motivo, esses profissionais foram desacreditados pela comunidade científica.

  Continua Depois da Publicidade  

Atualmente, a quiropraxia tem evoluído e não se baseia mais na crença de curar qualquer tipo de enfermidade, mas sim em uma maneira eficaz de tratar dores musculoesqueléticas com base em evidências científicas e estudos sérios sobre o assunto.

Em 2016, foi publicado um artigo na revista científica Chiropractic & Manual Therapies que defende uma nova abordagem da quiropraxia, deixando para trás alegações sem base científica sobre a técnica. A partir de então, os quiropraxistas começaram a enfatizar nos músculos esqueléticos com ênfase na coluna vertebral.

Como funciona

Na primeira consulta, o quiropraxista vai avaliar os seus sintomas e examinar o paciente se concentrando na análise da coluna. Ele também pode solicitar alguns exames de imagem como raios X e ultrassonografias.

Em seguida, ele desenvolve um plano de tratamento específico para você. Hoje em dia, o quiropraxista não trabalha apenas com as mãos. Também existem dispositivos usados para aplicar uma força controlada em um local específico do corpo.

Os quiropraxistas também podem indicar:

  • Tratamentos que envolvem técnicas de calor e gelo;
  • Uso de estímulos elétricos;
  • Técnicas de relaxamento;
  • Prescrição de exercícios físicos;
  • Suplementos dietéticos;
  • Recomendações sobre alterações no estilo de vida.

Existem diversas técnicas disponíveis para tratar problemas nos músculos, ossos e articulações através da quiropraxia. Alguns desses métodos incluem:

  • Manipulação da coluna vertebral, aplicando uma pressão com as mãos nos músculos, ossos e articulações ao redor da coluna;
  • Aplicação de movimento de empurrar curtos e agudos na região dolorida;
  • Movimentação gradual das articulações em posições diferentes;
  • Técnica de puxar ou esticar os músculos em diferentes direções.

Quiropraxia funciona mesmo?

De acordo com as diretrizes atuais da quiropraxia, o método funciona.

Segundo uma revisão feita em 2018 sobre 17 anos de estudos envolvendo a manipulação da coluna vertebral, foi concluído que os métodos da quiropraxia são opções viáveis para o tratamento da dor lombar.

O American College of Physicians indica que pessoas com dor lombar usem vários tratamentos que não envolvem o uso de medicamentos, incluindo a manipulação da coluna vertebral por um quiropraxista.

No entanto, pesquisadores costumam concordar que mais estudos ainda são necessários para determinar fatores como a duração ideal do tratamento e a frequência das sessões de quiropraxia, além de identificar quais lesões podem ser efetivamente beneficiadas pela técnica.

Como a profissão evoluiu nos últimos anos, alguns países consideram o que é quiropraxia como uma técnica de medicina complementar e em alguns como a Suíça, por exemplo, ela já é parte da medicina convencional.

Algumas pessoas usam a quiropraxia para auxiliar no tratamento de condições de saúde como asma, alergia e problemas de saúde mental, mas há pouca evidência científica de que a técnica seja eficaz para condições de saúde que não têm relação com o sistema musculoesquelético.

Tipos de dores que a quiropraxia é capaz de tratar

A quiropraxia pode ser benéfica para o tratamento de dores e lesões como as descritas abaixo:

– Dor na ciática

A ciática é o nervo mais longo encontrado no corpo humano. Ele liga o dedão do pé até a região lombar no fim da coxa. De acordo com estudo publicado no European Spine Journal, os benefícios para a dor no nervo ciático promovidos pela quiropraxia são superiores aos de técnicas como fisioterapia e de tratamento com corticosteroides.

– Dor no tórax

Segundo estudo publicado em 2016, a quiropraxia traz benefícios para pessoas que têm dor torácica sem causa específica.

– Dor na lombar e no pescoço

Um estudo que envolveu pacientes com dor no pescoço mostrou que 96% dos participantes se mostraram muito satisfeitos com o tratamento de quiropraxia.

Além disso, um estudo publicado em 2003 na revista British Medical Journal com 183 pacientes que sofriam de dor cervical indica que houve uma recuperação mais rápida para aqueles que se submeteram ao tratamento de quiropraxia em relação aos que fizeram fisioterapia e foram atendidos por um clínico geral.

Diversos outros estudos concordam que o tratamento para dor no pescoço e na lombar por meio de técnicas de quiropraxia é tão eficaz quanto a fisioterapia.

– Dor no ombro

A quiropraxia é benéfica para tratar dores no ombro e a síndrome do ombro congelado. Tal síndrome se caracteriza por uma inflamação na articulação do ombro que causa muita dor e resulta em dificuldades para movimentar o ombro.

Estudos mostram uma melhora muito significativa em pacientes diagnosticados com a síndrome que se submeteram ao tratamento de quiropraxia.

– Escoliose

A escoliose é uma condição em que há um encurvamento anormal da coluna vertebral. Evidências científicas sugerem que ajustes quiropráticos específicos podem ajudar a retardar a progressão da condição.

– Lesões esportivas

Além de melhorar o desempenho atlético através de exercícios de alongamento recomendados pelo quiropraxista e ajustes posturais, a quiropraxia também é eficaz no tratamento de algumas lesões esportivas como as que afetam a região lombar, os ombros e os quadris, por exemplo.

A quiropraxia pode inclusive aliviar dores ligadas a tendinites e distensões musculares, melhorando a amplitude do movimento e reduzindo o tempo de recuperação.

Onde encontrar um quiropraxista

Como houve uma mudança de abordagem sobre o que é quiropraxia e como funciona nos últimos anos, é importante saber se o quiropraxista de sua escolha tem uma abordagem moderna ou tradicional. O ideal é buscar por profissionais que adotem uma abordagem moderna.

Por não ser um tratamento convencional, dificilmente você encontrará um quiropraxista que atende através de um plano de saúde ou no sistema público de saúde. Sendo assim, se optar por se tratar com um quiropraxista, provavelmente você terá que pagar por esse serviço em uma clínica ou consultório particular.

Como encontrar um médico quiropraxista

A melhor forma de encontrar um bom profissional é através da recomendação de algum amigo ou familiar que já conheça os métodos do profissional. Além disso, é possível perguntar a algum médico de confiança se ele conhece quiropraxistas para indicar.

Porém, hoje já é possível encontrar informações sobre a reputação desses profissionais na internet antes de realizar a consulta.

Preço

No Brasil, o preço de uma sessão de quiropraxia varia de 60 a 180 reais, dependendo do profissional e da região.

Riscos

Embora a maioria das pessoas não sinta nada durante as sessões de quiropraxia, algumas podem sentir um leve desconforto ou sentir alguns efeitos colaterais após as sessões.

Alguns desses efeitos colaterais incluem:

  • Aumento da dor na região;
  • Desconforto no local;
  • Rigidez muscular;
  • Cansaço muscular;
  • Dor de cabeça;

Apesar de serem observados em alguns casos, esses efeitos raramente são graves ou duradouros. Eles costumam desaparecer em menos de 24 horas e os benefícios da técnica costumam superar os riscos envolvidos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que não é seguro que pessoas com certas condições de saúde sejam tratadas por um quiropraxista. Essas condições incluem:

  • Doenças ósseas;
  • Infecções;
  • Ossos quebrados;
  • Problemas de circulação sanguínea;
  • Infecções no sistema nervoso;
  • Articulações inflamadas devido a artrite.

Em casos em que o profissional não é habilitado, pode existir um risco de acidente vascular cerebral relatado em um estudo da American Heart Association publicado em 2014 devido à manipulação errônea da coluna vertebral. No entanto, esse risco é extremamente pequeno e desde que você encontre um profissional credenciado, não há com o que se preocupar.

Considerações finais

Ajustes quiropráticos podem ser benéficos para o tratamento de dores e para melhorar a postura, desde que sejam realizados por um profissional capacitado e que saiba todo o seu histórico médico de doenças e lesões prévias.

Além disso, é importante abordar também outras técnicas como fisioterapia e o uso de medicamentos, sempre que recomendados por um profissional da saúde.

Referências adicionais:

Você já conhecia o que é quiropraxia e para que serve essa técnica de medicina alternativa? Conhece alguém que tenha feito e colhido bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*