Pueraria Mirifica funciona? Antes e depois e benefícios

Especialista:
atualizado em 29/09/2020

Pueraria mirifica é uma planta natural da Tailândia, mas que também cresce em outras partes do sudeste da Ásia. É uma cultura secular utilizar essa planta na medicina alternativa tailandesa. Mas será que a pueraria mirifica funciona realmente?

Para muitas pessoas, esse nome ainda pode ser novo e você pode estar se perguntando para que serve essa planta medicinal. Abaixo, você irá tirar suas dúvidas e saber o que a ciência diz a respeito.

Para que a pueraria mirifica funciona?

Pueraria mirifica

Durante muitos anos, essa planta foi utilizada para fins medicinais sem base científica. No entanto, muitos pesquisadores procuraram averiguar seus reais benefícios.

Pôde-se observar que a planta possui fitoestrogênios em sua composição. Esses compostos, por sua vez, são substâncias encontradas em algumas plantas e certas oleaginosas que imitam os efeitos dos estrógenos no corpo humano.

A planta possui uma quantidade significativa de fitoestrogênios, e por isso é comum encontrá-la em forma de suplementação. Alguns dos benefícios do consumo da pueraria mirifica são:

1. Ameniza os sintomas da menopausa

Como mencionado, a pueraria mirifica é rica em fitoestrogênio, um hormônio envolvido em muitas funções do corpo humano. Nas mulheres, uma das principais funções desse hormônio é a regulação do humor, do ciclo menstrual e de certas características sexuais.

No entanto, conforme as mulheres envelhecem, a produção desse hormônio diminui. Isso pode desencadear certos sintomas da menopausa.

Como os fitoestrogênios emulam a ação do estrogênio, alguns profissionais podem prescrever a suplementação à base dessa planta para aliviar os referidos sintomas.

Em um estudo publicado no Journal of the Medical Association of Thailand, verificou-se haver melhorias significativas em sintomas como ondas de calor, irritabilidade e secura vaginal após tratamento feito com a pueraria mirifica.

2. Possui função antioxidante

Antioxidantes têm como principal característica combater os efeitos nocivos dos radicais livres.

Em um estudo feito pela Royal Pharmaceutical Society of Great Britain, pôde-se verificar que a pueraria mirifica funciona para promover aumentos significativos nos níveis de antioxidantes. Constatou-se que a planta pode ajudar a diminuir os níveis de estresse, inclusive.

3. Melhora a saúde vaginal

A pueraria mirifica também é comumente utilizada no continente asiático como tratamento tópico para promover a saúde do tecido vaginal e tratar a secura vaginal.

Há evidências científicas que endossam os efeitos positivos da planta na saúde vaginal em mulheres. Um estudo publicado na North American Menopause Society, em 2018, submeteu mulheres em estado pós-menopáusico com desconfortos vaginais ao uso de creme com pueraria.

De acordo com os resultados, o antes e depois foi significativo. As voluntárias reportaram uma melhora considerável nos sintomas de irritação e secura vaginal.

4. Promove a saúde cardiovascular

A pueraria mirifica funciona também para melhorar a saúde do coração. E isso explica-se porque a diminuição dos níveis de estrogênio durante e após a menopausa pode prejudicar a saúde cardiovascular.

O estrogênio está envolvido no metabolismo de gorduras e açúcares no organismo. Quando os níveis desse hormônio são reduzidos, algumas consequências como o aumento do colesterol, aumento da inflamação e ganho de peso podem ser desencadeadas.

Segundo estudo reportado no Journal of the Medical Association of Thailand, a suplementação à base de pueraria mirifica pode promover melhoras significativas em relação à função dos vasos sanguíneos.                

Além disso, a planta também pode melhorar a saúde do coração devido a seus efeitos potenciais nos níveis de colesterol.

5. Ajuda a promover a saúde cerebral

O estrogênio exerce um papel importante na manutenção da saúde cerebral, e mais especificamente do sistema nervoso.

Diversos estudos suportam essa afirmação e sugerem que, por conta de seus compostos estrogênicos, a pueraria mirifica funciona ajudando a proteger dos danos da diminuição dos estrógenos.

Em um estudo publicado pelo International Journal of Phytotherapy and Phytopharmacology, pôde-se constatar que um composto derivado da planta chamado miroestrol provocou uma redução significativa no déficit mental e no estresse oxidativo no tecido cerebral.

6. Auxilia na prevenção a certos tipos de câncer

Por fim, um outro possível benefício bastante animador em relação ao consumo da pueraria mirifica é o seu potencial para retardar o crescimento de células e tumores cancerígenos.

Um estudo divulgado na International Society for Ethnopharmacology reportou que estudos in vitro sugerem que a planta medicinal e seus compostos de fitoestrogênio podem inibir o crescimento de várias linhas celulares de câncer de mama.

Além disso, outro estudo, da Pharmaceutical Society of Great Britain, constatou que a planta possui um efeito inibidor do câncer em camundongos que tomaram suplementação com miroestrol.

Pueraria Mirifica: Antes e depois

À medida em que uma pessoa envelhece, a sua produção hormonal passa a ser menor. Dessa forma, diversos sistemas são afetados, inclusive as funções cerebrais.

O indivíduo pode notar gradualmente as mudanças que sofre, tanto física quanto mentalmente. Para as mulheres, o período em que isso é ainda mais acentuado é durante a menopausa, quando uma queda significativa na produção do hormônio estrogênio ocorre.

Dessa forma, pode-se usar a pueraria mirifica como um tratamento natural para ajudar a atenuar os sintomas ocasionados por essa condição, já que a erva ajudará a aumentar os níveis de estrogênio, além de ajudar a regular o funcionamento de diversas funções no corpo.

Sendo assim, após o uso dessa suplementação, você poderá ter seus hormônios mais equilibrados e seus órgãos poderão funcionar melhor. Além disso, Pueraria Mirifica também é rica em nutrientes e vitaminas, todos benéficos para o seu corpo.

Não à toa, essa erva é considerada milagrosa e utilizada há mais de um século para manutenção da saúde, do bem estar e da juventude na cultura tailandesa. No entanto, vale ressaltar que os resultados variam de pessoa para pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

Embora a planta apresente inúmeros benefícios associados, é preciso estar atento à dosagem e aos possíveis efeitos colaterais que o seu consumo pode desencadear.

Ocorre, no entanto, que a quantidade de estudos acerca da segurança em relação à dosagem do suplemento à base de pueraria mirifica é relativamente pequena. Isso dificulta a identificação de uma dosagem ideal ou a avaliação completa do suplemento quanto a riscos potenciais.

O maior volume das pesquisas levantadas e das revisões bibliográficas sobre estudos que tiveram essa planta como objeto de análise apontam que doses de 25 a 100 mg parecem seguras, sem promover efeitos colaterais.

Até hoje, reportou-se pouquíssimos efeitos colaterais negativos, o que não significa que tomar o suplemento não traga riscos.

Inclusive, a pueraria mirifica é frequentemente comercializada como uma alternativa mais segura às terapias convencionais de reposição hormonal, porque é natural.

Os tratamentos de reposição hormonal mais convencionais, utilizando hormônios sintéticos, possuem fama de poder desencadear efeitos colaterais a longo prazo, como aumento do risco de câncer, coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrame, por exemplo.

Ainda assim, alguns especialistas acreditam que o suplemento da planta pode ter a mesma força estrogênica das terapias hormonais convencionais.

Dessa maneira, a melhor decisão é procurar orientação médica e questionar sobre a possibilidade de utilizar a suplementação à base de pueraria mirifica. O profissional analisará seu quadro e suas especificidades e, então, o melhor tratamento será prescrito.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a pueraria mirifica funciona para algum propósito? Tem vontade de experimentar a suplementação com essa planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário