Avestruz

Óleo de Avestruz Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Dicas

Quando falamos sobre óleos, muitos deles nos ocorrem: milho, amendoim, soja, amêndoa, canola, avestruz…

Avestruz?

Exatamente! Na região abdominal da ave existe uma bolsa de gordura, de onde será extraído o óleo. Em média, cada avestruz fornecerá 15 kg de gordura, que serão suficientes para 6 litros de óleo, aproximadamente.

Como podemos observar, a ave não nos fornece apenas carne, pluma e couro, mas será que o óleo de avestruz emagrece mesmo?

Antes de respondermos a essa pergunta, vamos abordar uma peculiaridade: o óleo de avestruz é o único alimento natural com os quatro ômegas (3, 6, 7 e 9).

O Que São e Para Que Servem os Ômegas?

Os ômegas, também conhecidos por ácidos graxos, são componentes orgânicos, produzidos quando as gorduras são quebradas. Podemos considerá-los “gorduras boas”, porém, não são produzidas em nosso organismo, o que significa que temos que adicioná-las através da nossa alimentação.

– Ômega 3 (ácido linolênico)

Com funções anti-inflamatórias, redução de colesterol e triglicerídeos, está ligado ao diabetes por combater a resistência a insulina, ajuda no hipo e hipertiroidismo, osteoporose, prevenção de doenças cardíacas, câncer e problemas articulares, ativa as funções cerebrais, evita doenças autoimunes.

– Ômega 6 (ácido linolêico)

Regula o metabolismo de maneira global, colabora para a saúde da pele e cabelo, cuida da estrutura óssea e fortalece o sistema imunológico. Pode auxiliar na queima de gordura corporal.

– Ômega 7 (ácido palmitolêico)

É o acido graxo responsável pela derme. É ele que colabora com o processo de regeneração celular. Está presente em nossas secreções sebáceas naturais. À medida que envelhecemos, ele diminui. Nesse caso, é bastante interessante fazer uso de cosméticos que o contenham em sua formulação.

– Ômega 9 (ácido olêico)

Responsável pela síntese de hormônios, por esse motivo, deve estar presente na rotina de mulheres com menopausa, e também das que sofrem com o desconforto da TPM. Ajudam a reduzir as ondas de calor, ansiedade, estresse e irritabilidade decorrentes do desajuste hormonal, tão comum nessas mulheres.

Atua também na síntese de cortisol, o hormônio do estresse, responsável pelo acúmulo de gordura na região abdominal. A boa notícia: a inclusão desse ômega pode ajudar a afinar a cintura!

O ômega 9 é um acido graxo que age nos depósitos de gordura em nosso organismo, conseguindo reorganizá-los; dessa forma, as células adiposas encontrarão dificuldade de se fixarem na região abdominal.

A resposta à nossa pergunta se o óleo de avestruz emagrece chega nesse momento.

Com base nas propriedades do óleo de avestruz, ficamos sabendo que os ômegas 6 e 9, presentes em sua composição, possuem características que podem auxiliar no processo de queima de gordura, portanto, se associado a uma dieta balanceada e personalizada, o óleo de avestruz emagrece.

Composição do Óleo de Avestruz

Tipo de Ácido%
Ácido Oléico37,54%
Ácido Palmítico25,57%
Ácido Linoleico16,43%
Ácido Esteárico6.02%
Ácido Palmitolêico7,41%
Ácido Linolênico2,06%
Outros Ácidos Graxos4,97%

Benefícios do Óleo de Avestruz

Talvez o maior benefício do óleo de avestruz, seja o mix de ômegas, presente em um único produto. A partir dessa informação, vamos ver, mais detalhadamente, para que serve o óleo de avestruz.

– Revitalização cutânea

Há muita similaridade entre sua composição e a oleosidade da pele humana, o que confere ao óleo uma excelência em propriedade hipoalergênica. Essa particularidade permite que sua penetração intradérmica seja mais eficiente, demonstrando alto poder de hidratação e reconstituição epidérmica, por esse motivo, reduz rugas e marcas de expressão, e melhora a tonicidade.

– Analgésico

Em sua composição, encontramos o ácido linolêico, que desempenha o papel de analgésico em casos de fadiga, câimbras, edemas e contraturas. Combate dores reumáticas, artrites e artroses. Já foi testado, com bons resultados, em pacientes com fibromialgia.

– Cicatrizante

Efeito ligado ao poder de reconstrução epidérmica, já citado anteriormente.

– Anti-inflamatório

O ácido olêico presente em sua formulação permite que o óleo de avestruz seja utilizado para inflamações nas articulações em geral.

– Queimaduras

Em casos de queimaduras comuns, queimaduras solares, queimaduras oriundas do contato com águas vivas, também em casos de assaduras, possui efeitos regeneradores epidérmicos.

Apresentação

É possível adquirir o óleo de avestruz em lojas de produtos naturais, ou pela internet, o que facilita a aquisição para pessoas que vivem longe dos grandes centros urbanos.

Há uma linha completa disponível em gotas, gel, creme, xampu, hidratante facial, banha, óleo de massagem, spray, protetores labiais, creme para os pés, creme para as pernas, para queimaduras, para celulite e estrias, enfim, para todos os gostos e necessidades.

Dicas de Utilização

As indicações de dosagens dependerão de cada fabricante. Estamos sugerindo alguns valores padronizados. Procure se informar através do SAC quais dos itens devem ser utilizados, quantidades diárias, tempo de tratamento e contraindicações.

  • Hidratantes: Utilizar os cremes e loções diariamente, para rejuvenescer, retirar manchas e tonificar.
  • Processos infecciosos respiratórios: Pode se tomar o óleo puro, em gotas, ou adicioná-lo a algum chá, ou alimento.
  • Lábios ressecados: Utilizar o óleo várias vezes ao dia. Ajudará na cicatrização e hidratação, evitando reincidência.
  • Reposição hormonal: Tomar a quantidade indicada (gotas) do óleo.
  • Otite: Pingar uma gota de óleo 3x por semana, como processo preventivo. Mais vezes se estiver em crise.
  • Sinusite: Fazer um mix, utilizando no tratamento a banha (passando na face antes de dormir), o óleo (2 a 3 gotas nas narinas), e tomar algumas gotas de óleo ao dia.
  • Queimaduras: Passar o óleo e tomar algumas gotas.
  • Dores musculares e articulares: Passar o óleo na região afetada e tomá-lo em gotas.
  • Constipação intestinal: Popularmente conhecido como intestino preso ou prisão de ventre. Pode ser utilizado em gotas, algumas vezes ao dia.
  • Colesterol e triglicérides: Algumas gotas diárias aliadas à dieta para baixar os índices.
  • Hemorróidas: Passar o óleo 2 vezes ao dia e tomá-lo em gotas.
  • Refluxo esofágico: Tomar o óleo em gotas.
  • Estresse: E todas suas possíveis intercorrências. Há doses individuais recomendadas para esses casos.
  • Para emagrecer: O óleo de avestruz emagrece e faz perder medidas abdominais, quando se toma algumas gotas diárias do óleo, associadas uma dieta de restrição calórica. Esse efeito será potencializado com exercícios físicos.

Dosagens

Vamos passar, a seguir, as dosagens diárias mínimas e máximas, para que se tenha uma noção de como funciona, mas, procure não exceder esses valores, a não ser por indicação médica.

  • Mínima: Na média, os fabricantes recomendam que a dosagem mínima diária seja a metade do peso em gotas, divididas 3 vezes ao dia, ou seja, um adulto pesando 60 quilos deverá tomar 30 gotas, divididas em 10 gotas, 3 vezes ao dia.
  • Máxima: O mesmo raciocínio acima, mas, considerando-se o peso total. No caso, a mesma pessoa, pesando 60 kg, deverá tomar 60 gotas diárias, ou seja, 20 gotas, 3 vezes ao dia.

Considerações Finais

Como sempre, algumas pessoas se excedem quando baseadas nos benefícios de alguns produtos. Não se informam, compram por impulso, não leem os rótulos e acabam consumindo em excesso.

Aqui, não seria diferente. O excesso de ômega 6 provoca um desequilíbrio metabólico, indo na contramão de seus benefícios. Isso poderá desenvolver processos inflamatórios e provocar diabetes e obesidade.

Dessa forma, deve-se entender que o óleo de avestruz emagrece, mas se tomado nas doses indicadas, sem exageros. Consumi-lo em doses elevadas não significa multiplicar seus benefícios, muito pelo contrário. Então: atenção!

O óleo de avestruz não substitui medicamentos em nenhum tratamento. Poderá ser utilizado como coadjuvante, no entanto, procure se orientar com um profissional da área médica se estiver sob algum tipo de tratamento, para ter certeza que seu uso será mesmo benéfico.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirmado que óleo de avestruz emagrece? Tem vontade de usar este suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (131 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

30 comentários

  1. Óla boa noite. Preciso saber como fazer uma dieta balançada? e como manter peso

  2. Por favor, podem me informar onde adquirir o óleo de avestruz?

  3. Boa tarde
    Quero saber, eu sou magra, diabetica, eu posso tomar o óleo de avestruz para regularizar a diabetes?

  4. Gostaria de saber quantas gotas tomar pesso105. Quilos e como adquirir o produto e quanto sai

  5. quero adquerir o oleo de avestruz pra tomar pra coluna e pr colesterol.esmagracer

  6. vi o oleo de avestruz como propaganda e gosteimuito afonso

  7. como posso adquerir o oleode avestruz me pequena quantidade.obrigado,

  8. gostei muito do comentario do oleo de avestrus

  9. EU TENHO PROBLEMA DE “OLHO SECO” ,LI QUE OMEGA 7 É BOM PARA ISSO,É VERDADE ?.O OMEGA 7 VEGETAL TEM O MESMO EFEITO QUE O ANIMAL?

  10. Olá fiquei sabendo sobre esse óleo de avestruz através de minha mãe,ela está fazendo uso do mesmo a duas semanas e já está notando uma boa diferença,fiquei muito interessada porém,tenho hipotireoidismo e estou preocupada pois não sei se quem sofre de hipotireoide pode tomar óleo de avestruz,gostaria muito que vocês me esclarecessem sobre isso,quero saber se não corre o risco de prejudicar os hormonios ou a glandula tireoide,dez de já agradeço!…aguardo resposta.

  11. Antonia de Sousa Lula

    Olá, tenho câncer, Fibromialgia e Depressão, faço uso das medicações, sertralina e ciclobenzaprina e quero saber se posso e como tomar, o óleo de avestruz? Aguardo resposta!

  12. Gostaria de saber se o óleo de #avestruz ajuda a #diluir pedras na #vesicula

  13. Bom dia!

    Uma pessoa que teve AVC, pode utilizar o oleo de Avestruz para beneficios e auxilio como locomoção, movimentação?

  14. Estou na menopausa e sintomas demais me incomoda afetando minha vida profissional e afetiva.posso tomar qua gotas

  15. Olá meu marido tem hernía de disco,ele pode tomar o oleo de avestruz?Qual o mais indicado esse amazon?

  16. Por favor, onde encontrar o óleo de avestruz, pra comprar?
    sou diabética e tenho outras doenças. Obrigada
    me retorne

  17. Estou interessado em ler informações sobre o óleo de avestruz, e como acompanho os artigos publicados neste site, e sempre li com muita credibilidade, fiquei muito instigado a saber sobre essas pesquisas, os resultados efetivos e comprovados sobre sua eficácia, e sobre as certificações desse produto. O processo de produção é controlado pela Anvisa? Como são criados esses animais? Eles são abatidos para se obter o óleo? É um remédio ou deve ser considerado apenas como fonte de ômega, um alimento?

    Não estou convencido sobre esse produto é só me parece mais modismo, mais uma fórmula mágica e milagrosa, fonte de tantos benefícios.

  18. luiz carlos da silva

    gostaria de saber se o óleo de avestruz ajuda regular a pressão ocular .eu uso drenatan gotas para diminuir a pressão ocular nas vistas ,
    .

  19. Como adquirir. ??

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*