Calorias do Ovo – Cozido, Frito, Mexido, Codorna e Mais

Especialista:
atualizado em 03/07/2020

Veja quais são as calorias do ovo cozido, frito, mexido, de codorna e de outros animais e modos de preparo, além de benefícios e dicas de receitas.

O ovo é um alimento altamente nutritivo e saudável, que pode fazer parte da sua dieta desde que seja consumido com moderação. E a menos que você tenha recomendações médicas para evitar o consumo de ovos, como ter sido diagnosticado com a alergia ao ovo, por exemplo, algumas unidades na semana não irão lhe causar nenhum mal.

É claro que devemos levar em consideração a maneira como o ovo é preparado, pois algumas receitas pedem ingredientes calóricos e pouco saudáveis. Um exemplo é o tradicional ovo frito, que além de possuir quase o dobro de calorias do ovo cozido, ainda vem carregado de óleo da fritura.

Portanto, tão importante quanto prestar atenção na quantidade de ovos que você consome, é observar o modo de preparo e os acompanhamentos dos pratos que levam ovos.

Mas será que é somente o ovo frito que tem mais calorias? E o ovo mexido e a omelete? É o que veremos logo mais, além de conhecermos as calorias do ovo de acordo com os tipos mais consumidos pelos brasileiros.

Vídeo:

Calorias do ovo: diferentes tipos

  • Calorias do ovo de galinha: 78 calorias por unidade ou 160 calorias a cada 100 gramas;
  • Calorias do ovo de galinha caipira: 66 calorias por unidade ou 165 calorias a cada 100 gramas;
  • Calorias do ovo de codorna: 44 calorias por unidade (25 gramas) ou 176 calorias a cada 100 gramas;
  • Calorias do ovo de pata: 130 calorias por unidade ou 185 calorias a cada 100 gramas;
  • Calorias do ovo de gansa: 315 calorias por unidade (170 gramas) ou 185 calorias a cada 100 g;
  • Calorias do ovo de avestruz: 2000 calorias por unidade ou 78 calorias a cada 100 gramas.

Calorias do ovo de galinha: diferentes preparos

Modo de PreparoTamanho da porçãoCalorias (kcal)
Ovo fritoUnidade108
Ovo cozidoUnidade78
Gema cruaUnidade60
Gema fritaUnidade85
GemadaXícara (150 ml)210
Ovo pochêUnidade78
Clara de ovo cozidaUnidade13
Clara de ovo fritaUnidade22
Omelete simplesUnidade de 65 gramas110
Omelete c/ queijo mussarelaPorção de 100 gramas220
Omelete c/ queijo brancoPorção de 100 gramas175
Ovo mexido simples2 ovos156
Ovo mexido com queijoPorção de 100 gramas220
Omelete de clarasPorção com três claras76
Fio de ovosColher (25 gramas)144

Propriedades e benefícios do ovo

1. Ovo ajuda a emagrecer

ovo emagrece

Seu alto teor de proteínas ajuda a aumentar o tempo de digestão e a prolongar a sensação de saciedade. Pesquisas sugerem que pessoas que comem ovos no café da manhã consomem menos calorias ao longo do dia do que aqueles que preferem comer carboidratos em sua primeira refeição. Entenda melhor como o ovo no café da manhã emagrece.

Isso não significa que você deve consumir ovo à vontade, pois afinal de contas ele possui uma boa quantidade de calorias e gorduras. A sugestão é consumir no máximo uma unidade por vez e sempre optar pelo preparo que menos aumente as calorias do ovo, como o cozido ou a omelete simples.

2. Rico em nutrientes

O ovo é uma excelente fonte de proteína de origem animal: um único ovo fornece seis gramas de proteínas, sendo que a maior parte delas está concentrada na clara. Mas, embora as claras sejam uma excelente fonte de proteínas, grande parte dos nutrientes dos ovos se encontram nas gemas.

Além disso, o alimento também traz doses de: cálcio (90% do nutriente se encontra na gema); colina (nutriente fundamental para o cérebro); vitamina A; vitamina D; vitamina E; fósforo; luteína e zeaxantina (antioxidantes). Um ovo de tamanho médio (60 gramas) apresenta ainda seis gramas de gorduras totais em sua composição, dos quais dois gramas são do tipo gordura saturada.

3. Massa muscular

Graças às suas proteínas, o ovo contribui com a formação de massa muscular, o que o torna um excelente alimento para quem pratica musculação ou treino de força.

4. Outros benefícios

  • Melhora a saúde dos olhos (devido à presença da vitamina A);
  • Preserva a massa óssea (graças ao fósforo e à vitamina D);
  • Potencializa o funcionamento cerebral, melhorando a memória;
  • É bom para gestantes, pois fornece nutrientes importantes para a formação do feto, como o ácido fólico e a colina;
  • Diminui as inflamações (devido à presença do ômega 3).

Mas ovo não aumenta o colesterol?

Segundo especialistas, embora o ovo possua uma boa quantidade de colesterol – 224 mg por unidade – esse teor não vai necessariamente aumentar os valores do colesterol na corrente sanguínea. Isso ocorre porque o corpo produz a maior parte do colesterol que circula nos vasos sanguíneos e se você fornece a ele mais colesterol, ele simplesmente diminui a sua própria produção do nutriente. Ou seja: se você come um ovo, seu colesterol pode não se alterar, porque seu organismo fabricará menos colesterol como resposta à presença do composto na corrente sanguínea.

É claro que há um limite para a quantidade de colesterol que o organismo consegue utilizar para suas diversas funções, o que significa que se você exagerar no consumo de ovos, o excesso do colesterol permanecerá na sua corrente sanguínea e poderá trazer riscos ao seu sistema cardiovascular.

Como usar: aproveite os benefícios!

  • Nada de fritar: Evite sempre que possível fritar os ovos. Se você não consegue ficar sem ovo frito, troque o óleo por um pouquinho de água na frigideira; Você também pode trocar a omelete frita pela versão assada: basta untar uma forma e despejar a omelete;
  • Salda: Faça uma salada leve com alface picada, tomate-cereja, ovos cozidos picados, beterraba ralada e raspas de gengibre;
  • Mais nutritivo ou menos calórico: Se você quer consumir mais proteínas sem exagerar nas calorias, utilize somente as claras, mas sem adicionar óleo ao preparo. Para tornar o omelete mais nutritivo, troque o queijo por legumes e verduras. Shitake e espinafre fazem uma ótima combinação light e rica em fibras;
  • Lavar: Mantenha os ovos na geladeira e lave a casca somente no momento de utilizá-los;
  • Contaminação: Devido ao risco de contaminação com salmonela, evite o consumo de ovo cru ou mal cozido;
  • Colesterol: Se você tem colesterol alto, converse com seu médico antes de fazer consumo regular de ovos.

Receitas práticas!

1. Omelete light 

Rendimento: 2 porções.

Calorias por porção: 165 kcal.

Ingredientes:

  • 4 claras;
  • ½ xícara de tomates cereja cortados ao meio;
  • 2 gema;
  • 2 colheres de cebola roxa cortada em fatias finas;
  • Cheiro verde a gosto;
  • ½ xícara de queijo minas frescal light cortado em cubos;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • ½ colher de azeite;
  • ½ xícara de espinafre picado.

Modo de preparo:

Em um recipiente, bata os ovos; Acrescente os demais ingredientes (menos o azeite) e incorpore bem; Leve uma panela ao fogo com o azeite; Espalhe a mistura sobre a frigideira e deixe cozinhar, virando para não queimar; Sirva quente.

2. Salada leve com ovos de codorna

Rendimento: 3 porções

Calorias por porção: 154 kcal

Ingredientes:

  • ½ vidro de palmito picado;
  • 1 pé de alface americana cortado em pedaços;
  • ½ maçã verde picada (com casca);
  • 5 ovos de codorna cortados em cubos;
  • 1 fatia de melão picada;
  • ½ xícara de pepino fatiado;
  • ½ xícara de tomate cereja (ou Sweet Grape) cortados ao meio;
  • Sal a gosto;
  • 1 colher de azeite extra virgem.

Modo de preparo:

Misture cuidadosamente todos os ingredientes e sirva.

De que forma de preparo você costuma consumir ovos com mais frequência? Espantou-se com as calorias do ovo do jeito que você mais o consome? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Calorias do Ovo – Cozido, Frito, Mexido, Codorna e Mais”

  1. Eu frito o ovo sem água, sem óleo, sem nada, apenas na frigideira antiaderente.
    Quantas calorias tem o consumo de um ovo preparado dessa forma?
    Estou fazendo dieta e não posso consumir muitas calorias.

  2. Estou comendo 8 ovos por dia e.legumes sem arroz feijão farinha branca açúcar refrigente doce e suco e estou tomando 2 Lde agua por dia com limão e gengibre. Te. Alguma coisa errada?

  3. na verdade não existe nenhum estudo clinico que comprove o aumento de colesterol associado ao consumo de ovo. Isso é um mito médico sem fundamento. Procure no youtube os videos do doutor Lair Ribeiro que é cardiologista e nutrólogo.