Calorias do Leite – Desnatado, Integral e Mais

Seja no café da manhã, seja antes de dormir, seja nos lanchinhos da tarde, o leite é um alimento consumido com frequência nas refeições de pessoas de diversas partes do mundo. A bebida é fonte de nutrientes como proteínas, carboidratos, cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D e vitamina K.

O consumo do leite está associado a benefícios como o auxílio à formação dos ossos e dos dentes e a prevenção da osteoporose e da diabetes do tipo 2. E você sabia que o leite pode ajudar até mesmo no combate ao excesso de peso?

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos identificou que pessoas que bebem mais leite possuem riscos mais baixos de desenvolver obesidade.

Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao fato da bebida ser fonte de cálcio, já que quando o mineral está em falta no organismo existem maiores chances de que as células diminuam a queima de seus estoques de gordura.

Falando em peso, quem busca emagrecer certamente se preocupa com o teor calórico das bebidas e comidas que ingere, certo? Assim, quem consome o leite e deseja perder peso ou manter a boa forma também precisa ficar de olho nas calorias do leite.

Até porque, mesmo que ele possa dar um auxílio para o emagrecimento, a bebida ainda oferece calorias e é preciso conhecer sua quantidade calórica para saber como e em que quantidade utilizá-lo, de modo a obter seus benefícios sem prejudicar o corpo.

As calorias do leite

Como você sabe, existem diversos tipos de leite – integral, semidesnatado, desnatado, entre outros -, que apresentam uma quantidade diferente de calorias entre si. Por isso, nós vamos mostrar as calorias do leite conforme as variedades da bebida. Confira na lista a seguir:

– Calorias do leite integral 

O leite integral é aquele que não passa por um processo químico em que acontece a retirada de sua gordura natural. Ele é o mais indicado para crianças a partir de dois anos de idade devido ao fato de conter mais vitaminas A, do complexo B e K e ser importante para a formação do sistema nervoso dos pequenos.

Uma porção de 100 ml de leite integral apresenta 60 calorias, já um copo de 200 ml da bebida possui 120 calorias e uma xícara de leite integral é composta por 146 calorias.

– Calorias do leite semidesnatado

Um leite semidesnatado é aquele que apresenta entre 0,6% até 2,9% de gorduras a cada 100 gramas. Ele chega a ter uma diminuição de 50% de gorduras em relação ao leite integral.

A nutricionista Ana Paula Souza afirmou que ele é o mais indicado para os adultos que desejam perder peso, pois fornece maior saciedade que o leite desnatado, além de ter as mesmas quantidades de proteínas e cálcio que o leite integral.

Uma porção de 100 ml de leite semidesnatado é composta por 45 calorias, enquanto um copo de 200 ml possui 90 calorias e uma xícara da bebida apresenta 108 calorias.

– Calorias do leite desnatado 

O leite desnatado passa por um processo de redução completa de gorduras em relação ao leite integral. Além de auxiliar o emagrecimento, ele é benéfico para pessoas que sofrem com o colesterol alto.

100 ml de leite desnatado trazem 35 calorias. Por sua vez, um copo de 200 ml contém 70 calorias e uma porção equivalente a uma xícara da bebida é composta por 84 calorias.

– Calorias do leite zero lactose

Serve como alternativa para as pessoas que sofrem com intolerância a lactose, que não conseguem digerir a substância, que é o açúcar do leite. Uma porção de 100 ml de leite zero lactose apresenta 41 calorias.

Já um copo de 200 ml da bebida contém 82 calorias e uma porção de uma xícara da variedade sem lactose do leite é composta por 98,4 calorias.

– Calorias do leite com baixo teor de lactose

Trata-se de uma vertente da bebida indicada para pessoas que apresentam um baixo grau de intolerância à lactose. Com 0,9 g do açúcar do leite em cada copo de 200 ml, o leite com baixo teor de lactose também recebe a adição da enzima lactase para auxiliar a digestão da lactose.

Uma porção de 100 ml da bebida tem 60 calorias, enquanto um copo de 200 ml traz 120 calorias e uma xícara do leite com baixo teor de lactose possui 144 calorias.

– Calorias do leite orgânico

A vaca que dá origem ao leite orgânico não recebe hormônios, antibióticos, vermífugos, promotores do crescimento, estimulante de apetite, ureia e outros aditivos. A diferença para o leite convencional é que a bebida não contém resíduos químicos.

100 ml de leite orgânico desnatado trazem 37 calorias, enquanto um copo de 200 ml da bebida apresenta 74 calorias e uma porção equivalente a uma xícara de leite orgânico fornece 88,8 calorias.

Já uma porção de 100 ml de leite orgânico integral contém 66 calorias. Um copo de 200 ml do mesmo leite é composto por 132 calorias e uma xícara da bebida traz aproximadamente 158,5 calorias.

– Calorias do leite de soja 

O leite de soja é rico em proteínas e pode ser utilizado por pessoas que sofrem com intolerância a lactose. Seu teor de gordura saturada é baixo, o que o coloca como uma boa alternativa para quem tem problemas de colesterol.

Sua quantidade de cálcio é pequena, porém, existem modelos de leite de soja enriquecidos com cálcio no mercado. Entretanto, é importante saber que a bebida não é indicada para quem sofre com hipotireoidismo.

A recomendação é dar preferência aos leites de soja orgânicos, já que o cultivo do grão de soja costuma receber muito pesticida.

Uma porção de 100 ml de leite de soja contém 42 calorias, enquanto um copo de 200 ml traz 84 calorias e uma xícara da bebida possui em torno de 101 calorias.

– Calorias do leite de arroz

Opção para os veganos e intolerantes à lactose, o leite de arroz pode ser preparado em casa. A receita consiste em ferver 2 l de água com duas xícaras de arroz não lavadas, ½ colher de sal e ½ fava de baunilha cortada ao meio durante 15 minutos.

Após, bater o arroz e a água do cozimento no liquidificador para quebrar os grãos e peneirar para obter o líquido. A bebida traz mais carboidratos que o leite tradicional, não tem proteínas e apresenta um baixo teor de gorduras.

Na versão industrializada do produto, pode ocorrer a adição de cálcio para equilibrar o leite nutricionalmente. Porém, alguns também podem receber a inserção de açúcar na composição.

100 ml de leite de arroz trazem 45,5 calorias. Já um copo de 200 ml da bebida possui 91 calorias e uma porção equivalente a uma xícara contém aproximadamente 109 calorias.

Que tipo e quais as calorias do leite que você costuma consumir com frequência em seu dia a dia? Como você o consome? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário