Calorias do ovo – Cozido, frito, mexido, codorna e mais

Especialista da área:
atualizado em 15/11/2020

O ovo é certamente um dos alimentos mais controversos de nossa dieta. Isso porque muitas vezes são publicados estudos dizendo que ele faz mal à saúde, para logo em seguida vir outro estudo dizendo exatamente o contrário.

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Mas qual é o veredito sobre o ovo?

A verdade é que o ovo é um alimento altamente nutritivo e saudável, e que pode fazer parte da sua dieta desde que seja consumido com moderação.

E a menos que você tenha recomendações médicas para evitar o consumo de ovos, como por exemplo ter sido diagnosticado com a alergia ao ovo, algumas unidades na semana não irão lhe causar nenhum mal.

Vamos agora entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de ovos, seus nutrientes e se ele pode ajudar ou não a emagrecer.

Ovo ajuda a emagrecer 

Ovos de galinha
Ovos de galinha

Apesar de o ovo por si só não ter nenhum nutriente que leve a perda peso ou aumente a queima de gorduras, o seu alto teor de proteínas pode ajudar nesse objetivo, já que aumenta o tempo de digestão e prolonga a sensação de saciedade.

Pesquisas mostram que pessoas que comem ovos no café da manhã consomem menos calorias ao longo do dia, quando comparados àqueles que preferem comer alimentos ricos em carboidratos em sua primeira refeição.

Isso não significa que você deve consumir ovo à vontade forma exagerada, pois afinal de contas ele possui uma boa quantidade de calorias e gorduras.

A sugestão é consumir no máximo uma unidade por vez e sempre optar pelo preparo que menos aumente as calorias do ovo, como o cozido ou uma omelete simples.

Ovo aumenta o colesterol?

Por muitos anos especialistas afirmaram que o consumo de ovos aumentava os níveis de colesterol no sangue, já que é um alimento rico neste nutriente.

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Mas estudos mais recentes, como este realizado por pesquisadores gregos, mostram que essa afirmação não é real. Nele foi constatado que o consumo diário de ovos não aumenta o colesterol, tanto em pessoas saudáveis ou naquelas com dislipidemia.

Entretanto é recomendado que o consumo de ovos esteja associado a uma dieta saudável, para que os benefícios de seus nutrientes sejam percebidos.

Benefícios do ovo

O ovo é rico em diversos nutrientes, e traz vários benefícios para a saúde. Veja alguns deles:

  • Proteínas: É excelente para quem pratica musculação e quer ganhar massa muscular;
  • Vitamina A: Ajuda a manter a saúde dos olhos;
  • Fósforo e vitamina D: Auxilia na manutenção da massa óssea e previne osteoporose;
  • Ômega 3: Tem efeito anti-inflamatório.

Além disso, é um bom alimento para gestantes, pois fornece nutrientes importantes para a formação do feto, como o ácido fólico e a colina.

Mas é importante lembrar que embora as claras sejam uma excelente fonte de proteína, grande parte dos nutrientes dos ovos se encontram nas gemas.

Calorias dos ovos

Os ovos, quando consumidos cozidos, são alimento pouco calóricos, e podem ser incluídos em diversas dietas, seja para emagrecimento ou mesmo para ganho de massa muscular.

Mas cada tipo de ovo tem uma composição diferente, e veremos agora as quantidades de calorias de cada um deles.

1. Ovo de galinha

O mais consumido e mais facilmente achado em mercados e feiras. Pode ser servido de diversas formas, que, entretanto, irão alterar sua quantidade de calorias;

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  • Cru: 135 kcal a cada 100 g
  • Cozido: 125 kcal a cada 100 g.
  • Frito com óleo: 234 kcal a cada 100 g
  • Mexido, com margarina: 166 kcal a cada 100 g

Mais abaixo você verá a quantidade de calorias por várias formas de preparo do ovo de galinha.

2. Ovo de codorna

O segundo tipo de ovo mais consumido pela população brasileira, e fácil de ser encontrado em mercados e feitas.

  • Ovo de codorna, cru ou cozido: 156 kcal a cada 100 g

3. Ovo de pata

É mais difícil de ser encontrado, e pode ser usado como substituto do ovo de galinha em receitas.

  • Ovo de pata, cru: 164 kcal a cada 100 g

4. Ovo de gansa

Assim como os ovos de pata, são difíceis de encontrar em mercados e feiras. Tem um tamanho cerca de três vezes maior que o ovo de galinha.

  • Ovo de gansa, cru: 185 kcal a cada 100 g

5. Ovo de Avestruz

Grande e caro, o ovo de avestruz é uma raridade no país. As propriedades nutritivas são semelhantes às do ovo de galinha, mas seu tamanho chega a ser até 24 vezes maior.

  • Ovo de avestruz: 78 kcal a cada 100 g

Como incluir o ovo na dieta

O ovo é um alimento versátil, que pode ser consumido puro, seja frito ou cozido, além de ser usado em várias receitas.

Então vamos ver agora algumas formas de incluir o ovo na dieta:

Dicas

  • Nada de fritar: Evite sempre que possível fritar os ovos. Se você não consegue ficar sem ovo frito, troque o óleo por um pouquinho de água na frigideira. Além disso você também pode trocar a omelete frita pela versão assada. Para isso basta untar uma forma e despejar a omelete;
  • Salda: Faça uma salada leve com alface picada, tomate-cereja, ovos cozidos picados, beterraba ralada e raspas de gengibre;
  • Mais nutritivo ou menos calórico: Se você quer consumir mais proteínas sem exagerar nas calorias, utilize somente as claras, mas sem adicionar óleo ao preparo. Para tornar o omelete mais nutritivo, troque o queijo por legumes e verduras. Shitake e espinafre fazem uma ótima combinação light e rica em fibras;
  • Lavar: Mantenha os ovos na geladeira e lave a casca somente no momento de utilizá-los;
  • Contaminação: Devido ao risco de contaminação com salmonela, evite o consumo de ovo cru ou mal cozido;
  • Colesterol: Se você tem colesterol alto, converse com seu médico antes de fazer consumo regular de ovos.

Calorias do ovo de galinha: diferentes preparos

Modo de PreparoTamanho da porçãoCalorias (kcal)
Ovo fritoUnidade108
Ovo cozidoUnidade78
Gema cruaUnidade60
Gema fritaUnidade85
GemadaXícara (150 ml)210
Ovo pochêUnidade78
Clara de ovo cozidaUnidade13
Clara de ovo fritaUnidade22
Omelete simplesUnidade de 65 g110
Omelete c/ queijo mussarelaPorção de 100 g220
Omelete c/ queijo brancoPorção de 100 g175
Ovo mexido simples2 ovos156
Ovo mexido com queijoPorção de 100 g220
Omelete de clarasPorção com três claras76
Fio de ovosColher (25 gramas)144

De que forma de preparo você costuma consumir ovos com mais frequência? Espantou-se com as calorias do ovo do jeito que você mais o consome? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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11 comentários em “Calorias do ovo – Cozido, frito, mexido, codorna e mais”

  1. Eu frito o ovo sem água, sem óleo, sem nada, apenas na frigideira antiaderente.
    Quantas calorias tem o consumo de um ovo preparado dessa forma?
    Estou fazendo dieta e não posso consumir muitas calorias.

    Responder
  2. Estou comendo 8 ovos por dia e.legumes sem arroz feijão farinha branca açúcar refrigente doce e suco e estou tomando 2 Lde agua por dia com limão e gengibre. Te. Alguma coisa errada?

    Responder
  3. na verdade não existe nenhum estudo clinico que comprove o aumento de colesterol associado ao consumo de ovo. Isso é um mito médico sem fundamento. Procure no youtube os videos do doutor Lair Ribeiro que é cardiologista e nutrólogo.

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