O que são calorias? Vale a pena contar?

Especialista da área:
atualizado em 02/07/2021

Será que você sabe mesmo o que são calorias? Entenda como funciona essa medida de energia dos alimentos para ter mais consistência e benefícios na sua dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

A caloria é uma unidade de medida que serve para quantificar a energia dos alimentos. Ou seja, ao ingerir um alimento, ele nos fornece energia para que o nosso organismo funcione.

Mas é importante saber que nem toda caloria é igual. Por exemplo, 1 caloria de proteína vai ter um impacto diferente no nosso corpo do que 1 caloria de gordura.

De fato, entender as calorias e como elas devem ser interpretadas em cada grupo alimentar é fundamental para ter um corpo saudável. Aproveite e veja também uma dica de dieta de baixa caloria sem passar fome.

O que são calorias

calorias dos alimentos

Cientificamente falando, 1 caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em 1 °C a temperatura de 1 g de água.

Chamadas também de cal ou kcal – elas são as responsáveis por fornecer energia para nossas células. Precisamos de muita energia para sobreviver e a ingestão de alimentos é fundamental para isso.

Todo dia, nosso corpo queima energia e precisa repor essa perda de alguma forma. Assim, a alimentação é a nossa fonte de calorias para realizar todas as atividades do cotidiano e manter o corpo funcionando.

Para manter um corpo saudável, é importante ingerir aproximadamente a mesma quantidade de calorias que o seu corpo gasta, pois um consumo calórico muito alto vai fazer sobrar calorias ao longo do dia – a menos que você pratique exercícios para queimar esse excesso.

Nos demais casos, essa sobra de energia se transforma em gordura que se acumula no corpo e causa muitos problemas de saúde. 

A importância do equilíbrio

Aliás, o consumo muito baixo de calorias também não é interessante, pois isso pode prejudicar funções essenciais do nosso organismo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Até mesmo quem busca a perda de peso (que consiste em consumir menos do que o seu corpo gasta) precisa consumir uma quantidade mínima de calorias para preservar as funções vitais do corpo.

Dessa forma, é importante buscar sempre um equilíbrio entre as calorias ingeridas e o que você gasta.

Os diferentes tipos de macronutrientes apresentam calorias diferentes por porção. Isto é, ao consumir 1 grama de carboidratos, seu corpo vai receber 4 cal. O mesmo vale para as proteínas.

Por outro lado, cada 1 grama de gordura equivale a 9 cal. Assim, apesar de ser necessário ingerir gorduras saudáveis para manter um metabolismo funcional, é fundamental tomar cuidado com o consumo exagerado de gorduras em uma dieta para emagrecer.

Aliás, se a sua ideia era cortar todas as fontes de gordura para emagrecer, veja o que uma dieta com pouca gordura pode fazer com a sua saúde.

Contar calorias não é suficiente

Apenas contar as calorias não basta, pois também é importante focar na qualidade dos alimentos para ter uma boa saúde.

Por exemplo, o seu nutricionista te diz que para emagrecer você precisa consumir no máximo 1600 kcal por dia.

O que você acha que te trará melhores resultados ao fim da dieta: consumir 1600 kcal em alimentos como chocolates, sobremesas e frituras ou ingerindo vegetais, boas fontes de proteínas, gorduras boas e grãos integrais?

  Continua Depois da Publicidade  

Provavelmente você vai perder peso e ter uma saúde melhor tendo uma dieta balanceada com alimentos nutritivos e não focar em alimentos com “calorias vazias”. É por isso que é preciso incluir alimentos saudáveis na sua rotina para que você não prejudique a sua saúde.

Além disso, alimentos mais nutritivos geralmente fazem você se sentir mais saciado e aumentam as chances de uma dieta dar certo. 

Faça a experiência: coma uma barra de chocolate em uma refeição, e em outra refeição, coma uma banana. Depois de quanto tempo você sentiu fome depois de cada refeição?

Certamente, contar as calorias é importante para alcançar um objetivo. Mas é igualmente importante controlar as porções em suas refeições e incluir o máximo de alimentos realmente nutritivos no seu dia a dia.

Vídeo

Agora que você já sabe o que são calorias, veja também algumas dicas muito fáceis para diminuir as calorias no dia a dia e facilitar a sua perda de peso com a nossa nutricionista:

Fontes e referências adicionais

Você é do time que conta calorias no dia a dia ou que foca na qualidade da sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário