Óleo essencial peppermint: benefícios, indicações e como usar

publicado em

O óleo essencial peppermint é extraído da erva aromática hortelã-pimenta, uma espécie híbrida da menta-aquática e da hortelã-verde. 

A hortelã-pimenta possui alta concentração de mentol, muito usado na composição de produtos de higiene bucal e gomas de mascar. Seu óleo essencial é extraído da folha e do caule da erva e tem ação refrescante, revigorante e tonificante. 

Existe uma vertente da medicina alternativa chamada “aromaterapia”, que faz uso de óleos essenciais extraídos de plantas medicinais, para auxiliar no tratamento de várias doenças. 

No caso do óleo essencial de peppermint, os benefícios se concentram na saúde dos pulmões e no bem-estar geral do organismo, especialmente em relação à disposição física e responsividade aos estímulos com mais atenção e vigor. 

Veja mais informações sobre os benefícios do óleo essencial peppermint, saiba quando ele é indicado e como usá-lo.

Benefícios do óleo essencial peppermint

Óleo essencial peppermint
Há uma série de benefícios do óleo para a saúde

O uso do óleo essencial peppermint pode auxiliar de diversas formas no estado geral de saúde, quando associado a bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável, confira:

Ação antiespasmódica

O óleo essencial peppermint pode ser inserido numa cápsula vegetal e ingerido com água. Sua ação se dará no intestino, onde terá um efeito antiespasmódico, potencialmente benéfico para quem sofre com a síndrome do intestino irritável. Mais adiante você verá na prática como utilizá-lo de forma oral.

O mentol presente no óleo pode ajudar a diminuir os espasmos musculares do intestino, responsável pelas fortes contrações, que geram dor, cólicas, acúmulo de gases, entre outros sintomas. 

O simples ato de inalar profundamente este óleo essencial após esfregar duas gotas com as palmas das mãos, pode aliviar a sensação de enjoo e até o reflexo do vômito. No caso das gestantes, é preciso que conversem com o médico ou médica ginecologista responsável, antes de fazer uso do óleo. 

Efeito anti-inflamatório

É comum encontrar o ingrediente ativo mentol em pomadas e cremes desenvolvidos para tratar dores musculares e inflamatórias no corpo. Sendo assim, é possível utilizar o óleo essencial peppermint para a mesma finalidade. 

O óleo essencial peppermint age aliviando a dor local e promovendo o relaxamento muscular, muito útil em dores decorrentes de exercícios físicos e processos inflamatórios, como artrite e gota

Entretanto, não se deve aplicar o óleo essencial peppermint puro sobre a pele, é preciso utilizar um óleo vegetal transportador, que pode ser o óleo de coco. Mais adiante você saberá como fazer uma pomada anti-inflamatória com este óleo essencial.

Descongestionante das vias respiratórias

O mentol é o ingrediente ativo quase obrigatório de produtos desenvolvidos para o descongestionamento das vias respiratórias, com o Vick® VapoRub.

O óleo essencial peppermint pode ser usado para fazer inalações, a fim de desobstruir as vias respiratórias, aliviando os desconfortos comuns em gripes, resfriados e alergias. 

O vapor ajuda a soltar o catarro preso nos seios nasais, efeito benéfico para quem sofre com sinusite, e na garganta, reduzindo a tosse e a dor no peito e nas costas. Mais adiante você verá algumas formas de fazer inalação com o óleo essencial de peppermint. Conheça outras formas de fazer nebulização para sinusite

Repelente natural de ambiente

Se no seu local de trabalho ou mesmo em sua casa, você sofre com a visita incessante de moscas, mosquitos e pernilongos, utilize o óleo essencial de peppermint como um repelente natural, ao invés de usar venenos químicos. 

Além de repelir os insetos, este óleo essencial deixará o ambiente com um odor agradável e refrescante. 

Ambiente de produtividade

Estudiosos da área indicam que o uso do óleo essencial de peppermint no ambiente, seja com difusor ou borrifador, como no caso do repelente, pode promover um ambiente energético, voltado para a produtividade, concentração e criatividade. 

Alternativamente, você pode fazer inalações profundas do óleo essencial de peppermint, se precisa se concentrar e melhorar o seu estado de alerta, antes de fazer atividades desafiadoras. 

Indicações do óleo essencial peppermint

O óleo essencial peppermint é indicado para todas as pessoas que buscam uma opção natural para:

  • Aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável ou de outras causas que provocam desconfortos gástricos e intestinais.
  • Aliviar dores musculares e articulares decorrentes de processos inflamatórios ou fadiga muscular. 
  • Desobstruir as vias respiratórias afetadas pela gripe, resfriado ou processos alérgicos, como rinite e sinusite
  • Deixar o ambiente produtivo, aromatizado e livre de insetos. 

Cuidados necessários

O óleo essencial peppermint pode causar irritação na pele, por isso, faça um teste de alergia, aplicando uma gota no cotovelo e veja se a sua pele tolera bem o óleo. Caso você perceba que sua pele ficou sensível ou irritada, opte por maiores diluições do óleo. 

Se você estiver gestante ou tratando alguma condição clínica de forma contínua, consulte seu médico ou médica antes de utilizar este óleo essencial. 

Evite deixar o óleo essencial peppermint em contato com áreas muito sensíveis, como os olhos e ouvidos. Em caso de irritação, lave com água abundante.

Mantenha o produto guardado em um local onde não receba a luz do sol e longe de fontes de calor. 

Como usar o óleo essencial peppermint

Óleo essencial peppermint
Além da aplicação direta, existem outras formas de usar o óleo

O óleo essencial peppermint pode ser utilizado de várias formas, dependendo da aplicação pretendida:

Via oral em cápsula vegetal

Para usar o óleo essencial peppermint como um remédio natural contra desconfortos gástricos e intestinais, você pode colocar 1 gota do óleo em uma cápsula vegetal vazia e ingeri-la com água, quando apresentar os sintomas.

Inalação do óleo essencial peppermint puro

O óleo essencial peppermint pode ser usado para aliviar náuseas e aumentar a disposição através da inalação de sua forma pura. 

As palmas das mãos são mais resistentes, por isso você pode pingar 2 gotas do óleo essencial peppermint e esfregá-las. Faça uma concha com as mãos, envolvendo a região do nariz e da boca, e faça 4 inalações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. 

Aplicação tópica do óleo essencial peppermint

Para tratar dores musculares e articulares, aplique o óleo essencial peppermint diluído na pele. 

Basta adicionar 3 gotas do óleo essencial peppermint a 10 mL de óleo de coco fracionado e misturar bem. Caso perceba algum sinal de irritação na pele, diminua a quantidade de gotas do óleo, deixando o produto mais diluído. 

Inalação descongestionante com óleo essencial peppermint

Em casos de nariz entupido e catarro preso na garganta, utilize o óleo essencial peppermint em uma inalação descongestionante. Confira outras formas de tirar o pigarro da garganta.

Ferva uma quantidade de água suficiente para encher uma bacia, que você possa usar para sua inalação. Adicione 3 gotas de óleo essencial peppermint à água e, se tiver disponível, coloque 1 gota de óleo essencial de eucalipto. 

Posicione o seu rosto acima da bacia, de modo que consiga inspirar o vapor. Para não perdê-lo para o ambiente, cubra o rosto, envolvendo a abertura da bacia com uma toalha grande.

Importante, tome cuidado com os olhos. Mantenha-os fechados, enquanto estiver fazendo a inalação, pois o vapor do óleo pode irritá-los. Ao terminar a inalação, lave suas pálpebras fechadas, antes de abri-las, para tirar qualquer resíduo do óleo. 

Repelente natural com óleo essencial peppermint

Encha de água uma garrafa com spray e adicione 10 gotas do óleo essencial peppermint. Agite bem e borrife no ambiente. 

Aromatizador de ambiente com óleo essencial peppermint

Coloque 4 a 5 gotas em um aromatizador elétrico ou difusor de óleos essenciais. 

Fontes e referências adicionais

Qual óleo essencial você já utilizou ou utiliza no seu dia a dia? Quais benefícios do óleo essencial peppermint mais chamaram a sua atenção? De que forma você gostaria de utilizá-lo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário