Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta

Especialista da área:
atualizado em 17/11/2021

Quando se pensa em catarro ou pigarro na garganta, a reação pode ser de nojo, devido à sua consistência pegajosa. Mas, o catarro ou muco é uma substância naturalmente produzida pelo corpo, que ajuda o nosso sistema natural de defesa e também contribui para o bom funcionamento do sistema respiratório

  Continua Depois da Publicidade  

A garganta é uma das estruturas que fazem parte do sistema respiratório, juntamente com o nariz, a boca, os seios nasais e os pulmões. Em todas essas estruturas, o muco está presente, o tempo todo. Apesar do catarro fazer parte desse sistema, nem sempre notamos a sua presença, isso porque, em condições normais de saúde, ele é mais líquido e não tão pegajoso.

Agora, a consistência do catarro muda bastante, após mexer em um guarda-roupa repleto de roupas de inverno, que ficou fechado durante meses. O que observamos é que o catarro fica mais espesso e grudento, causando um grande incômodo na garganta. 

Homem com pigarro

O motivo do catarro adquirir essa consistência pegajosa, de pigarro que fica preso na garganta, está diretamente relacionado à sua função, que é justamente grudar partículas de sujeira, vírus, bactérias e tudo que tem potencial de causar alergia. 

Existem maneiras de diminuir e até eliminar esse desconforto, ao tirar o catarro preso na garganta, veja como: 

1. Gargarejo com água e sal

Quando a água salgada entra em contato com a garganta, o sal “puxa” o muco para a superfície, juntamente com as partículas de vírus, bactérias ou poeiras que estão tornando o muco espesso. Ao gargarejar essa água, você elimina o pigarro. 

Outro benefício do gargarejo com água e sal é o alívio da dor de garganta. Se o pigarro está ali por causa de uma gripe, é bem provável que você também tenha dor de garganta e a água com sal ajuda a hidratar a região, diminuindo a dor. 

  Continua Depois da Publicidade  

A água não pode estar com pouquinho sal, deve estar bem salgada e morna, o suficiente para dissolver bem o sal.

A solução de gargarejo deve ser preparada da seguinte forma: 

  • Em um copo, coloque 240 mL de água morna; 
  • Misture 5 colheres de sopa de sal na água;
  • Mexa bem, para que todo o sal fique dissolvido na água;
  • Coloque a água na boca, sem engolir e faça o gargarejo por alguns segundos.

Esse gargarejo pode ser repetido a cada 2 horas, conforme você sentir incômodo. É importante beber bastante água, para que o excesso de sal não resseque a sua garganta. Se você tiver hipertensão, deve-se tomar cuidado para não engolir a água salgada, cada vez que fizer o gargarejo. 

2. Vapor de água

O vapor de água hidrata a mucosa da garganta, o que torna o catarro mais líquido, facilitando a sua eliminação. Existem três formas de usar o vapor de água para tirar o catarro preso na garganta: 

Umidificador 

Você pode usar um umidificador para produzir o vapor de água, deixando-o ligado até que sinta alívio na garganta, que indica que a mucosa foi devidamente umidificada e o catarro pode ser mais facilmente eliminado. 

Para potencializar o efeito, pingue 3 gotas de óleo essencial de eucalipto na água, pois ele tem propriedade expectorante, ou seja, age na eliminação do pigarro. 

  Continua Depois da Publicidade  

Banho quente

Para quem não tem um umidificador em casa, o chuveiro é uma ótima alternativa. Você pode tomar um banho quente e, durante o banho, fazer inspirações profundas, para inalar bastante vapor de água quente. 

O óleo essencial de eucalipto também pode ser usado aqui, basta pingar algumas gotas no chão do banheiro ou na banheira. 

Bacia de água quente

Uma terceira opção é fazer a nebulização com uma bacia de água quente. 

Para isso, basta encher uma bacia com água quente e posicionar o seu rosto acima dela. Para não perder o vapor para o ambiente, use uma toalha grande que consiga cobrir a sua cabeça e todo o entorno da bacia. Faça inspirações profundas do vapor. 

A dica do óleo essencial de eucalipto funciona muito bem nessa estratégia, basta pingar 3 gotas do óleo na água, para se beneficiar de suas propriedades expectorantes. 

3. Bebidas quentes

Bebidas quentes, como os chás, sempre fizeram parte da categoria dos remédios naturais. Além de serem reconfortantes e nos trazerem boas memórias de cuidado de vó, as bebidas quentes ajudam a deixar o catarro mais líquido, facilitando a sua eliminação. 

  Continua Depois da Publicidade  

Veja duas ótimas opções de chás, para tirar o catarro preso na garganta: 

Chá de limão com mel

Chá de limão

O limão muda a estrutura do catarro preso na garganta, de forma que consegue desprendê-lo da mucosa. Já o mel, serve para proteger a garganta, formando uma camada, que alivia a dor e a irritação. 

  • Em um copo, coloque 240 mL de água bem quente;
  • Adicione 2 colheres de sopa de limão, o que dá em torno de 30 mL;
  • Finalize com 1 colher de chá de mel;
  • Misture bem e beba. 

Chá de gengibre com hortelã

O chá de gengibre com hortelã combina as propriedades anti-inflamatória do gengibre com a expectorante da hortelã, resultando numa poderosa bebida capaz de tirar o catarro preso na garganta. 

  • Lave bem a raiz de gengibre e corte-a em pequenos pedaços, ou rale;
  • Enquanto isso, aqueça água em fogo alto até a fervura;
  • Adicione o gengibre e a hortelã;
  • Tampe a caneca e espere 5 minutos;
  • Coe e beba.

Confira outras receitas de chás expectorantes

4. Alimentos apimentados

Nas refeições, tente adicionar ingredientes ou alimentos apimentados, pois são descongestionantes naturais, é só ingeri-los que o nariz começa a escorrer, por onde sai também o catarro preso na garganta. 

Você pode incluir: cúrcuma, gengibre, páprica, wasabi, pimenta caiena, rabanete e canela.

  Continua Depois da Publicidade  

Só tome cuidado se a sua garganta estiver “arranhando”, pois eles podem causar uma sensação de ardência ou dor, e piorar o incômodo. 

5. Vibrar a garganta

Todas as dicas até aqui abordaram formas de deixar o catarro mais líquido através da expectoração, para facilitar a sua eliminação, tirando a sensação incômoda de catarro preso na garganta.

Mas existe uma outra forma de desestruturar o catarro espesso e pegajoso, que é cantarolar fazendo vibrações na garganta. Você pode colocar uma música e fazer vibrações com a garganta, intercalando com pequenos goles de água.

Só tome cuidado para não fazer vibrações com muita força, pois pode machucar a sua garganta. Faça isso somente pelo tempo da música (1 a 2 minutos) e descanse. 

Fontes e referências adicionais

Você já se sentiu incomodado com o catarro preso na garganta? Conhecia algum desses métodos? Já testou algum e deu certo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário