6 remédios para nervo ciático mais usados

Especialista:
atualizado em 15/09/2020

Veja alguns dos remédios para nervo ciático mais usados. Além disso, veja opções alternativas de tratamento que podem te ajudar a se livrar da dor.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Distribuído através da coluna vertebral, passando pela pelve, nádegas e parte superior da perna, devido à sua extensão, qualquer coisa que pressione ou irrite o nervo causa inflamação.

A dor gerada irradia da base da coluna até as pernas. A intensidade da dor no nervo ciático varia muito de pessoa para pessoa, podendo ser uma dor leve, uma dor aguda com sensação de ardência ou uma dor excruciante.

No entanto, felizmente, existem vários alongamentos para o nervo ciático que podem melhorar a dor. Além disso, exercícios, medicamentos, remédios caseiros e tratamentos alternativos como acupuntura também podem promover alívio.

Remédios para nervo ciático mais usados

1. Anti-inflamatórios não esteroides

Anti-inflamatórios não esteroides são remédios de venda livre com poder anti-inflamatório e analgésico que agem diretamente no alívio da dor.

Alguns anti-inflamatórios eficazes para a dor no ciático são o cetoprofeno (Profenid), o ibuprofeno (Alivium) e o naproxeno (Flanax), por exemplo

2. Analgésicos

Analgésicos leves como o paracetamol (Tylenol) podem eliminar a dor leve, mas em geral são necessários medicamentos um pouco mais fortes como a codeína (Vicodil) ou o tramadol (Tramal), ambos derivados da morfina, que promovem um efeito analgésico e anestésico.

A codeína e o tramadol também podem ser encontrados em associação com o paracetamol, por exemplo, como um remédio para nervo ciático, o que eleva o poder analgésico do fármaco.

3. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares podem ajudar a relaxar os músculos da região lombar que tendem a ficar muito tensos quando o nervo ciático está inflamado. Eles também ajudam a aliviar e evitar espasmos musculares que pioram a dor.

Alguns relaxantes musculares eficazes são a ciclobenzaprina (Miosan) e a orfenadrina (Miorrelax), por exemplo. Veja também os remédios para dores musculares mais usados.

4. Anticonvulsionantes

Anticonvulsionantes como a gabapentina (Gabaneurin) e a pregabalina (Lyrica) geralmente são prescritos para pessoas que apresentam epilepsia, mas também são úteis como remédios para nervo ciático.

5. Antidepressivos tricíclicos

Antidepressivos tricíclicos como a imipramina (Tofranil), a nortriptilina (Pamelor) e a amitriptilina (Amytril), por exemplo, podem ser prescritos em casos de dores crônicas no nervo ciático que não respondem a nenhum outro remédio ou terapia.

6. Benzodiazepinas

Embora sua indicação seja para o alívio de sintomas de ansiedade e o tratamento a curto prazo de transtornos psiquiátricos, remédios como o Diazepam também podem ser úteis como remédios para nervo ciático.

Isso porque o medicamento reduz os espasmos musculares e pode contribuir para a redução de dores intensas. As doses são baixas e não devem ultrapassar 10 mg por dia, a menos que seja orientação do seu médico.

Tratamento complementar

Ciática

– Compressas

Compressas frias nos primeiros dias da dor podem aliviar o desconforto. Pode-se aplicar a compressa na pele por 20 minutos diversas vezes ao dia. A partir do terceiro dia, se a dor persistir, recomenda-se trocar para uma compressa quente.

Ainda assim, se dentro de mais dois dias a dor não passar por completo, você poderá alternar entre compressas quentes e frias aplicando cada tipo durante 20 minutos – sempre esperando algumas horas antes de trocar de compressa.

Pode parecer confuso, mas cada uma tem sua função de acordo com a fase da inflamação e essa alternância entre compressa quente ou fria pode realmente contribuir para diminuir a dor.

– Fisioterapia

A fisioterapia deve fazer parte do tratamento assim que a dor aguda passar e for possível tolerar a prática de exercícios físicos. Fazer exercícios de alongamento na região lombar diariamente ajuda a reduzir a compressão no nervo e, com isso, diminuir a dor local.

O acompanhamento de um fisioterapeuta é importante para fortalecer os músculos das costas, melhorar a flexibilidade e corrigir a postura. Tudo isso contribui para que a dor não volte ou seja muito mais leve do que era antes.

– Exercícios físicos

Vários exercícios são aprendidos na fisioterapia, mas é fundamental não limitar a sua prática de atividade física à sessão com o fisioterapeuta. Atividades como o pilates, por exemplo, são ótimas para fortalecer a coluna e reduzir a dor no ciático.

O descanso pode até aliviar a dor momentaneamente, mas a longo prazo a inatividade física pode piorar os sintomas e por isso é essencial se movimentar e incluir movimento e exercícios físicos para o nervo ciático no seu dia-a-dia.

Outras opções de tratamento

– Corticosteroides

A injeção de corticosteroides como remédios para nervo ciático pode ser aplicada pelo seu médico em momentos em que é muito difícil suportar a dor. Isso porque os esteroides atuam suprimindo a inflamação e cessando quase que imediatamente a dor.

Essa estratégia não pode ser adotada com frequência e deve ser apenas uma carta na manga para momentos delicados porque há risco de efeitos colaterais.

– Acupuntura

O tratamento com agulhas na pele em pontos específicos do corpo parece melhorar a dor ciática em algumas pessoas. No entanto, os estudos científicos sobre essa terapia alternativa ainda são inconclusivos.

– Quiropraxia

Outra alternativa de tratamento é a quiropraxia, que consiste na manipulação da coluna vertebral por um profissional treinado. O tratamento ajuda a recuperar a mobilidade da coluna e a ajustar a postura correta.

– Cirurgia na coluna

A cirurgia na coluna é uma cirurgia de alto risco, mas que pode ser recomendada quando os benefícios superam os riscos envolvidos.

Em casos mais graves em que nenhum outro tratamento é capaz de melhorar a dor ou quando há problemas sérios que comprometem a qualidade de vida, como a perda do controle da bexiga e do intestino, o cirurgião pode sugerir a intervenção cirúrgica.

No procedimento, elimina-se a causa da dor no ciático (que pode ser uma hérnia de disco ou um esporão ósseo que comprime o nervo).

No entanto, em qualquer um dos casos, o estado da inflamação no nervo ciático deve ser avaliado por médicos especialistas como ortopedistas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já precisou utilizar remédios para nervo ciático? Algum dos citados trouxe melhores resultados e redução das dores? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário